Uma nova visão da palavra gentileza

Por Isaias Costa

gentileza55d5009305661

Eu gosto muito de conhecer as raízes das palavras e de vez em quando gosto também de fazer associações a partir delas!

Outro dia tive um insight bem simples que venho compartilhar com você! Espero que goste!

Trata-se da palavra GENTILEZA.

O significado desta palavra no dicionário diz o seguinte: qualidade ou caráter do gentil/ ação nobre, distinta ou amável.

Essa palavra quer dizer bem isso mesmo. Mas veja só que associação bacana pode ser feita com ela!

GENTILEZA = GENTE + LEZA = GENTE + LEVEZA = Gente que age com leveza

Não é bacana? Para ser gentil de verdade, um pré-requisito é a LEVEZA. Você já viu uma pessoa rude, grotesca, ser gentil? É bem raro de ver! Às vezes até acontece, mas elas não despertam um sentimento de GRATIDÃO nos receptores, sabe?

Eu já conheci diversas pessoas que até são gentis, mas agem de uma forma meio agressiva, e isso faz com que as pessoas que foram ajudadas não respondam com tanta amorosidade!

Então, sabendo disso e observando bem o comportamento e reações das pessoas, eu cada vez mais estou buscando ser gentil e ao mesmo tempo me comportar com amorosidade, pois desta forma, as pessoas que foram ajudadas, até mesmo inconscientemente, agem com GRATIDÃO e começam uma CORRENTE DO BEM.

Elas levam o bem para outras pessoas e esse bem só cresce e cresce! O amor meus amigos! É aqui que está toda a chave de transformações. E o amor, para ser amor mesmo, só pode vir com LEVEZA, por isso esse jogo de palavras ser tão bacana e coerente!

Até já falei uma vez em um texto na fanpage do blog. Quando você age com gentileza, é bem provável que receba como resposta a palavra OBRIGADO, que só existe na língua portuguesa. Veja só! Ela sugere que ao receber uma gentileza, você fica tão feliz que se sente “obrigado” a retribuir!

Portanto! Essa é uma palavra poderosíssima. Ao dizer “obrigado” é como se você dissesse: “Nossa! Isso foi tão bom pra mim que eu preciso passar adiante…”.

Não é bacana? Nessa hora você já está construindo a corrente de bem, que tenderá a crescer cada vez mais e se tornar mais forte!

Aproveito a deixa para sugerir esse filme que não canso de assistir de tão bom que é. Ele é antigo, mas sua mensagem sempre será atual, o filme “A corrente do bem”. Um filme que fala sobre a GENTILEZA do começo ao fim!

Espero que tenha gostado dessa breve reflexão e você busque essa leveza que vem através do AMOR, e que assim essa gentileza acabe gerando mais gentileza! Como diria o profeta das ruas do Rio de Janeiro!

Para continuar refletindo, nada melhor do que a linda música da querida Marisa Monte inspirada nesse sábio profeta falecido em 1996…

 

 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Uma nova visão da palavra gentileza

  1. Natalia

    nunca pare de escrever, você faz um bem danado para muitas pessoas!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s