O poder da palavra respeito

Por Isaias Costa

be-the-change

Outro dia estava refletindo sobre a belíssima palavra RESPEITO a partir de uma conversa em uma aula que estava assistindo e resolvi compartilhar parte da reflexão aqui no blog.

Quando nós quebramos essa palavra ela fica assim:

RES + PEITO => res(pirar) o ar que passa no peito

Da mesma forma, o contrário de respeito é desrespeito:

DES + RES+ PEITO => não res(pirar) o ar que passa no peito

Percebe como é lindo? Em outras palavras, elas querem dizer que se eu respeito alguém, eu ABSORVO algo que ela tenha a me transmitir, e se eu desrespeito alguém, quero simplesmente ver essa pessoa bem longe de mim.

Porém, o mais interessante é o que vou dizer agora, é uma experiência de vida e que cada vez mais estou procurando colocar em prática.

Se você procura respeitar a TODOS, mesmo que a outra pessoa não seja digna de respeito, quem mais sai ganhando é você mesmo, porque a outra pessoa será para você uma professora de virtudes difíceis de serem aprimoradas como a compaixão, a paciência, a doçura, o silêncio e por aí vai.

Não é incrível? Adoro as palavras da querida monja budista Jetsumna Tenzin Palmo. Ela sempre diz nas suas palestras que, se não fossem as pessoas arrogantes, prepotentes, agressivas, preconceituosas etc. como ela poderia saber se as suas práticas e meditações estão realmente fazendo algum efeito real na vida?

Eu penso da mesma maneira e estou com esse texto mostrando para você uma das verdades universais que muita gente não consegue aceitar por conta de uma palavrinha chamada ORGULHO.

TODOS NÓS SOMOS MESTRES E DISCÍPULOS, ALUNOS E PROFESSORES

Aquela pessoa que você se pergunta: “Por que ela veio parar na minha vida?”.  SIM! Ela veio lhe ensinar a ser alguém melhor, só resta você ter humildade suficiente para aprender com ela.

A vida me coloca todos os dias diante de milhares e milhares de professores. Minha profissão é a de professor, mas afirmo com todas as letras que sou muito mais um aluno do que um professor, porque me coloco aberto para sempre aprender mais e adquirir novos conhecimentos.

O nosso mundo está como está porque as pessoas estão cada vez mais fechadas em si mesmas, entende? E esse fechar-se em si mesmo não faz com que se criem vínculos sinceros de amizade, de amor, de união, de concórdia.

Perceba! “desrespeito” => Não quero saber de você! Você me faz mal! Não consigo respirar o ar que passa no meu peito…

Está vendo o tamanho da INTRANSIGÊNCIA, da INTOLERÂNCIA!

O respeito pode ajudar até mesmo na nossa saúde sabia? Quanto mais respeito você tem, mais as suas vias aéreas funcionarão bem e doenças relacionadas ao sistema respiratório vão embora.

Estou gravando uma série de áudios sobre a Metafísica da Saúde e convido você a conhecer as doenças que são curadas ao você se tornar mais respeitoso, principalmente com quem pensa e sente as coisas diferente de você! Confira!

Metafísica da asma

Metafísica da Rinite e Sinusite

Metafísica da Gripe

Metafísica dos nódulos na tireóide

O respeito não é apenas uma palavra para falar sobre a ÉTICA, os direitos humanos, o convívio social, a evolução pessoal, mas também para a saúde do corpo. Está vendo como ela é muito mais bonita do que você pensava?

Enfim! Espero que tenha gostado dessa breve reflexão e que a partir de hoje você aprenda cada vez mais a extrair a beleza do ar que passa no seu peito ao conviver com as pessoas das mais diferentes naturezas e temperamentos possíveis!

Paz e luz…

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “O poder da palavra respeito

  1. Jos Roberto Mendes da Rocha

    Obter o Outlook para Android

Deixe um comentário

