A angústia de estar com tempo livre

Por Isaias Costa

imagens-blog-curriculum-28

 

Estou escrevendo esse texto para falar sobre um tema extremamente importante e que só revela o quanto a nossa sociedade está se tornando cada vez mais adoecida emocionalmente.

Hoje em dia há uma ANSIEDADE generalizada. Todos nós estamos ansiosos em maior ou menor grau, até mesmo as pessoas que fazem terapias, que meditam, que fazem Yoga etc.

Isso tem acontecido por causa das mudanças em relação aos valores que são considerados importantes. Foi colocado na nossa cabeça incessantemente que devemos sempre FAZER, FAZER e FAZER mais ainda.

Mas fazer o que afinal de contas?

É o tal do SER PRODUTIVO. É o tal do VENCER NA VIDA.

Nesse hora eu replico o que aprendi muito bem com o grande poeta das ruas Eduardo Marinho: “Eu não quero vencer na vida. Essa ideia de vencer na vida é um inferno…”.

  • Breve áudio com uma reflexão sobre isso…

Hoje em dia, existem pessoas que se orgulham de serem WORKAHOLICS, que foi um termo trazido dos EUA para representar as pessoas que são compulsivas por trabalho.

E quase sempre são essas mesmas pessoas que se orgulham de serem workaholics que anos depois tem um infarto do miocárdio, engordam 30kg, perdem o contato mais íntimo com os familiares, casam e se separam várias vezes, precisam de remédios tanto para dormir quanto para acordar etc. etc.

Será que é tão vantajoso assim ser um workaholic? Em minha opinião NÃO.

Nós precisamos aprender o CAMINHO DO MEIO. Esse é o caminho da sabedoria perfeita, tão ensinado pelos grandes mestres da humanidade.

Precisamos sim trabalhar e sermos muito bons no que desempenhamos, porém, jamais podemos deixar de lado os outros setores da vida.

E sabe qual é um setor da vida que se você não valorizar vai desequilibrar sua vida completamente, lhe deixando até mesmo doente? Trata-se do LAZER.

Todos nós necessitamos de LAZER.

Veja só a origem etimológica desta palavra! Lazer vem do latim licere, que significa “ser lícito”, “ser permitido”. 

Percebe que bacana? As pessoas fissuradas em trabalho estão tão TRAVADAS que elas não se permitem descansar, não se permitem o ócio, não se permitem olhar a vida com o olhar de uma criança que ama brincar e se divertir.

Talvez agora você entenda por quê que trabalhar tanto gera tantas dores musculares não é mesmo? Um texto escrito com toda essa simplicidade talvez ajude você a abrir os seus olhos!

Por que você tem tanto medo, tanto receio, tanta angústia em ter tempo livre? O que te leva a querer trabalhar e ganhar mais dinheiro e consequentemente diminuir seu tempo livre? Tempo esse para dedicar aos outros setores da vida: família, amigos, relacionamento amoroso, lazer, espiritualidade e saúde do corpo…

Concluo esse texto contando o caso real de um professor do curso de Psicanálise que estou fazendo nesse momento. Ele estava dando aula pra minha turma e falou que era também um workaolics até que teve que mudar completamente por causa de um INFARTO DO MIOCÁRDIO.

Ele trabalhava demais e se estressava imensamente por conta disso, não se dedicava à família, não se exercitava fisicamente, não adentrava na espiritualidade etc. Só queria trabalhar mais e ganhar mais dinheiro.

Depois do infarto ele mudou radicalmente seus hábitos e passou a valorizar todas as pequenas coisas, como simplesmente ouvir música ou ficar deitado numa rede olhando para a natureza.

E disse que seus colegas que o conheceram quando super ansioso lhe perguntavam.

– O que está havendo com você cara? Você está doente?

Aí ele respondia!

– Eu estou vivendo! Posso?

Os valores estão tão invertidos na sociedade que é comum sentir CULPA ou ANGÚSTIA quando se está com tempo livre. Muitos tem a sensação de que isso é um erro, de que deve ter alguma coisa errada.

Como assim? É errado ter um tempo de ócio? No qual você não se volta para as questões do trabalho?

Não! Isso é uma necessidade! Se não quisermos todos adoecer e nos tornar robôs sem sentimento.

Portanto. Pense um pouco sobre isso, reveja seus hábitos e lembre-se sempre! Precisamos dividir nosso tempo e energia nos 8 setores da vida citados anteriormente, se quisermos ser felizes e equilibrados…

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A angústia de estar com tempo livre

  1. temos que nunca esquecer que a vida é agora , o momento , o hoje então façamos tudo que tem que ser feito com prazer e lembre- se que está vivendo ,trabalhe com responsabilidade , brinque , divirta -se sempre com prazer e alegria ; nunca se esqueça de agradecer o criador : Pai do Céu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s