O sofrimento lhe dá uma oportunidade de acordar

Por Isaias Costa

pessoa-sozinha-1024x683

Tenho aprendido muito com a imensa sabedoria do místico oriental Osho. Tudo que ele nos ensina pode ser aproveitado para uma elevação humana e espiritual.

Vou fazer uma breve reflexão sobre o poder terapêutico e transformador que o sofrimento tem na nossa vida.

**********

“Lembre-se, quando você se sente feliz, voltar é difícil; quando se sente infeliz, voltar é fácil. Esse é o sentido do ditado: “Há males que vêm para o bem.” Quando alguém está feliz e tudo está indo bem, quem se preocupa em transformar a si mesmo?

Quando alguém está triste, com um pesar profundo, sentindo-se muito mal, chorando, então essa pessoa gostaria de sair dessa tristeza. O sofrimento também é bom, pois ele dá uma oportunidade de acordar, de sair de seu sono. Não há nada de errado se você puder usá-lo corretamente. Até mesmo venenos podem ser usados como remédios e podem tornar-se bons para a vida.”

***********

As minhas experiências de vida e o que venho aprendendo com elas tem me revelado cada vez mais claramente que o principal fator para saber se você está no caminho certo é a FELICIDADE. Se você está feliz! Ótimo! Siga em frente! Se não está! Se aquiete, faça uma autoanálise, reflita e se pergunte: “Por que estou me sentindo triste? O que desencadeou essa tristeza?”.

Garanto a você que se você estiver com o seu coração pacificado e tranquilo, vai intuir o que não está legal, o que está fluindo no contrafluxo da sua alma!

Tudo aquilo que já me fez sofrer na vida (não foram poucas por sinal…), eu procurei fazer esse exercício: Onde é que eu estou errando? O que eu posso fazer para melhorar nisso ou naquilo e nunca mais torne a se repetir?

Se você for absolutamente sincero com esse exercício, mais cedo ou mais tarde irá concluir que foi você que construiu tudo, a partir das suas ESCOLHAS.

Sim! É muito importante fazermos escolhas bastante ponderadas na vida, porque uma vez escolhidas, SEMPRE temos que pagar o preço por elas.

Meu maior sofrimento na vida até hoje foi saber que minha missão neste planeta não tem nada, absolutamente nada a ver com pesquisas em Física, que foi o caminho que escolhi seguir quando fiz o vestibular. Me formei, depois fiz mestrado em Engenharia Mecânica e pouco a pouco fui descobrindo que minha real missão de vida é com a EDUCAÇÃO, levando consciência para às pessoas através da prática docente e da escrita.

Nós temos uma tendência bem complicada de querer arranjar CULPADOS pelos nossos erros. Como diria o grande Raul Seixas: “É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro”.

Lógico! Culpar os outros sempre é o caminho mais fácil! Faça diferente! Esse texto foi escrito para dar um chacoalhão em você e você possa ACORDAR. Tá na hora! Vamos?

Como é que a gente faz para acordar? Talvez você me pergunte! Pode parecer clichê, mas é um fato. ESCUTE O SEU CORAÇÃO. Ele sempre sabe o que é o melhor para nós, em todos os sentidos da vida.

Perca o medo! Vou lhe dizer uma coisa preciosa, inclusive o mestre Jesus Cristo nos dizia isso o tempo todo: PARA DAR LUGAR AO NOVO, VOCÊ TEM QUE SE DESPRENDER DO VELHO.

Solte! Se liberte de todo o seu passado! Você pode construir uma vida novinha a partir de agora. E o melhor caminho para essa vida nova é seguir o seu coração. Silencie a sua mente e ouça o que o seu coração está tentando te dizer.

Pode ser que você esteja sofrendo muito nesse momento, mas respire fundo! Agradeça a Deus pela oportunidade de estar vivo. Agradeça pelo fato de você ter inteligência, ter acesso à internet e estar podendo ler esse texto. Ele tem em cada palavra pequenos insights que podem gerar mudanças dentro de você. Mas nunca esqueça, são ESCOLHAS.

Está em suas mãos. Você pode escolher desprezar essas palavras, tudo bem. Mas elas foram escritas de coração a partir de alguém que já sofreu pra caramba e tem procurado pegar cada sofrimento como oportunidade de crescimento e evolução pessoal.

Tire da sua mente a ideia de INJUSTIÇA. Não existe injustiça no universo, o que existe é IGNORÂNCIA das pessoas. Se você buscar a sabedoria, vai perceber que tudo vem para o bem, até mesmo o sofrimento! Talvez você tenha errado porque sua consciência atual não permitiu que você fizesse as coisas de um jeito diferente. Jogue essa culpa fora e bola pra frente! Tente de novo por outro caminho, com novas posturas, com uma nova mentalidade. Assim, não tenha dúvidas, a sua vida vai se transformar dia após dia para melhor.

Olhe a vida e as experiências com olhos de amor. Esses olhos de amor podem fazer sua existência se transformar num paraíso. Eu acredito em você!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

