Pra quem sabe olhar pra trás nenhuma rua é sem saída

Por Isaias Costa

rua-sao-manuel-em-sao-paulo

O Gabriel, o Pensador, tem uma música incrível e repleta de ensinamentos que me levou a refletir profundamente sobre a saída para as nossas dificuldades.

Sempre existe! Toda dificuldade, toda angústia, todo mal estar, tem como ser resolvido.

Enfim, a frase era a seguinte: “Pra quem sabe olhar pra trás nenhuma rua é sem saída”.

Essa é a última frase da música “Tem alguém aí?”, cuja temática principal é o uso de drogas e seus malefícios para a saúde e a felicidade.

Porém, a mensagem dessa música de maneira nenhuma se resume a falar de drogas, ela vem falar de muitas outras coisas se estivermos verdadeiramente atentos à sua letra.

Uma das possíveis interpretações para essa frase genial é sobre o DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA.

O que significa esse “saber olhar pra trás”? Infelizmente, nós vivemos em uma sociedade que prega o tempo todo para olharmos somente o futuro e esqueçamos o passado, o que é algo bastante perigoso, porque entender o passado é fundamental para que avancemos na vida e mergulhemos em mares mais profundos.

Sendo um apaixonado pela mente humana, consigo interpretar essa frase como sendo um mergulho às memórias e dores do passado como uma forma de tomada de consciência de posturas que precisam ser mudadas para que uma nova realidade comece a ser criada.

A maior parte das pessoas não sabe olhar para trás, porque acaba se defrontando com todas as mazelas mal resolvidas do passado, o que acaba gerando processos de resistência e autossabotagem.

Quando no presente sofremos por algum motivo e nos sentimos “perdidos”, sem saber como encontrar uma saída, esta é a grande questão, a grande saída seria recordar o passado e se questionar sobre o que fez com que determinada situação se concretizasse? Por que eu reagi daquela forma perante o sofrimento? Por que me abalei emocionalmente daquela forma? Por que eu me irrito tanto com o(a) fulano(a)? etc etc.

Esse é o magnífico processo de AUTOANÁLISE, no qual nos questionamos sobre nossos caminhos e escolhas. Se soubermos fazer bem essa autoanálise, com consciência e paz no coração, garanto a você que é perfeitamente possível encontrar saídas para as dificuldades.

A grande dificuldade é que nesse ritmo de vida atribulado em que vivemos, está se tornando cada vez mais raro encontrar pessoas que estejam de fato comprometidas com o AUTOCONHECIMENTO, que dediquem parte do seu dia para uma boa leitura, para aperfeiçoamentos, para uma boa convivência entre amigos, para começar um curso voltado para a área humana e social etc.

Sempre existe uma saída para os nossos problemas, e o mais interessante é o que vou lhe falar agora. Quanto mais buscamos o autoconhecimento, mais o nosso mundo e a nossa visão vai se expandindo, de modo que vai se tornando menos doloroso encontrar as saídas.

Saiba que os problemas não vão deixar de existir nunca, eles fazem parte do nosso processo evolutivo, mas à medida que crescemos em consciência, as dores nunca mais são sentidas da mesma maneira, pois a paz passa a crescer e reinar em nossos corações.

Gosto até de comparar com a visão de uma montanha. Sem o autoconhecimento é como se estivéssemos ainda na base da montanha, apenas a poucos metros do nível do mar. Dessa altura, não conseguimos enxergar bem o horizonte nem os arredores, mas à medida que vamos subindo a montanha, nossa visão se expande e enxergamos muito mais longe e com bem mais profundidade.

Mas tem um detalhe, o ar vai ficando rarefeito e vai se tornando mais difícil subir depois de certa altura. Muita gente decide não avançar quando chegam nesse ponto, isso porque acabam confrontando seus maiores traumas, seus maiores medos da infância que não foram trabalhados e se estenderam para a vida adulta.

Nessa hora vemos a grande importância dos processos terapêuticos e psicológicos. Através deles a pessoa é levada pelo terapeuta a mergulhar fundo onde ela sozinha não conseguiria. Uma vez feito esse mergulho, tomado maior consciência dos processos interiores, o benefício gerado é absolutamente recompensador, pois passamos a enxergar de um ponto mais alto da montanha, e uma vez estando lá em cima, nunca mais queremos saber de descer. Essa é uma das belezas do processo terapêutico.

O que você achou? Bem interessante não é mesmo?

Portanto! Saiba que tudo tem uma saída, e quanto mais nos conhecemos e sabemos quais são nossas potencialidades, mais fácil e rápido será encontrar as saídas para as dificuldades da vida…

 

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Pra quem sabe olhar pra trás nenhuma rua é sem saída

  1. KAIQUE BRITTO

    Isaias, hoje eu ouvi essa música é pensei sobre essa frase´isso dá um bom texto´ e você fez um sobre ele, incrível..

    • Nossa! Que bacana Kaique! Isso mostra que estamos em sintonia de pensamentos. Fico feliz com essa sincronicidade.
      Ahh! Fique à vontade para sugerir algum tema para ser escrito ou para dar alguma sugestão também.
      Grande abraço!

  2. Ythalo

    Vou fazer uma tatu com esta frase do GOP.. gostei muito da analise q vc fez! foi nesse sentido q imaginei tb! vlw

  3. Bartolomeu Garcia

    Queridos, boa noite! Existe um texto na Bíblia em que o Mestre Jesus fala sobre olhar para trás”; observem e façam seus comentários!
    — Quem começa a arar a terra e “olha para trás” não serve para o Reino de Deus.
    (Lucas 9:62 NTLH)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s