Bom mesmo é ser um realista esperançoso

Por Isaias Costa

Deus é nosso sol e nós não podemos chegar a ser quem somos, em essência, se Nele não colocamos a direção dos nossos olhos. Pe Fábio de Melo

Outro dia eu li uma das frases mais conhecidas atribuída ao grande Ariano Suassuna, que nos deixou no ano de 2014, juntamente com dois outros gênios da literatura brasileira, o mestre Rubem Alves e o super crítico João Ubaldo.

Essa sua frase diz o seguinte:

“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso…”

Concordo plenamente com o seu pensamento. No passado eu acreditava no otimismo como uma visão meio que de conto de fadas e com as minhas próprias experiências de vida e amadurecimento, fui percebendo que ser otimista demais não é a postura mais sábia, pois o mais natural é que levemos uma bela “rasteira” da vida.

O mundo não é cor de rosas, não tem essas flores e cheirinho de perfume pra todo mundo. NÃO. Nessa hora, falo como o Rocky Balboa:

“O mundo não é um grande arco-íris. É um lugar sujo. É um lugar cruel. Que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre se você deixar.

Você, eu, ninguém, vai bater tão duro como a vida. Mas não se trata de bater duro. Se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente. O quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando.

É assim que se consegue vencer. Agora se você sabe o seu valor então vá atrás do que você merece, mas tem que ter disposição para apanhar. E nada de apontar dedos, dizer que você não consegue por causa dele, ou dela, ou de quem seja. Só covardes fazem isso e você não é covarde. Você é melhor do que isso.

Eu sempre vou amar você acima de tudo. Aconteça o que acontecer. Você é meu filho, é meu sangue. Você é a melhor coisa da minha vida.

Mas se você não acreditar em você mesmo, nunca vai ter uma vida…”

 

O que mais me encantou nessa frase genial do Suassuna, é que ele está falando sobre a sabedoria do CAMINHO DO MEIO. Vou explicar.

Ser otimista é estar no extremo do POSITIVISMO, do cor de rosa, do achar que todas as pessoas são boas e amorosas. O que absolutamente não é verdade!

Ser pessimista é estar no extremo do NEGATIVISMO, de achar que o mundo não presta, que estamos numa barbárie, que não existe esperança, o que obviamente também é uma visão equivocada.

Segundo o Suassuna, os otimistas são tolos, porque não conseguem enxergar coisas que estão embaixo dos seus narizes, e por não enxergarem, acabam muitas vezes não fazendo nada para que mudem a realidade ao redor.

Os pessimistas são uns chatos porque passam o tempo todo RECLAMANDO de tudo.

Os pessimistas são as famosas “pessoas reclamonas”, que dediquei um texto inteiro para falar sobre as suas características. Abaixo compartilho com você esse texto, que foi bastante acessado aqui no blog. Confira…

Pessoas reclamonas

Então ele fala que o bom mesmo é ser um realista esperançoso. Essa é a postura sábia porque os realistas enxergam a realidade tal qual é, sem acrescentar nem retirar nada. São um tanto quanto metódicos.

Perceba que ele não fala em ser apenas realista. Sabe por quê? Por que ser apenas realista não nos leva à AÇÃO, entende?

Os realistas dizem mais ou menos assim: “O Brasil está uma porcaria! É muito falcatrua…”. Depois viram a cabeça no travesseiro e vão dormir. De que adianta saberem que tem muita coisa errada acontecendo e não fazerem absolutamente nada? É perda de tempo concorda?

Mas ele fala que devemos ser realistas esperançosos, ou seja, devemos conhecer bem a realidade e devemos fazer a nossa parte com o bem, sendo bons profissionais e promovendo consciência onde formos e em tudo que estivermos fazendo.

O Suassuna certamente foi um senhor influenciado pelas ideias de outro gênio chamado Paulo Freire. Esse senhor dizia que nós devemos ter esperança do verbo “esperançar” e não do verbo “esperar”. Esperançar é a atitude dos realistas esperançosos, esperança de esperar é a atitude dos que são realistas.

Os pessimistas se enquadram na incrível música do Raulzito, “Ouro de tolo”“Eu é que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar…”.

Os pessimistas não sabem nem porque estão vivos, viver pra eles não passa de um “passar de dias”, no qual se deve fazer praticamente as mesmas coisas, até chegar à velhice e morrer, como bem disse meu amigo baiano logo acima.

Que essa breve reflexão lhe leve a refletir sobre isso e você busque o caminho do meio, busque a sabedoria. Não é o caminho mais fácil, eu sei, mas sem dúvida vale a pena demais segui-lo, pois o resultado é ter uma vida mais feliz e plena.

Conto com você para que nos tornemos realistas esperançosos…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s