A confusão pode ser uma benção

Por Isaias Costa

awebic-criativos-8

Existe uma palavra da língua portuguesa que não é vista com bons olhos, exatamente porque queremos ter sempre o controle sobre a nossa mente e nossas atitudes. Trata-se da palavra confusão.

Lendo as sábias palavras do místico oriental Osho refleti bastante sobre ela. Compartilho algumas para ajudar nas ideias…

******************

Confusão é uma grande oportunidade. Ela simplesmente diz que através da mente não há nenhum caminho. Se você está realmente confuso, você é abençoado. Agora algo é possível, algo imensamente valioso; você está no limite. Se você estiver totalmente confuso, isso significa que a mente fracassou; agora a mente não pode mais suprir qualquer certeza para você.

Osho

******************

Quando pensei nesta palavra LIMITE, tive um insight bem interessante que compartilho com você agora. Se eu quebrar essa palavra, o que tenho? Veja só!

CON + FUSÃO = junto da fusão (transformação de sólido em líquido)

Ou seja, se eu estou confuso, é porque estou exatamente no meu limite para me TRANSFORMAR de um pedra bruta e inflexível em um líquido suave e moldável. Não é incrível?

Desse ponto de vista, de fato a confusão se torna uma benção, uma oportunidade de crescimento em consciência.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas se deixam dominar pela mente e pelo lado mais racional, deixando de lado o mais importante, o nosso grande guia, o CORAÇÃO.

Pode parecer clichê, mas é o coração que nos indica que caminho seguir, de quais pessoas se aproximar, o que estudar, que palavra dizer e por aí vai, mas nós somos teimosos, e só vamos começar a ouvir o coração depois de já ter quebrado a cara total e se rendido através dos fracassos e perdas.

Inclusive eu até gravei um áudio bem bacana tempos atrás falando sobre não se desesperar quando nos perdermos na nossa caminhada, inspirado na linda música “Faz parte”, dos Engenheiros do Hawaii. Acredite! Como diria o Gessinger nessa música:

“Perder o rumo é bom se perdido a gente encontra um sentido escondido em algum lugar”.

Áudio: Perder o rumo é bom

Se você estiver confuso nesse momento ou se não estiver, mas sabe que a qualquer momento pode ficar. Quero deixar aqui uma ótima recomendação.

Respire profundamente e aprenda a meditar!

O Osho sempre ensinava as pessoas que a meditação é o caminho mais rápido para encontrarmos a nossa essência e para dissiparmos as nossas sombras.

A confusão vem desse comportamento de rocha, de pedra bruta que precisa se aquecer até chegar ao ponto de fusão para se tornar líquido e como um líquido se moldar às novas configurações da vida.

Quem é líquido como a água simplesmente ACEITA que existem obstáculos e não briga com eles, apenas os contorna. Você já observou as águas que caem de uma corredeira? O que elas fazem quando se deparam com uma pedra? Simplesmente contornam essa pedra, não brigam com ela!

O Osho com suas sábias palavras está nos ensinando a serenizar a mente para chegar rapidamente a esse ponto de fusão e transformar a CONFUSÃO em meditação, em serenidade, em paz de espírito.

Esse é meu desejo pra você! Aprenda que a confusão pode ser SIM uma benção, desde que você aprenda a transformá-la em sabedoria de vida e em transformação.

Para continuar refletindo sobre isso, compartilho também outro texto do blog que traz uma interessante reflexão sobre os pensamentos confusos. Vale a pena conferir…

Texto: Pensamentos confusos

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s