A verdadeira segurança só chega a partir do conforto com a insegurança

Por Isaias Costa

bxk21268_corredeiras800

Nós vivemos numa sociedade que incute na nossa mente a ideal ilusório da SEGURANÇA, sendo que nada na vida nem no universo funciona dessa maneira tão fixa, tão parada, tão estática. Muito pelo contrário, a vida e o universo são puro movimento, fluxo, mudança, transformação, transmutação!

Para refletirmos um pouco sobre isso, compartilho algumas palavras da querida monja budista Jetsunma Tenzin Palmo.

*******************

“A verdadeira segurança só chega a partir do conforto com a insegurança. Se estamos confortáveis com o fluxo das coisas, se estamos confortáveis estando inseguros, então essa é a maior segurança, porque nada pode derrubar nosso equilíbrio. Enquanto tentamos solidificar, interromper o fluxo da água, criar uma barragem, manter as coisas do jeito que elas estão apenas porque isso nos faz sentir seguros e protegidos, então estamos em apuros. Essa atitude vai exatamente contra todo o fluxo da vida.”

Jetsunma Tenzin Palmo

*********************

A insegurança está presente o tempo todo, como tão bem o budismo ensina: “não existe nada fixo, nem nada permanente”.

Quanto mais cedo compreendermos que tudo funciona através de ciclos com começo, meio e fim, e que isso é natural, mais conquistaremos recursos internos para lidar com os processos de mudanças, que logicamente são desconfortáveis!

O grande desafio é esse: conseguir estar confortável na insegurança!

Ao conquistar isso, pronto! É prova clara de que a sabedoria está começando a habitar o seu interior.

Nós temos quase que um vício de ficar reclamando que as coisas deram errado, que algo não era para ter acabado. Ou muitas vezes ficamos nos culpando porque algo terminou totalmente diferente do que havíamos imaginado, o que comumente acontece nos relacionamentos amorosos etc.

Não precisamos nutrir isso meus amigos! É desgastante demais! E gera os processos psicológicos de REPRESSÃO e RESISTÊNCIA.

Ela explica isso através da comparação com uma represa, que tem uma barragem que impede o livre fluxo da água. Essa barragem pode se romper a qualquer momento, basta haver um descuido ou uma falta de manutenção. E tem mais! O gasto para manter essa barragem é sempre muito maior do que deixar que ela seja destruída pela própria água! Não é verdade?

É isso que a maior parte das pessoas fazem! Reprimem suas emoções e resistem às mudanças.

O resultado de tudo isso sabemos bem qual é: DESEQUILÍBRIOS.

Quando a barragem arrebenta ela pode surgir como uma doença no corpo físico ou como algum distúrbio emocional ou psíquico. Aí a pessoa vai precisar tomar um monte de remédios e ficar meses se consultando com um psicólogo, psicanalista ou algum terapeuta holístico.

Nesse breve texto quero apenas lhe instigar a viver de acordo com o fluxo da vida, que não funciona como uma represa, mas como um rio de águas cristalinas que movimenta suas águas de acordo com a situação.

Veja só! A água de um rio, quando encontra uma barreira, o que ela faz? Simplesmente contorna esse obstáculo, não foge dele! Ela se utiliza da sua FLUIDEZ para serenamente contorná-lo!

Percebe como as águas de um rio têm muito a nos ensinar?

Portanto! Façamos o que a querida Jetsunma Tenzin Palmo ensina com maestria e simplicidade!

Sigamos o fluxo da vida! Sejamos como as águas de um rio, fluindo naturalmente e tendo essa sabedoria de contornar os obstáculos e não ficar fugindo deles através de repressões e resistências…

 

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “A verdadeira segurança só chega a partir do conforto com a insegurança

  1. Ivan

    Acho que todo ser humano tem o dever de sentir a vida que tem e não reprimi-lá .para que sua vida seja evoluída.

  2. A cada dia consigo me fazer fluir em vez de fazer barragens, e isso tem sido um diferencial na minha vida e sei que me sinto tão feliz mais relaxada e convicta que esse é o caminho da felicidade e saúde em todos os sentidos. Obrigada pelo texto e pela citação da monja.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s