Por Isaias Costa
Estava lendo a tese de doutorado intitulada “Vivendo a sociedade alternativa: Raul Seixas no panorama da contracultura jovem”, de Luiz Alberto de Lima Boscato e um trecho em especial me levou a refletir sobre o lado visionário do grande Raul Seixas.
Era o trecho de uma entrevista de Joseph Campbell com Bill Moyers que foi transcrita para a obra “O poder do mito”. Nele, o Campbell diz o seguinte:
“Visionários ou heróis são pessoas que se afastaram da sociedade que poderia protegê-los e ingressaram na floresta densa, no mundo do fogo e da experiência original. A experiência original é aquela que ainda não foi interpretada para você; assim, você tem que construir sua vida por você mesmo. Você pode encará-lo, ou não, e não precisa afastar se demais do caminho conhecido para se ver em situações muito difíceis. A coragem de enfrentar julgamentos e trazer todo um novo conjunto de possibilidades para o campo da experiência interpretável, para serem experimentadas por outras pessoas é essa a façanha do herói.”
=> Clique aqui para ler o texto completo