Todos os lugares são iguais no fim de 15 dias

Por Isaias Costa

bibi

Outro dia estava ouvindo o psiquiatra Flavio Gikovate na rádio CBN e ele citou uma passagem referente à obra do filósofo Sartre que me fez refletir bastante sobre um pensamento cada vez mais comum nos dias de hoje aqui no Brasil. A frase diz o seguinte:

“Todos os lugares são iguais no fim de 15 dias”

E o Flavio complementou a ideia dessa linda frase dizendo que é como se ao ir para algum lugar você vai de avião, mas os seus problemas vão de navio.

Eu achei simplesmente genial essa colocação dele. O Brasil está passando por uma crise gigantesca e essa é a atitude de muitas pessoas, FUGA.

Eu já ouvi diversas pessoas dizendo que “vão embora daqui”, “aqui não presta”, “é roubalheira demais”, “não temos uma política justa”…

Sempre que escuto essas frases e suas variações fico me questionando: “O que essas pessoas estão fazendo para ajudar nosso país a ser pelo menos um pouquinho melhor hein?”.

Esse talvez seja o questionamento mais adequado, porque se existe uma coisa que posso afirmar ser verdadeira é isso aqui: VOCÊ NÃO RESOLVE SEUS PROBLEMAS MORANDO EM OUTRO LUGAR, NUNCA!

É uma ilusão extremamente infantil achar que se mudar vai fazer com que os seus problemas sejam resolvidos. Esse é o tipo de colocação que faz uma criança de 5 anos dar risada. Estou escrevendo esse texto para fazer com que você ACORDE! Ainda dá tempo.

Não adianta tentar colocar do lado de fora a razão para algo que não está dando certo do lado de dentro, entende? A maioria das pessoas que pensa em sair do Brasil para morar em outro lugar tem como motivação as questões de políticas públicas. OK! É fato que muitos países têm políticas públicas mais justas que o Brasil, mas essa não é a questão.

A questão é você saber administrar a vida em seus amplos aspectos. Se eu não tenho uma boa capacitação profissional e experiência no mercado de trabalho, será assim em qualquer lugar do planeta.

Se eu tenho dificuldade de me relacionar com as diferenças, com pessoas autoritárias, com chefes mandões, eu vou atrair esse tipo de pessoas em qualquer lugar do planeta.

Se eu não consigo ter harmonia com as pessoas da minha família, eu vou atrair da vida pessoas no mesmo padrão vibracional que eles em qualquer lugar do planeta, para que eu possa aprender a ser mais amoroso, mais paciente, mais tolerante, mais humilde!

Não adianta! Tudo que eu tentar escapar por FUGA ou por MEDO, vai me perseguir até que eu consiga aprender a lição relacionada com determinada coisa.

Enquanto eu não aprender a desenvolver meus dons para crescer profissionalmente, terei dificuldades no trabalho.

Enquanto não aprender a ser mais amoroso, paciente, tolerante, humilde, vou atrair da vida pessoas que vão “me tirar do sério”.

Enquanto não aprender que corrupções e falcatruas existem em qualquer lugar do planeta, não importa se estou em um país de 1º mundo ou de 3º mundo, eu sempre vou me frustrar, porque isso vai acontecer.

Por que em vez de se amargurar com tudo isso você não busca simplesmente ACEITAR que é assim que as coisas são e trabalha a si mesmo?

Não estou de forma alguma incentivando a passividade e o conformismo viu? Muito pelo contrário! Estou incentivando você a olhar para a vida e a existência com um olhar mais próximo da realidade. Você precisa sair desse mundo do País das maravilhas, ele só existe no cinema e no romance no Lewis Carroll OK?

Portanto! Antes de pensar em sair do Brasil porque não aguenta mais tanta corrupção, falcatruas, injustiças etc. seria ótimo olhar como você está conduzindo a sua vida nesse exato momento e saber que pode fazer muita coisa para crescer e melhorar como ser humano!

Eu sei que muitos saem do Brasil porque receberam propostas boas no exterior, ou para estudar na faculdade, ou porque familiares se mudaram etc. mas quero dizer que estou falando apenas para os “insatisfeitos de plantão” viu?

Não sei você, mas eu amo meu Brasil e sei que ele precisa de mim mais do que nunca nesse período de crises! Nunca esqueça: “Todos os lugares são iguais no fim de 15 dias”…

 

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Todos os lugares são iguais no fim de 15 dias

Deixe uma resposta

