Desperte a criança no seu adulto

Por Isaias Costa

importancia-dos-pais

O estudo da Psicologia e da Psicanálise são ferramentas incríveis para que nós possamos educar os nossos filhos ou os professores eduquem seus alunos com muito mais sabedoria e discernimento.

Em uma aula no curso que estou fazendo nesse momento, um dos professores disse uma frase que me fez refletir bastante e compartilho com vocês para uma breve reflexão. Diz o seguinte:

“Para você despertar o adulto na sua criança, você tem que despertar a criança no seu adulto.”

Darlan Lima

Frase pequena, mas de mensagem forte e inspiradora!

É muito interessante a sua mensagem porque os adultos e as crianças vivem em universos absolutamente diferentes, mas que precisam se encontrar e ter harmonia.

A criança enxerga o mundo mais a partir do SENTIMENTO. Ela ainda não tem o EGO desenvolvido e forte. Daí a sua inocência. A malícia dos adultos está justamente porque eles são mais dominados pelo ego.

O adulto enxerga o mundo mais a partir do PENSAMENTO, pois o seu lado ID (instintual) foi controlado pelo EGO e pelo SUPEREGO, que vão se solidificando à medida que envelhecemos.

Basicamente é assim que acontece, a criança é mais instintiva, ela está conhecendo o mundo e ainda está aprendendo a ter suas primeiras impressões na vida. Porém, o adulto já passou por uma série de experiências e aprendeu a distinguir muita coisa, o bom do ruim, o certo do errado, o melhor do pior e por aí vai.

Na linguagem psicanalítica, essa distinção tem a ver com nossas LEIS, e essas leis é o nosso SUPEREGO, que é extremamente frágil nas crianças, entende?

Portanto! Com essa breve teorização, agora você está entendendo melhor essa frase inicial não é mesmo?

A criança aprende através do EXEMPLO dos pais muito mais do que com suas palavras. Nunca esqueça, elas funcionam a partir do sentimento e não dos pensamentos, porque o ego delas tem dificuldade de processar as informações como nós adultos!

Então, não são elas que tem que ser diferentes, somos nós que precisamos ENTRAR NO UNIVERSO DELAS.

Nós precisamos aprender a ser mais guiados pelo sentimento, aprender a equilibrar mais a razão com a emoção.

Você entende agora por que as crianças pequenas são tão apegadas à mãe, de um modo geral? Porque as mulheres normalmente são mais sentimentais do que os homens.

E você percebe o quanto as crianças começam a se identificar mais com o pai quando vão adentrando na adolescência? Por quê? Porque nesse período os adolescentes estão desenvolvendo o lado mais racional, predominante nos homens.

O que existe é a chamada PROJEÇÃO DE PERSONALIDADE. Que pela Psicologia, de 0 a 7 anos, a criança absorve mais o que aprende da mãe, e de 7 a 14 anos absorve mais o que aprende do pai.

Por isso que é tão importante ter uma figura masculina na educação. Muitos distúrbios, transtornos, medos, fobias etc. surgem porque a criança não teve a figura do pai muito presente, e ele é fundamental para que ela possa crescer e se tornar de fato adulta.

Interessante essas teorias, não é mesmo? Mas eu espero que você não leia esse texto apenas para adquirir conhecimentos técnicos. Eu desejo que você de fato busque despertar a sua criança interna. Como Isaias? Oras! Autoconhecimento! Quanto mais você se conhece, mais essa criança interna irá desabrochar.

Se você está lendo esse texto mostra que você busca esse autoconhecimento. Continue se aprimorando, que você e todos os seus filhos vão agradecer por isso! Ah, e a sociedade também, por tabela, afinal, você vai se tornar alguém melhor com o autoconhecimento, logo a sociedade vai melhorar com a sua melhora!

E para continuar refletindo sobre esse tema incrível, sugiro que você assista ao lindo documentário “O começo da vida”, que fala sobre a beleza de ser pai e mãe e saber do papel fundamental na construção do caráter e da personalidade dos pequenos.

451869

É um filme emocionante que mostra a realidade do Brasil e de vários outros países. Aprendi muito com ele e acredito que você também vai aprender muito ao assisti-lo…

“Para você despertar o adulto na sua criança, você tem que despertar a criança no seu adulto.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s