O comando só é necessário quando o desejo está ausente

Por Isaias Costa

escreva-1-post-sobre

Lendo as belíssimas palavras do mestre Rubem Alves, me veio uma inspiração para falar sobre a importância do DESEJO. É o desejo que nos move em tudo nesta vida. Sem ele vagaríamos sem um sentido mais profundo para nossa existência.

Leia com bastante atenção a sabedoria deste mestre da Educação e Literatura brasileira:

“Não é preciso ordenar para que as crianças brinquem.

Não é preciso ordenar que o músico toque.

Não é preciso ordenar ao poeta que escreva.

Não é preciso ordenar ao amante que abrace.

O desejo torna o comando desnecessário. O comando só é necessário quando o desejo está ausente.”

Rubem Alves

Essas palavras podem nos levar a grandes reflexões, mas vou me restringir ao desejo relacionado com a nossa ALMA, nossa ESSÊNCIA.

É da nossa natureza querermos brincar quando somos crianças, tocar quando somos músicos, escrever quando somos poetas e abraçar com carinho a pessoa amada.

Não existe nenhuma espécie de ESFORÇO ou OBRIGAÇÃO nisso, entende? A gente faz porque faz, porque é bom, porque nos deixa felizes, porque nos faz brilhar os olhos.

Lendo essas palavras me transportei para o período mais infeliz da minha vida, o tempo da Graduação em Física. Estava fazendo um curso que pensei que me realizaria, mas fui percebendo ao longo dos semestres que estava ficando mais e mais infeliz.

Estando infeliz, praticamente tudo que eu fazia tinha uma energia de obrigação, não eram feitas com prazer. Estudava com medo de tirar nota baixa nas provas e reprovar as disciplinas. Convivia com pessoas que não gostava por achar que não tinha como conviver com pessoas mais afins comigo etc. etc.

Precisei mergulhar fundo no autoconhecimento para por um fim nessa história e mudar de rumo. Fui mudando pouco a pouco até descobrir minha verdadeira vocação. A EDUCAÇÃO.

Hoje, minha vida é completamente diferente. Ensinar é uma diversão, faço isso com toda a alegria e certeza de que estou fazendo algo de bom para mim e para os meus alunos.

Não sinto a menor obrigação em dar aula. Isso é um prazer, meu desejo de ensinar é materializado todos os dias em sala de aula.

É isso o que o Rubem está falando nesse breve texto. Para ele, a grande alegria é ser lido por pessoas que se identificam com seus escritos.

Inclusive ele sempre parafraseava o filósofo Nietzsche dizendo que “suas palavras eram escritas com sangue”, ou seja, eram como se fosse sua carne colocada em palavras para ser comida.

Acho isso magnífico, porque realmente a impressão que dá ao se ler os livros do Rubem é que estamos conversando intimamente, como amigos de séculos.

Ele conseguiu essa comunhão, digamos assim, exatamente porque era movido pelo forte DESEJO de estar presente em cada um dos seus leitores.

E você? Qual é o seu desejo mais profundo? Aquilo que você faz com amor, sem ver o tempo passar? Se firme nesse desejo e a partir dele faça algo grande para muitas pessoas. Imprima marcas de amor nas pessoas, faça com que os outros lembrem de você sempre com carinho e alegria…

Isso é perfeitamente possível, basta acreditar no seu coração e segui-lo sem pestanejar. Ele vai lhe levar exatamente para onde precisa ir e para vivenciar tudo aquilo que precisa.

* Sugestão de leitura

Qual é a minha vocação?

Paz e luz…

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “O comando só é necessário quando o desejo está ausente

  1. Magnificas palavras em todos os textos .

  2. KAIKE BRITTO

    Eu sei que pode não ter muito haver com o assunto, mas falando sobre comando e educação, o que você acha sobre a militarização das escolas publicas em goias??..

    • Claro que esse assunto tem tudo a ver com a mensagem desse texto meu amigo! O que eu penso sobre a militarização das escolas públicas é o mesmo pensamento em relação à humanidade como um todo, e sendo mais específico, ao nosso querido Brasil. Infelizmente, nós vivemos numa sociedade extremamente violenta e repleta de pessoas violentas, e quando falo violenta pode abranger isso para todos os campos da vida viu? (amor próprio, sonhos, família, relacionamentos, saúde do corpo…).
      Por isso que insisto tanto em escrever sobre autoconhecimento aqui no blog, porque as pessoas conseguindo acessar a sua real natureza, elas naturalmente, sem nenhum tipo de esforço, deixarão de ser violentas e se tornarão pacificadas. Estando pacificadas, isso pouco a pouco vai se espalhar para todos os lados e assim a sociedade se tornará pacificada.
      O que acredito ser o maior segredo de tudo é se focar no bem, focar todas as energias no amor, no afeto, no cuidado, na benquerença…
      Desta forma, meu amigo. Não tenha dúvidas! Esteremos sendo a diferença neste mundo, como diria o meu amigo Gandhi!
      Abração!

Deixe uma resposta

