O que é ser “gente fina”?

Por Isaias Costa

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." - Mario Quintana

“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” – Mario Quintana

Esses dias li um pequeno texto muito bacana da escritora gaúcha Martha Medeiros que falava sobre as pessoas “gente fina”. Infelizmente, elas são artigo de luxo nessa nossa sociedade. Então esse nome realmente cai bem, porque esse “fina” tem a ver com “fineza”, com “especialidade”, entende?

Para refletirmos um pouco sobre isso, compartilho suas sábias palavras.

“Gente fina é aquela que é tão especial que a gente nem percebe se é gorda, magra, velha, moça, loira, morena, alta ou baixa. Ela é gente fina, ou seja, está acima de qualquer classificação. Todos a querem por perto.

Tem um astral leve, mas sabe aprofundar as questões, quando necessário. É simpática, mas não bobalhona. É uma pessoa direita, mas não escravizada pelos certos e errados: sabe transgredir sem agredir.

Gente fina é aquela que é generosa, mas não banana. Te ajuda, mas permite que você cresça sozinho. Gente fina diz mais sim do que não, e faz isso naturalmente, não é para agradar.

Gente fina se sente confortável em qualquer ambiente: num boteco de beira de estrada e num castelo no interior da Escócia. Gente fina não julga ninguém – tem opinião, apenas.

“Um novo começo de era, com gente fina, elegante e sincera”. O que mais se pode querer? Gente fina não esnoba, não humilha, não trapaceia, não compete e, como o próprio nome diz, não engrossa.

Não veio ao mundo pra colocar areia no projeto dos outros. Ela não pesa, mesmo sendo gorda, e não é leviana, mesmo sendo magra. Gente fina é que tinha que virar tendência nesse mundo. Porque, colocando na balança, é quem faz a diferença.”

Martha Medeiros

Gostei de tudo o que ela colocou nesse texto, mas em especial o que ela frisa sobre NÃO QUERER AGRADAR A TODOS. Nós precisamos definitivamente aprender que é IMPOSSÍVEL agradar a todos. É muito arrogância pensar que se pode agradar a todos e o resultado de tudo isso obviamente que é a frustração.

A melhor maneira de se tornar uma pessoa “gente fina”, como sempre digo, é buscar incessantemente o AUTOCONHECIMENTO. Quando eu me conheço e sei quais são minhas qualidades e defeitos, fica muito mais fácil ser AUTÊNTICO e assim não se vestir de máscaras e mais máscaras.

Quem é “gente fina” sabe a hora de dizer SIM e a hora de dizer NÃO sem ser grosseiro, sem ser intransigente, sabe? Vive de acordo com a sua própria verdade e não esconde isso de ninguém, ou seja, as pessoas que gostam dela e a querem por perto não é por interesse, mas por amor, e isso faz toda a diferença, é isso que deixa os relacionamentos muito mais frutuosos.

Estou buscando cada vez mais me tornar essa pessoa “gente fina”, que conhece as limitações, mas que está disposto todos os dias a ser alguém melhor e mais amoroso.

O mundo está muito carente de pessoas “gente fina”, já que cada vez mais está crescendo o isolamento e a solidão. Essa conexão tão intensa através da internet tem feito muita gente esquecer as pequenas coisas da vida e os pequenos prazeres que só o convívio olho no olho, no dia a dia, proporciona…

Que essas poucas palavras lhe levem a refletir se você está buscando ser “gente fina” ou está se transformando numa ilha, perdendo esse brilho intenso que existe dentro de você e que precisa de gente para ser aceso…

Pense sobre isso…

* Áudio com uma breve reflexão a partir desse texto [clique aqui]

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “O que é ser “gente fina”?

  1. Meus parabéns ! Sua matéria sobre ser “gente fina ” e maravilhosa e muito bem elaborada! Sem dúvidas seguirei esse caminho da melhora ao mundo ! Um grande abraço ..

  2. Neuza

    Ualllll cada dia entendo mais o que é ser gente fina com você e mais e mais me dá vontade de ser alguém com estas características , parabéns amo os seus textos!!!! Abraço e continue escrevendo sempre!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s