O velho, o menino e o burro

Por Isaias Costa

o-velho-o-menino-e-o-burro-matraca-10-10-11

Outro dia eu li uma estorinha muito interessante e engraçada que me fez refletir bastante sobre a questão de QUERER AGRADAR A TODOS e APRENDER A LIDAR COM AS CRÍTICAS. Segue a estorinha abaixo:

**************

Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.

 Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; ” Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal !”.

 Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram…

 Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; “Que absurdo ! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal.” 

Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.

 Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram; “Que menino preguiçoso ! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha !”

 Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.

Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; ” São mesmo uns idiotas ! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte !”

 O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.

 Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas !!!

 Além de divertida, esta fábula mostra que não podemos dedicar atenção irracional para as críticas, pois estas acontecerão sempre, independente da maneira em que procurarmos agir.

Link: o velho, o menino e o burro

**************

É sinal de maturidade aprender que ninguém em hipótese alguma conseguirá agradar a todos. É como diz a conhecida frase: “Nem Jesus Cristo agradou a todos…”. Já pensou? Um homem iluminado que só exalava amor por todos os seus poros não conseguia agradar a todos, quanto mais nós, seres tão imperfeitos e errantes…

Essa estorinha é muito significativa, porque por mais que você se esforce para ser bom, para ser justo, para ser honesto, sempre aparecerá alguém que vai lhe criticar. SEMPRE

O que fazer então Isaias? Pode parecer clichê o que vou dizer e admito que é mesmo! hehehe. Mas quem sabe com a repetição você compreenda mais facilmente não é?

Sempre siga aquilo que o seu coração disser.

Eu sempre repito isso nos meus textos porque sei que esse é o caminho. Pense comigo! Todos nós estamos num processo contínuo e ininterrupto de aprendizado e evolução. Se eu sigo o meu coração, mesmo que em algum momento eu erre (e certamente isso acontece e acontecerá muitas vezes…), eu tomarei esse erro como um APRENDIZADO, e dessa forma estarei ampliando o meu repertório de vida.

Gosto de dizer isso, grave bem essas palavras: um erro cometido através de uma atitude que veio do coração não é um erro grave, pois nos traz uma conscientização. Mas algum erro cometido apenas pela mente racional ou mesmo conscientemente, esse sim pode ser um erro grave, pois não eleva a nossa consciência.

Portanto, que esse inspiradora estória e essa breve reflexão lhe ajude a aprender que ninguém agrada todo mundo e que as críticas são uma constante na nossa vida e sempre seremos criticados por alguém, não importa o quão bons sejamos ou quão bem desempenhemos o nosso trabalho.

Para mais aprofundamentos nesse tema tão fascinante, compartilho dois importantes textos do blog, um que fala sobre o agradar a todos e outro que fala sobre aprender a lidar com as críticas, além de um áudio sobre o mesmo tema. Seguem os links abaixo. Paz e luz…

O risco de querer agradar a todos

Como aprender a lidar com as críticas?

Áudio: “Aprendendo a lidar com as críticas

 

 

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s