A diferença entre delírio e alucinação

Por Isaias Costa

hieronymous-bosch-the-temptation-of-st-anthony

A Psicologia tem termos interessantes e que constantemente são confundidos pelas pessoas!

Falarei brevemente sobre a diferença sutil e bem importante que existe entre delírio e alucinação. É comum acharmos que uma pessoa que teve um delírio está alucinando ou quem teve uma alucinação está delirando! Vamos entender a diferença?

Gosto muito de conhecer as raízes das palavras.

Delírio vem do latim delirium, que significa “agir como um louco” e alucinação também vem do latim alucinari, que significa “vagar mentalmente, sonhar, divagar”, e tem origem no grego alyein: “distraído, alienado, mentalmente perturbado”.

É por essas e outras que os ufologistas (pessoas que estudam os OVNS e ETs) são chamados de “loucos” por muita gente. Ou quando alguém diz que viu um alien ou um disco voador, logo os outros dizem que a pessoa está alucinando ou delirando! Não é bacana?

Com essas definições fica bem mais fácil entender a diferença!

A alucinação é bem mais branda do que o delírio. A pessoa que delira está com sérios conflitos mentais, e talvez precise até tomar remédios psiquiátricos, já quem teve uma alucinação, é provável que com uma boa terapia consiga se libertar dela!

Para ficar ainda mais didática essa diferença, vou dar um exemplo.

Uma pessoa alega que está ouvindo vozes ou que está “vendo coisas” como fantasmas ou vultos.

Se ela está alucinando vai ficar muito transtornada com isso e vai quer CONSCIENTEMENTE se tratar, porque sabe que somente ela está ouvindo vozes ou vendo coisas.

Ela indo a um bom psicólogo e falando sobre suas dores e sofrimentos, é bem provável que na terapia ela perceba qual foi a causa primária que a levou a ter essa alucinação.

Mas alguém que esteja delirando diz estar ouvindo vozes ou vendo coisas e tenta a todo custo lhe convencer que isso é verdade e ela fica com raiva de você quando diz que só ela está vendo ou ouvindo aquilo. Para ela são REAIS as vozes ou as visões!

Entende a diferença como é substancial?

Quando alguém tem delírios que não são bem tratados e estes se estendem por muito tempo, é bem possível que a pessoa venha a ser diagnosticada com algum transtorno psiquiátrico, como a ESQUIZOFRENIA, que é uma doença na qual constantemente a pessoa ouve vozes ou vê fantasmas que mais ninguém vê!

Portanto! Agora você já sabe a diferença e tem noção de que esses delírios ou alucinações representam desequilíbrios psíquicos, que sempre e sempre tem raízes na infância!

Se aprofunde cada vez mais no autoconhecimento para que você não seja acometido nem pelas alucinações nem pelos delírios, mas tenha o total oposto, que é a completa LUCIDEZ.

Lucidez vem de “luz”. Seja um ser de luz e que leva consciência e amor para as pessoas!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s