Um dos segredos do sucesso profissional

Por Isaias Costa

img (1)

Outro dia estava conversando com o meu irmão e a nossa conversa acabou me inspirando a escrever esse texto que você lê agora.

Estávamos falando sobre a satisfação com o trabalho e a importância de realizarmos bem nossas tarefas.

Vou falar pra você de uma forma bem objetiva o que talvez seja um dos maiores segredos para ser bem sucedido no trabalho.

APRENDA A SE TORNAR NECESSÁRIO

Essa palavra tem um poder muito grande, NECESSIDADE. Quando você se torna tão bom no que faz ao ponto de se tornar necessário para o local onde trabalha, isso prova de forma incontestável que você desempenha primorosamente o que faz.

Necessidade é praticamente sinônimo de RELEVANTE. Aquilo que você faz é feito com capricho, cuidado e amor.

Vou citar os exemplos do meu irmão e meu para que você entenda bem. Ele trabalha como técnico em manutenção de máquinas, porém, ele não faz simplesmente os consertos, ele se relaciona muito bem com todos os seus clientes, tem uma transparência com eles que deixa em todos a sua marca registrada e transmite uma confiança que eu raramente consigo ver nos profissionais da minha cidade.

Eu tenho orgulho do meu irmão, ele sem dúvida é um profissional diferenciado no seu ramo. Quando alguém em diversas empresas de Fortaleza está com máquinas defeituosas, um dos primeiros nomes que aparece como referência é o dele. Porém, isso não caiu do céu, isso acontece porque ele AMA o seu trabalho e o realiza com capricho, assim ele cria esse magnetismo que o leva a ter cada vez mais sucesso.

Comigo eu posso dizer o mesmo em relação ao Ensino. Com o exercício do Magistério estou me tornando cada vez mais um profissional diferenciado e relevante, até mesmo porque ensino disciplinas que são consideradas “bichos papões” (Matemática e Física).

Da mesma forma que meu irmão, eu aprendi a me tornar alguém necessário onde ensino porque não apenas ensino os conteúdos, mas sou um grande motivador, junto com as aulas sempre levo reflexões sobre a vida para os alunos, mostro pra eles que eles têm um potencial muito maior do que imaginam e sempre me coloco à disposição para ajudá-los no que for preciso. Sempre termino os semestres com os alunos se tornando meus amigos! E nada paga esse sentimento!

Com esses dois exemplo é provável que você tenha percebido que algo fundamental é SE COMUNICAR BEM e ser muito RESPEITOSO com os outros. Tratar cada um que se aproxima de você com total singularidade, fazendo com que em cada minuto ao lado dessa pessoa ela se sinta contemplada e atendida em suas necessidades.

Muitas pessoas não se tornam necessárias nos seus locais de trabalho porque fazem apenas o que é de mera OBRIGAÇÃO, entende? E jamais alguém se torna o melhor no que faz com esse comportamento.

É preciso ir mais além, e sabe o que faz você ir mais além? O AMOR. Sim! Quanto mais você ama o seu trabalho, mais essa atitude caprichosa se torna algo natural.

É importante destacar isso. Você só se tornará alguém necessário no seu trabalho se o fizer com NATURALIDADE, sem nenhum tipo de fingimento ou máscara. É isso que pode fazer com que as pessoas olhem para você e confiem no seu trabalho, porque suas atitudes já mostram isso.

Para concluir. Preciso lhe apontar duas posturas fundamentais para você gerar esse magnetismo positivo.

AUTOCONFIANÇA e SERENIDADE

Autoconfiança => confiar em si mesmo

Serenidade => se comportar a partir do seu SER

Percebe que não há nada vindo DE FORA? É algo que vem DE DENTRO. Você só aprende a ser autoconfiante e ter serenidade através do AUTOCONHECIMENTO.

Descubra suas maiores potencialidade e as desenvolva. Dessa forma pouco a pouco você vai adquirir essas posturas fundamentais que lhe levarão a se tornar necessário no seu trabalho.

Nada supera você mostrar um bom trabalho sem arrogância, sem gritaria, sem querer se sobressair a ninguém, simplesmente reconhecendo o seu valor e desempenhando o que faz da melhor forma possível.

Acredite! Esse é sem dúvida um dos maiores segredos para o sucesso profissional.

Paz e luz.

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Um dos segredos do sucesso profissional

  1. Eugenio Costa

    Excelente Isaias!
    Posso dizer o mesmo.
    Tenho extremo orgulho de você.
    Seus texto estão ótimos.
    Sucesso Irmão .
    Paz e Luz…

Deixe uma resposta

