O poder da palavra “saudável”

Por Isaias Costa

Rainbow woman

Eu gosto muito de aprender as raízes das palavras e nesse texto vou falar sobre uma que amo e soa como música nos meus ouvidos: “saudável”.

O que essa palavra significa? Ela significa: “saúda a vida”. Ou seja, uma pessoa saudável é aquela que saúda a vida em seus amplos aspectos.

É engraçado que sempre que pronunciam essa palavra restringem ao corpo físico. Esse pensamento é extremamente reducionista, sabia? Se você se aprofundar no autoconhecimento, vai acabar encontrando as leituras que falam dos nossos 5 corpos, que são: físico, energético, emocional, mental e espiritual.

Uma pessoa só se torna verdadeiramente saudável quando esses 5 corpos estão em equilíbrio, o que requer bastante autoconhecimento. Quero de antemão deixar bem claro que eu estou bem longe de ser 100% saudável, viu? Eu tenho diversos aspectos no qual preciso melhorar muito ainda…

O corpo físico está ligado à saúde dos órgãos e o bem estar geral das sensações físicas. Uma pessoa saudável fisicamente é aquela que não apresenta nenhum tipo de patologia.

O corpo energético está ligado aos sentimentos mais sutis e quando ele está em desequilíbrio diversas doenças podem surgir, as principais são depressão e síndrome do pânico, mas existem muitas outras.

O corpo emocional é o que está ligado ao maior número de desequilíbrios, porque se as emoções estão desequilibradas, nós passamos a reagir de forma amarga na vida. Só nesse ponto poderia escrever um texto imenso…

O corpo mental está relacionado aos conflitos internos com o nosso EGO, que muitas vezes nos prega peças. É preciso aprender a silenciá-lo, para que não venhamos a fazer escolhas que nos arrependeremos mais lá na frente. De todos os nossos corpos, esse é o mais sutil e vulnerável…

Por fim vem o corpo espiritual, que é bastante complexo em sua totalidade. Ele está ligado à nossa fonte divina do criador. Não vou entrar no mérito da questão devido sua amplitude…

O segredo para ser saudável é exatamente o BEM ESTAR. Se você está feliz, está alegre, está em paz profunda então certamente você está saudável. Esse é o termômetro!

Tenho procurado seguir minha vida desta maneira. Se ela está leve e estou seguindo em paz, em serenidade, com consciência, é nessa direção que eu vou. Se por alguma razão, algo se mostra esquisito ou me leva a ter sensações pesadas, avalio com bastante atenção e cautela, redobro minhas meditações e na quietude consigo perceber claramente o que levou a ocorrer o desequilíbrio ou situação pesada.

Até já escrevi em outro texto que precisamos o tempo todo “ajustar as velas” do barco da nossa vida, pois existem ventos fortes que tentam nos derrubar e nos desviar da nossa rota! Acredite! Será assim até o último dia da sua vida, até seu último suspiro! Portanto! Esteja sempre conectado com o seu coração. Se você ainda não leu esse texto, recomendo! Segue o link abaixo.

Ajuste as velas do seu barco

Vou levar essa palavra para alguns campos da vida e lhe dar algumas dicas, OK?

No campo profissional

Se você está trabalhando feliz e nem pensa em fim de semana, em férias, em atestado médico para justificar faltas, então você está saudável. Agora se trabalha para ter dinheiro para pagar as contas, você precisa urgentemente de uma reprogramação mental e emocional…

No campo financeiro

Se você ganha dinheiro pensando no próprio bem estar, no da família, em ter uma vida confortável e divertida, no qual muitos são beneficiados pelo seu dinheiro, certamente você está saudável. Porém, se você ganha dinheiro pensando em acumular, em ter mais só para si, em conquistar milhões e milhões só para deixar parado na sua conta bancária. Cuidado! O nome disso é ganância!

No campo do lazer

Se você busca o lazer para ter momentos legais, se divertir, curtir um momento diferente, registrar boas memórias. Maravilha! Você está saudável! Mas se você busca o lazer como forma de aliviar o estresse, de sair do ambiente familiar ou profissional por algumas horas ou dias. Preciso dizer! Você está envolvido em mecanismos de fuga inconscientes.

No campo dos relacionamentos amorosos

Se você namora ou é casado com alguém porque é muito bom compartilhar momentos, a vida, as experiências de uma forma honesta, justa e equilibrada, no qual os dois lados são beneficiados e respeitados mutuamente. Perfeito! Esse é um relacionamento saudável! Agora se você namora ou casa porque tem medo de ficar só, porque o outro é o seu “porto seguro”, porque essa pessoa supre as suas carências etc. o fim dessa história pode não ser nada bom…

No campo das amizades

Se seus amigos estão com você pelo grau de afinidade, amor e respeito que tem entre si, então você está saudável. Mas se seus amigos são pessoas que estão por algum tipo de interesse, por inveja da pessoa que você é, por alguma conveniência de grupos, de instituições. Corra! Eles não são seus amigos coisa nenhuma! Deixe suas lamparinas bem acesas

No campo da espiritualidade

Se sua religião ou ausência dela lhe leva cada vez mais ao seu próprio ser mais profundo. Se você se torna cada vez mais amoroso, humilde, sereno, receptivo, servidor. Perfeito! Você está no caminho certo. Mas se sua religião ou qualquer tipo de crença lhe leva a competir, a invejar os outros, a ser desrespeitoso com as opiniões alheias, com quem pensa diferente de você, a ser muito autoritário, dono da verdade… Pense muito bem! O caminho não é por aí…

Enfim. Há muito mais a ser dito sobre esse tema tão amplo que surgiu a partir de uma única palavra, já pensou?

Você quer ser saudável? Preste atenção aos mínimos detalhes da sua vida e nunca se esqueça. O termômetro é o seu BEM ESTAR, é você fluir com leveza na vida.

Se você está leve e em paz, não tenha dúvidas! Você está saudável…

 

 

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “O poder da palavra “saudável”

    • Obrigado Fernanda! Seu blog traz umas receitas muito boas. Eu tô precisando aprender receitas vegetarianas para melhorar ainda mais minha alimentação e teu blog certamente vai me ajudar nisso!
      Grande abraço e ótima semana pra ti também!

  1. Maria

    Olá, excelente seu blog.
    Pelo exposição texto, percebi q necessito de uma reprogramação mental e Emocional, como vc comentou em um dos tópicos.
    Teria como vc oferecer um áudio de reprogramação, para todas as áreas da vida?
    Um beijo,sucesso!

    • Com certeza Maria! Estou iniciando o projeto com os áudios e certamente falarei mais sobre a reprogramação mental e emocional, mas de antemão posso te dizer que tem tudo a ver com o resgate da nossa essência, através desse autoconhecimento, trabalhando os medos, os traumas, os condicionamentos adquiridos e por aí vai!
      Acompanhe os áudios que daqui pra frente vou publicar áudios novos quase todos os dias e estes podem te ajudar bastante a fazer essas mudanças. O link de acesso para todos eles é esse aqui embaixo. Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s