A única forma de mudar os outros

Por Isaias Costa

mudar4-thumb-800x532-111011

Um dos livros mais conhecidos da grande escritora e palestrante norte americana Louise Hay se chama “Você pode curar a sua vida”. Um livro estupendo, magnífico, que recomendo fortemente a todos os leitores.

Um trecho em especial me chamou bastante atenção e farei uma breve reflexão a partir dele. Você provavelmente já se questionou sobre o que fazer e como fazer para mudar os outros. Como diz o próprio título do texto, só existe uma ÚNICA FORMA, e essa única forma se chama MUDAR A SI MESMO.

*************

Por um instante, analise uma pessoa de sua vida que o perturba. Descreva três características dela das quais não gosta, coisas que você quer que mudem.

Agora, analise-se profundamente e pergunte-se: “Onde sou exatamente da mesma forma, quando faço as mesmas coisas?”

Feche os olhos e dê-se tempo para trabalhar nisso.

Em seguida, pergunte-se se está disposto a mudar. Quando você remover esses padrões, hábitos ou crenças do seu modo de pensar ou comportamento, a pessoa mudará ou sair de sua vida.

Se você tem um chefe crítico e impossível de contentar, olhe para o seu interior. Seu comportamento, em algum nível é igual ao dele ou então você tem uma crença do tipo: Chefes vivem criticando e são impossíveis de agradar”.

Se você tem um empregado que não obedece ou não trabalha a contento, procure no seu interior para ver onde você age da mesma forma e elimine esse padrão. Lembre-se de que despedir alguém é fácil demais e não “limpa” o padrão.

Se você tem um colega que não coopera e se recusa a participar ativamente da equipe, procure no seu interior para ver por que atraiu alguém desse tipo. Onde você tem o hábito de não cooperar?

Se você tem um amigo desleal, que sempre o deixa na mão, olhe para dentro. Onde em sua vida você é desleal e quando costuma falhar com os outros? Essa, por acaso, é sua crença?

Se você tem um namorado pouco carinhoso, que até lhe parece distante, analise-se para ver se bem no seu interior não existe uma crença que se originou numa atitude de seus pais na sua infância, como: O amor é frio e sem demonstrações”.

Se você tem um cônjuge que está sempre reclamando e pouco o apóia, olhe de novo para suas crenças de infância. Um dos seus pais estava sempre reclamando e não dava apoio à família? Você é assim?

Se você tem um filho com hábitos que o irritam, garanto-lhe que são os seus próprios hábitos. As crianças aprendem imitando os adultos que as rodeiam. Ao esclarecer o que existe no seu interior, você descobrir seu filho mudando automaticamente.

Esse é o único modo de mudar os outros – modificando-nos primeiro. Mude seus padrões e descobrir que “eles” também estão diferentes.

A acusação é inútil. Acusar alguém é abrir mão de nosso poder. Mantenha o seu poder, pois sem ele não se pode fazer mudanças. A vítima indefesa não enxerga uma saída.

**************

Ela deu nessas poucas palavras diversos exemplos e tenho certeza que você se identificou com pelo menos um deles.

Realmente é assim que acontece e tenho constatado o tempo todo isso na minha vida! Tudo aquilo que de fato consegui mudar EM MIM, como numa espécie de ESPELHO, mudou em todos as pessoas que comigo se relacionam, de forma que cada vez mais atraio para minha vida apenas pessoas que vem para SOMAR, para me ajudar a ser uma pessoa cada vez melhor.

Um dos grandes segredos que fazem da Louise Hay essa mulher mundialmente respeitada e amada são suas AFIRMAÇÕES POSITIVAS.

Há anos venho aprendendo a fazer essas afirmações positivas, que são tão transformadoras quando levadas a sério e exercitadas.

Eu disse indiretamente uma das minhas afirmações positivas. Você conseguiu perceber? Repito diariamente diversas vezes.

“Na minha vida, todas as pessoas que se aproximam tem algo para me ensinar, para agregar valor ao meu ser, e contribuem para fazer de mim um homem melhor a cada dia…”.

Faça você o mesmo! Desenvolva as suas próprias frases afirmativas e repita-as diversas vezes ao dia, depois perceba a sua vida mudando gradativamente para melhor. Garanto que isso é real, desde que você esteja disposto a exercitar e modificar seus padrões mentais e emocionais.

Você sabia que a repetição tem um poder incrível na nossa vida? Ela tem o poder de transformar o que se repete num hábito. Então vou replicar aqui uma frase poderosíssima ligada à espiritualidade e à prosperidade que com a repetição fará milagres na sua vida.

“Eu não posso mudar ninguém, mas a minha mudança pode mudar todos ao meu redor”.

Repita essa máxima todos os dias e você em pouco tempo perceberá a revolução na sua vida!

Vou citar uma mudança real minha. Eu era extremamente tímido e inseguro, mas fui me trabalhando anos a fio para ganhar autoconfiança.

Nesse processo, pouco a pouco, todas as pessoas que de alguma forma se aproveitavam de mim, exigiam muito de mim ou achavam que eu era alguém fraco foram saindo da minha vida naturalmente e hoje, quem se aproxima vem apenas para agregar valor e para me ensinar grandes coisas! Não é incrível?

Essas foram as palavras mais impactantes da Louise Hay para mim, e sei que é uma imensa verdade:

“Pergunte-se se está disposto a mudar. Quando você remover esses padrões, hábitos ou crenças do seu modo de pensar ou comportamento, a pessoa mudará ou sair de sua vida.”

Se você estiver disposto a mudar! Tenha a mais absoluta certeza que uma das duas coisas vai acontecer: ou os outros mudarão a forma com que lhe tratam e se relacionam com você ou simplesmente essas pessoas vão embora.

Se algumas delas forem embora, sabe o que você faz? AGRADEÇA DO FUNDO DO CORAÇÃO por tudo que elas puderam lhe ensinar! Elas lhe ensinaram a se tornam uma pessoa melhor sabia disso?

Não é incrível mudar os padrões mentais para ter uma MENTE PRÓSPERA? Estou colocando para você como funciona a mente de uma pessoa próspera e que só atrai amor e coisas boas para a vida.

Agradeço imensamente à Louise Hay e tantos outros profissionais excelentes que tem me ensinado essas maravilhas e também pela possibilidade de compartilhá-las com você agora!

Desejo tudo de melhor para você e muitas mudanças positivas…

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s