Fulano de tal vai para o inferno…

Por Isaias Costa

Inferno

Esse será um texto mais questionador, cuja reflexão, a meu ver, se faz muito necessária nesse mundo em que vivemos hoje.

Já falei outras vezes nos meus textos que existem muitas pessoas que são vaidosas espirituais, e isso é muito perigoso. As pessoas vaidosas espirituais têm um orgulho e prepotência imensos, pois acham que vão para o céu por serem “engajados” em suas comunidades religiosas. Será que o céu se conquista dessa forma? Eu tenho minhas dúvidas… Escrevi outro texto detalhando bem mais essa questão da vaidade espiritual, vale a pena dar uma lida nele, o link está logo abaixo.

A pior de todas as vaidades

O que me inspirou a escrever esse texto foram as sábias palavras do professor de Filosofia da UFRJ Renato Bittencourt. Leia com bastante atenção!

“‘Portanto, para que a beatitude dos santos lhes satisfaça mais, e por ela deem graças mais rendidas a Deus, se lhes concede que vejam perfeitamente a pena dos ímpios’- Tomás de Aquino.

Esse surpreendente fragmento pode ser interpretado da seguinte maneira: a beatitude cristã, conforme atesta a doutrina teológica, se fundamenta de forma negativa, conforme a constatação do mal-estar espiritual de todos aqueles que não obtiveram a salvação divina. Os cristãos jamais poderiam se sentir felizes no “Céu” se não tivessem a plena certeza de que os seus “inimigos” estavam sofrendo uma justa punição no Inferno, esperança vingativa que nada mais é que um venenoso sentimento anticristão.”

************

Eu fiquei absolutamente encantado com essas palavras. Elas exprimem exatamente a maneira que eu penso e me leva a repetir o que também já falei algumas vezes, pouquíssimas pessoas podem ser, de fato, consideradas cristãs, porque o que foi dito nessa reflexão do Renato é muito clara. Qualquer pessoa que tenha esse tipo de pensamento, não é cristã nem aqui e nem em lugar nenhum na face desse planeta e de todo esse universo. Você percebe como esse sentimento é pequeno e mesquinho?

O que o Tomás de Aquino coloca, seria na linguagem popular algo mais ou menos assim:

“Ha ha! Estou no céu e fulano de tal está no inferno. Bem feito pra ele! Quem mandou ele ter passado a vida inteira sendo um escroto com os outros e comigo…”

Esse tipo de atitude me dá ojeriza, mas pode ter certeza que são muitos os que pensam dessa maneira, mas não você que me lê agora. Se você conseguiu acessar esse texto de alguma maneira, é porque existe pelo menos uma centelha de desejo de crescer em consciência e se tornar um ser humano melhor.

A principal mensagem que quero deixar a você hoje é sobre o verdadeiro ensinamento de Jesus, que tem tudo a ver com essa passagem do professor Renato. Lembra essas palavras dele?

“Não julgueis, para não serdes julgados…”

Esse é o verdadeiro ensinamento cristão. Quem busca ser cristão coloca em prática na vida essas palavras. Elas são fáceis de ser vividas na prática? Garanto a você que não! Mas quem disse que seguir Jesus é fácil? Por que você acha que Jesus falou isso aqui?

“Todo aquele que quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga…”.

Está compreendendo o que Jesus de fato quis nos ensinar? É muito diferente do que muitas pessoas vaidosas tentam distorcer para se colocarem como melhores do que as outras.

Portanto! Antes de você pensar que alguém vai para o inferno e você não, sugiro que você se olhe no espelho e faça um belo exame de consciência. A cada vez que você expressa esse tipo de pensamento, saiba que está julgando, e ao estar julgando você não estará sendo cristão, mas anticristão. Pense com carinho em tudo que eu coloquei aqui, tudo bem?

Paz e luz…

* Sugestão de leitura

Aprendendo a não julgar com Jesus Cristo

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

