Desde as três eu começarei a ser feliz

Por Isaias Costa

raposa-capa

Como eu já falei inúmeras vezes no blog, eu sou apaixonado pela obra “O pequeno príncipe”, sempre aprendo mais e mais coisas com este livro. Esses dias estava relendo trechos dele e um em especial me inspirou muito a escrever. Veja…

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração…” 

O pequeno príncipe

Essa passagem é riquíssima de ensinamentos e se soubermos extraí-los bem, podemos elevar a nova qualidade de vida em todos os campos.

A mensagem principal desta passagem do livro é a seguinte: COMPROMISSO.

Essa fala foi dita pela sábia raposa que o príncipe conheceu no planeta Terra e o contexto no qual ela foi expressa está relacionado aos afetos e ao cativar, que também é bastante enfatizado por ela. Mas, sabendo que esse é um livro repleto de simbolismos, hoje eu sei que a reflexão do Antoine de Saint-Exupéry vai muito mais além, e é sobre isso que quero lhe levar a refletir junto comigo.

Quando nós criamos laços com alguém, é de suma importância cultivar pequenos RITUAIS no dia a dia, porque só assim pode haver um relacionamento feliz e harmonioso. Eu falo isso com sinceridade! O que mais me levou a escrever esse texto é ter a consciência de que ainda estou realmente aprendendo a cultivar esses rituais.

Vou citar o exemplo geral dos relacionamentos amorosos. Você percebe que, quando um rapaz e uma moça acabam de se conhecer, vem aquela paixão sem limites e a vontade de ver a outra pessoa o quanto antes, não é? O que ocorre quando o rapaz convida a moça para sair? Se ele combina no sábado, desde a quinta-feira ela sabe, no mínimo qual a roupa que vai vestir para ficar bem bonita para ele. As mulheres que estiverem lendo esse texto hão de concordar comigo! Ou estou falando alguma bobagem? Rsrsrs

Chegando o sábado, a garota pinta as unhas, dá uns retoques no cabelo, se maqueia, coloca aquele perfume maravilho para ocasiões especiais e espera ansiosamente pelo encontro.

Essa magia incrível nos relacionamentos acontece por isso, porque o amor nos leva a ter esse compromisso.

Agora você imagina se depois de todos esses rituais da garota, o rapaz ligasse para ela faltando cinco minutos pra chegar e dissesse isso aqui:

– Querida! Sinto muito, mas a gente não vai poder se ver, porque me surgiu um imprevisto e tenho que resolvê-lo urgentemente. Desculpe! Mas teremos que marcar outro dia para sairmos…

Imagine qual será a reação dessa garota? Se coloque no lugar dela por um instante! Se você fosse ela, gostaria de ter recebido essa ligação tão hostil? Pois é! O nome disso é COMPROMISSO, e essa é a grande mensagem contida nas palavras do livro. Eu já cometi erros muito parecidos com esse exemplo que acabei de colocar e aprendi o quanto isso incomoda e chateia as mulheres.

Esse livro, e acima de tudo, as minhas experiências de vida, estão me mostrando a importância de ter compromisso real com as pessoas que amamos, pois isso faz parte do cativar.

Nesse livro temos a frase: “Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas…”. o que o Exupéry quis nos transmitir tem a ver com isso. Quando você é importante para alguém, ou seja, quando você tem uma conexão de amor e carinho com ele ou ela, é preciso cultivar esse amor. É uma questão de RESPONSABILIDADE mesmo! É assim que eu interpreto estas suas palavras…

Vou concluir contando uma experiência que tive bem recentemente. Eu sou professor e dou aulas particulares em boa parte do meu tempo. Nesse ano, minha carga de trabalho aumentou bastante por estar sendo mais procurado. Porém, uma aluna que já dou aulas há quase dois anos, não estava com horários bem encaixados na minha agenda.

Eu cometi um erro terrível de ir preenchendo meus horários com aulas na casa de outros alunos e não deixei nenhum horário livre para ela. Num belo dia a sua mãe me ligou e falei que estava com os horários lotados. Ela ficou desesperada e eu fiquei me sentindo muito mal mesmo, porque não priorizei esta aluna e a confiança depositada em mim pela sua mãe.

Esse foi um dia em que realmente me senti aflito e busquei com todas as letras ME ORGANIZAR, para ter tempo livre para os vários alunos que eu ensino. Pedi desculpas à mãe dessa menina e passei a anotar tudo numa agenda, para saber qual hora dar aula para a sua filha e para os outros alunos.

Essa experiência que eu tive foi muito rica, pois agora eu valorizo muito mais cada minuto que estou ao lado das pessoas que eu cativei, até mesmo profissionalmente falando, pois nada neste mundo paga o sentimento de ser amado e valorizado por alguém. Muita gente acaba ficando infeliz porque não valorizou essas coisas que são tão importantes e são invisíveis aos olhos, como diria a raposa desta linda estória…

Perceba a maravilha que é o COMPROMISSO. Ao fazermos isso nós ganhamos amor, carinho, amizade, respeito, atenção, credibilidade, reciprocidade e muitos outros valores humanos que transcendem todas as esferas ligadas à materialidade…

Essa é parte da pérola preciosa ensinada pelo Exupéry neste trecho do livro. Espero que você tenha gostado desta reflexão e busque cada vez mais dar importância ao compromisso com as pessoas que são importantes na sua vida…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s