A palavra dita é como uma abelha: tem mel e tem ferrão

Por Isaias Costa

noticias_1429295064

O talmude é o livro sagrado dos judeus e possui sabedorias incríveis que podem ser levadas para todas as pessoas, independente de qual religião siga . Vou fazer uma breve reflexão a partir uma frase riquíssima desse livro.

A palavra dita é como uma abelha: tem mel e tem ferrão

Essa é uma grande verdade, e cada vez mais tenho notado isso na minha própria vida. Eu tenho muito cuidado com o que eu digo, busco ser sincero e transparente em tudo o que eu digo, mas o que acho incrível é que existem pessoas que entendem perfeitamente o que eu digo e existem outras que entendem a mesma mensagem de uma maneira distorcida.

Nesse hora, acabo me lembrando de outra sábia frase também do talmude que diz o seguinte:

Nós não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos.”

Talmude

Esse blog é uma prova viva do que estou falando aqui. Existem textos em que deixo bem claro o que estou querendo dizer, mas tem gente que entende o total oposto do que disse.

Às vezes chego a receber mensagens de gente criticando veementemente algum texto, comentários até agressivos que me recuso a compartilhar abertamente com todos que acessam o blog.

Mas não acho ruim nem fico com raiva, muito pelo contrário, eu lanço um olhar e um pensamento de amor e compaixão para cada pessoa que entende aquilo que eu digo de uma forma equivocada.

Em outras palavras, procuro sempre colocar mel nas minhas palavras, mas infelizmente ou felizmente, não sei bem, são recebidas como ferrões afiados por algumas pessoas.

Como você tem se trabalhado a questão das palavras?

Nessa hora sempre me lembro de Jesus e das sábias e profundas palavras:

A boca fala do que o coração está cheio…

Você enche o seu coração de amor, de afeto, de carinho, de amizade, de bons conhecimentos, de compaixão? Ou enche com sentimentos pequenos como raiva, ódio, vingança, inimizade, inveja, rancor?

Tudo se trata de escolhas! Eu posso escolher o que vou levar para dentro do meu coração. Está em minhas mãos saber o que é de fato IMPORTANTE.

O que significa a palavra importante? Aquilo que eu porto para dentro, que carrego comigo por onde vou!

Eu decidi que o importante para mim é o amor de Deus, o bom convívio com os amigos, com a família, ter momentos de apreciação da natureza, ler bons livros, fazer trabalhos voluntários etc. etc.

Tudo que tenho procurado fazer é para que me encha de amor e do meu coração saiam cada vez mais palavras de amor que toquem as pessoas profundamente.

Sei que existe sim um ferrão dentro de mim, mas se alimentar a minha alma com amor, certamente prevalecerá o mel, e esse mel adoçará muitos outros corações.

Procure você também cultivar o mel das suas palavras, tendo sempre em mente o cuidado para que o ferrão não surja, que esse ferrão fique bem adormecido e quieto.

Pense sobre isso…

 

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A palavra dita é como uma abelha: tem mel e tem ferrão

  1. Luiz

    Sabias reflexões

Deixe uma resposta

