A relação afetiva é a melhor escola

Por Isaias Costa

3949200-de-cerca-de-un-grupo-de-amigos-felices-con-las-manos-en-las-manos

Praticamente todos nós temos um desejo profundo de nos tornarmos pessoas melhores ao longo da vida, e quero hoje lhe levar a refletir junto comigo sobre a imensa importância dos relacionamentos amorosos e afetivos na nossa evolução, para embasar essa reflexão, compartilho algumas palavras do Sri Prem Baba.

“A relação afetiva é a melhor escola. Ela é uma preparação para que você possa se relacionar e amar a Deus. Deus já sabe quem você é e não precisa da sua revelação, mas a pessoa com quem você está se relacionando precisa que você se revele e receba a revelação dela. Para isso é ir além do orgulho e dos medos, é preciso ter coragem para enfrentar verdades pouco agradáveis à respeito do outro e de si mesmo.”

Sri Prem Baba

Concordo plenamente com o que ele diz, realmente a relação afetiva é a nossa melhor escola. Nós viemos a esse mundo para compartilharmos experiências, para nos ajudarmos uns aos outros. O ser humano não nasceu para viver sozinho e isolado dos outros, nasceu para estar em comunidade, em comunhão com todas as criaturas.

As relações afetivas são uma escola porque se trata do maior exercício de AMOR que pode existir, amar o outro.

Jesus Cristo veio ao mundo com uma missão divina de nos ensinar essa grande verdade universal: “Amai ao próximo como a ti mesmo”.

O amor só pode acontecer de verdade quando ele está primeiramente dentro do meu coração e se projeta nos outros. E se trata de um exercício que nunca tem fim. Enquanto estamos vivos, sempre podemos aprender um pouco mais, e quanto mais crescemos nesse amor, mais a alegria e a harmonia surgem na nossa vida e na vida de todos que de nós se aproximam.

O amor é uma dimensão, não é um sentimento, não é paixão, como muitos confundem. O amor é algo que brota de dentro da gente e é sentido pelos outros através da energia. Quanto mais amamos, mais a nossa vibração interior vai se tornando iluminada por essa presença de Deus.

Não foi à toa que Jesus falou: “O reino dos céus está dentro de vós”. O amor nos conecta com esse reino dos céus que já existe dentro de nós e muitas vezes fica obscurecido pelos medos, apegos, raivas, rancores, ignorâncias etc.

Se você quiser acelerar seu processo de evolução, digo isso com convicção, busque se conectar com mais e mais pessoas. O amor que a gente recebe dos outros nos relacionamentos amorosos e afetivos nos ajudam a ter as experiências necessárias para que evoluamos, para que vençamos tudo aquilo que precisa ser vencido.

Até já falei isso em outros textos: “Deus nos fala através das pessoas. SEMPRE”.

Não adianta ficar esperando Deus aparecer como um sinal do céu com uma voz grossa e forte, ou como uma mensagem escrita dentro de uma garrafa. NÃO. Deus está dentro de cada um de nós, nas pessoas, nos animais e em todas as manifestações que existem no universo.

Deus é o que há de mais bonito e misterioso nesta vida. Não sabemos defini-lo, mas sabemos que ele está aqui, e se manifesta através das pessoas.

Portanto. Lembre-se sempre que essa é a melhor escola, nos relacionarmos afetivamente. Os relacionamentos são como catalisadores no nosso processo evolutivo…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s