Use as palavras para chegar ao coração das pessoas

Por Isaias Costa e Thiago Rebouças

cronica-duas-palavras-um-corac3a7c3a3o-mil-sentmineots

Nesses últimos dias eu estive refletindo bastante sobre o poder imenso que as nossas palavras têm, tanto para o bem quanto para o mal. O fato de o nosso país estar passando por uma crise leva muita gente a ter um astral mais pessimista, o que muitas vezes acaba se revelando na forma de falar e se comunicar.

Lendo as mensagens no facebook, encontrei um pequeno texto muito bonito do meu querido amigo Thiago Rebouças que falava sobre esse poder das palavras. Eu penso de forma muito parecida com ele em relação a isso, então fiz questão de compartilhar com vocês…

*****************

“As palavras podem ter um efeito muito maior do que se possa imaginar. Da mesma forma em que elas abençoam, poetizam, e tornam melhor o estado de alguém, do contrário, elas podem ferir, magoar e em dimensões mais profundas, pode destruir por completo a autoestima de uma pessoa.

Saiba que toda palavra que não é precedida de amor, é cortante no coração e geralmente causa a dor mais aguda que existe. Não ache que dizer tudo que vem a sua mente, ou não ficar calado diante das situações, é algum tipo de vantagem. Não é que não possa ser dito, a questão gira em torno de como é dito.

Você (e eu me incluo nisso) precisa aprender a abordar as pessoas, não é gritar, é conversar. Não é julgar, é mostrar como pode ser o certo. É não esquecer que muitas brincadeiras acabam machucando. Utilize o recurso da palavra para aproximar, para atravessar mares e chegar ao coração de alguém.

As pessoas que se amam, se entendem muito melhor, portanto, se o seu coração estiver cheio de raiva e em tempestade, escolha o silêncio. O silêncio tem o poder de filtrar o veneno do que pode ser dito. Não cuspa ou vomite as palavras, tenha zelo e responsabilidade por elas, pois é nessa hora que as balas se transformam em flores.”

 Thiago Rebouças

*****************

Meu desejo é de cada vez mais chegar ao coração das pessoas em tudo o que fizer e em tudo o que escrever. As palavras escritas têm esse poder e por saber disso, vejo o quanto faz sentido essa frase do final do seu texto: “tenha zelo e responsabilidade por elas, pois é nessa hora que as balas se transformam em flores”.

Eu tenho recebido feedbacks muito bonitos dos leitores do blog muito por causa disso, tenho muito cuidado com todas as palavras que escrevo e antes de publicar um texto novo, sempre penso em como as pessoas do outro lado da tela vão recebê-lo, mesmo quando tenho que escrever sobre temas mais pesados, busco escrever de uma forma que não venha a ferir ninguém, isso faz toda a diferença, porque é desta forma que criamos conexão, mesmo com pessoas tão distantes e que nunca me verão ou conversarão diretamente comigo. Percebe como isso é fantástico?

No nosso dia a dia pode ser da mesma forma ou até muito melhor. Antes de abrirmos a boca para falarmos qualquer coisa, precisamos nos questionar se tais palavras vão atingir o coração de alguém, se sabemos que não vão, nessa hora a melhor coisa é a busca do SILÊNCIO.

O silêncio é um dos grandes aliados da sabedoria. Nós só podemos desenvolver a sabedoria se soubermos identificar quando é hora de falar e quando é hora de silenciar, mas não se trata de silenciar como uma omissão, nada disso, é o silenciar para não criar nenhum tipo de divisão.

Esse foi um detalhe muito interessante do texto do Thiago, o silêncio que decorre da omissão é fruto do MEDO e da FUGA. Se você prestar muita atenção, quem silencia quando precisa falar algo que seja importante são as pessoas que, ou tem muito medo no coração, ou não querem se responsabilizar pela situação na qual estão inseridas.

Mais uma vez eu volto ao ponto do CAMINHO DO MEIO. Falar é muito importante, mas falar na hora certa, para a pessoa certa e do jeito certo.

Nós só poderemos agir dessa maneira na maioria das nossas situações se buscarmos essa sabedoria que decorre do processo de AUTOCONHECIMENTO.

Portanto, busque crescer em amor e consciência, que desta forma, garanto a você, as palavras que brotarão do seu interior serão cada vez mais cheias de luz e de verdade. E certamente atingirão o coração de pelo menos uma pessoa. Não tenha dúvidas disso! Experimente e você será prova viva do que estou colocando aqui…

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Use as palavras para chegar ao coração das pessoas

  1. Gostei demais! Muitas flores em forma de palavras em seu texto! Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s