Nunca confunda franqueza com sinceridade

Por Isaias Costa

485122882.690x460

Lembro que tempos atrás estava ouvindo o professor e filósofo Mario Sergio Cortella na rádio CBN e ele falava sobre a diferença crucial que existe entre você ser franco e ser sincero. Muita gente confunde as duas posturas, mas elas são absolutamente diferentes e vou fazer uma breve reflexão inspirado no que ele disse. Não tenho o link para compartilhar porque não o encontrei.

Basicamente a diferença entre FRANQUEZA e SINCERIDADE está na forma como você fala. Ser franco é você falar tudo o que tem para falar, mesmo que seja a mais absoluta verdade, mas você muitas vezes não faz um bom filtro dessas palavras para não magoar as pessoas.

Ser sincero é você falar o que tem para falar, mas sendo cauteloso como as palavras, sendo comedido e observando com atenção quem vai ouvir essa mensagem.

Em outras palavras, ser sincero é muito superior a ser franco.

Eu gosto muito de conhecer as raízes das palavras e acho linda a raiz da palavra SINCERIDADE, que significa “sem cera”, ou seja, a cera é uma forma de esconder ou disfarçar algo que se queira mostrar para os outros. Então uma pessoa sincera é alguém que não veste uma máscara feita de cera! Não é interessante?

Vou dar um exemplo bobo para que você entenda como é bem melhor ser sincero do que franco.

Você tem um amigo ou amiga e não vê há um bom tempo e percebe que essa pessoa engordou. Conversando com essa pessoa, ela diz que está se achando gordo(a). Uma pessoa franca vai dizer assim: “Realmente! Parece que você está comendo amarrado(a)”, que é isso meu Deus!”. Uma pessoa sincera vai dizer assim: “Talvez você tenha engordado porque estava passando por um momento de muita ansiedade, mas basta balancear mais a alimentação e aumentar as atividades física que logo você vai perder uns quilos. Eu gosto de correr uns dias na semana, por que não vem comigo?”.

Então? Percebe a diferença? As duas pessoas confirmaram que o amigo ou amiga estava mais gordo(a), mas um foi franco e acabou sendo desrespeitoso e outro foi sincero e polido com as palavras e a forma de dizer.

Eu tenho exercitado o tempo todo essa linguagem mais polida porque sei que cada vez mais as pessoas estão cheias de feridas emocionais, estão sofrendo, estão traumatizadas, e nessa hora, ser franco muitas vezes só faz piorar as coisas.

Eu já fui muito franco e tive que levar umas “lapadas” da vida para aprender, como se diz popularmente!

Sabe quem são as pessoas que normalmente são mais francas? As pessoas IMPULSIVAS, elas falam sem pensar muito sobre o que vão dizer, sem ponderar as palavras, e acabam muitas vezes falando demais ou falando o que não deviam.

Se você é uma pessoa impulsiva, como sempre recomendo por aqui. Procure serenizar mais, procure silenciar mais os seus pensamentos através de alguma meditação. Garanto que vai lhe fazer muito bem…

* Sugestão de leitura => A impulsividade surge nas mentes reativas

Portanto! De agora em diante, procure ser mais sincero e menos franco. A franqueza é sim uma qualidade, desde que esteja acompanhada de muita ética e bom senso!

13754612_1032861460094214_1915756781236698981_n

 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Nunca confunda franqueza com sinceridade

  1. Francimar Ferreira Mota

    Gostei muito, é surpreendente como escolher as palavras faz a diferença. Algumas mentiras até afagam nosso ego, mas a sinceridade é muito melhor.
    Mas nem todas as verdades devem ser ditas.

    • Exatamente Francimar! Pois existem verdades que se são ditas se tornam extremamente invasivas e interferem diretamente no estado emocional de quem ouve essas verdades. É preciso desenvolvermos a sensibilidade para nos expressarmos da melhor forma possível sem ferir as outras pessoas! Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s