Torne-se suave

Por Isaias Costa

12974296_juPqZ

Eu sempre aprendo muito com a sabedoria do místico oriental Osho. Sua forma de ver enxergar o mundo e a vida é muito profunda e nesse texto farei uma breve reflexão sobre a SUAVIDADE a partir das suas palavras…

**************

O suave sempre supera o rígido. O suave é vivo; o rígido é morto. O suave é como uma flor; o rígido é como uma rocha. O rígido parece poderoso, mas é impotente; o suave parece frágil, mas é vivo.

Tudo o que é vivo sempre é frágil, e quanto mais elevada a qualidade da vida, mais frágil ela é. Assim, quanto mais fundo você for, mais suave se tornará, ou quanto mais suave você se tornar, mais fundo irá. O âmago mais profundo é absolutamente suave.

Este é todo o ensinamento de Lao Tzu, o ensinamento de Tao: seja suave, seja como a água e não como a rocha. A água cai sobre a rocha, e ninguém pode imaginar que finalmente a água irá vencer. É impossível acreditar que a água irá vencer. A rocha parece ser tão forte, tão agressiva, e a água parece tão passiva… Como a água irá vencer a rocha? Mas, no momento devido, a rocha simplesmente desaparece. Aos poucos, o suave penetra no rígido.

Assim, deixe que isso seja uma lembrança constante. Sempre que você começar a sentir que está se tornando rígido, imediatamente relaxe e torne-se suave, seja qual for a conseqüência. Mesmo se você for derrotado e momentaneamente perceber que haverá uma perda, deixe que haja a perda, mas torne-se suave – porque, a longo prazo, a suavidade sempre vence.

Osho

***************

É muito interessante essa comparação com a ÁGUA, a água é fluida. Ela simplesmente FLUI por onde estiver, CONTORNA os obstáculos!

Nós, por conta de uma série de condicionamentos, medos, inseguranças etc. nos distanciamos da nossa verdadeira natureza, que é amorosa, pacífica e suave.

Nosso corpo é constituído em torno de 70% de água, mas mesmo sabendo disso, muita gente insiste em viver de forma rígida e apegada às coisas materiais.

O Osho sempre dizia em suas conferências que “o desapego é a essência do caminho”, e concordo plenamente com ele. Quem aprende a fluir com a vida, pensando único e exclusivamente no aqui e agora, no momento presente, vive com mais intensidade e não tem medo do futuro, não fica ansioso para que tudo se resolva o mais rápido possível, e também não fica remoendo o passado, voltando na memória as dificuldades e sofrimentos vividos.

É muito interessante sua visão, porque bate de frente com o que nossa sociedade doente nos ensinou. Esse é o caminho para se tornar MADURO. Quanto mais suave, sereno e pacificado você for, mais maduro você é. Porém, nós aprendemos que ser maduro é ter uma cara “carrancuda”, é ser sério, é não dar espaço para as “brincadeiras” na vida. Já pensou? Não é à toa que tanta gente está tão infeliz!

Pois eu vou com o Osho! Os mais maduros são os INOCENTES, os que enxergam a vida com olhos de criancinha pequena com desejo de desbravar o mundo!

Por conta de tantos valores distorcidos que nos foram ensinados como o CONSUMISMO e a COMPETIÇÃO, por exemplo! Estamos nos transformando em robôs sem alma, sem encanto, sem doçura e meiguice. Está passando da hora de resgatarmos a nossa essência divina, concorda comigo?

Enfim, amigos. Essa breve reflexão é apenas uma forma de lhe incentivar a ser mais parecido com a água e lhe lembrar que você também é água, então FLUA com a vida. Resgate essa inocência que você deixou perdida em algum lugar!

Para que você continue refletindo um pouco sobre esse tema incrível, compartilho um pequeno áudio que eu gravei falando um pouco sobre a MATURIDADE a partir da visão incrível do Osho! Ouça e aplique esses ensinamentos na sua vida. Assim você vai tornar a sua vida cada vez mais suave!

Paz e luz…

A maturidade segundo Osho

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Torne-se suave

  1. Que delícia me identificar com as emoções do outro ♥

  2. li só dois textos do blog até agora e confesso que estou bem emocionada :’) … grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s