Cuidado com a postura eufórica

Por Isaias Costa

alx_turismo-classificacao-sites-de-viagens-comentarios-20150113-07_original

Estava refletindo sobre um tema que até este momento ainda não havia escrito aqui no blog, a EUFORIA, e tive um insight simples, mas profundo, que venho compartilhar com você.

Se eu quebrar essa palavra em duas o que eu tenho?

EUFORIA = EU + FORIA = Meu eu está fora de mim

Não é interessante? A vida tem me ensinado isso muito mais do que os estudos e os conhecimentos adquiridos. Sempre que temos uma postura eufórica seja em que setor da vida for, tendemos a fazer com que as coisas deem errado e se encerrem.

Quando estamos na euforia o nosso eu superior fica desconectado do nosso coração, e acabamos mesmo fazendo um monte de besteiras!

Em outras palavras, a euforia é um DESCENTRAMENTO. E quando você fica nesse estado é preciso buscar o antídoto, que logicamente é o CENTRAMENTO.

E como fazer isso Isaias? Vou repetir mais uma vez. Eu não conheço forma mais eficaz e eficiente de nos centrarmos do que a MEDITAÇÃO. Faça uma respiração profunda e se acalme.

Veja só o sentido dessa palavra!

CALMA = COM ALMA

E outra ligada a ela!

SERENIDADE = viver de acordo com o ser, com o eu superior

Se você está fora do seu centro pode ter uma postura eufórica, que revela desequilíbrio, e no seu centro tem uma postura serena, que é a postura ideal e revela que você é uma pessoa equilibrada nas emoções.

A euforia é uma postura muito presente nas pessoas que tem o TRANSTORNO BIPOLAR, muito estudado e aprofundado pela psiquiatria. Quem tem esse transtorno sofre daquele ditado que todos nós conhecemos: “Quando não é 8 é 80…”.

Elas ora estão em um pico de euforia, e tudo parece estar às mil maravilhas, lindo e perfeito. Mas depois vem um pico de depressão no qual a pessoa não quer nem sair da cama.

Por que isso acontece? Porque há um enorme GASTO DE ENERGIA por estar fora do eixo, fora do equilíbrio.

Quando estamos no nosso eixo, centrados em si, todas as nossas atitudes são mais comedidas, desta forma não há um gasto excessivo de energia e consequentemente, não há desgastes pessoais ou nas relações com as outras pessoas.

Parte da minha inspiração para escrever esse texto veio a partir de um vídeo do professor e terapeuta Marcello Cotrim, que compartilharei no final. Gostei muito de uma de suas frases que dizia assim:

“Toda pessoa eufórica está no fundo desesperada, ou seja, sem esperanças. Com medo de que as coisas acabem ali e ela nunca mais possa ter aquela oportunidade.”

Marcello Cotrim

Essa frase é muito verdadeira. Perceba!

No ambiente de trabalho, se alguém é eufórico, está no fundo querendo “mostrar serviço”, e o que isso revela? Medo de perder o emprego!

Na família, a euforia revela estar pouco à vontade com os outros, e isso pode ter “n” motivos.

Nas finanças mostra que a pessoa pode ter carências, frustrações ou mesmo neuroses que foram adquiridas ao longo da vida.

Nos relacionamentos amorosos mostra que a pessoa está indo “com muita sede ao pote”, querendo meio que agarrar a outra pessoa, por causa de quê? Do medo de perdê-la!

No campo do lazer, a euforia revela que a pessoa tem uma ansiedade, achando que o passeio vai acabar antes do tempo, ou pode acontecer alguma coisa que atrapalhe esses momentos de diversão.

Percebe como o medo está presente em todos os setores da vida? Então mais uma vez retorno ao começo do texto!

Não deixe o seu eu fora de você! Busque o seu centramento através de meditação. Serenize o seu coração e a partir dessa mudança perceba a vida transcorrendo com muito mais alegria e serenidade!

E como prometido, abaixo compartilho o excelente vídeo do Marcello Cotrim para você continuar refletindo sobre esse tema tão importante…

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

