Construa um novo prédio no lugar

Por Isaias Costa

bfc427_b6fa8789f3644633b456aa389939601d

Como eu estudo a Psicanálise e nesse momento estou concluindo uma formação nessa área, é bem comum as pessoas chegarem até mim perguntando qual a diferença entre a abordagem Psicológica e a Psicanalítica!

É normal confundir as duas, mas elas são bem diferentes e vou a partir desse texto explicar pra você por meio de uma metáfora, a do prédio que está cheio de coisas deterioradas. Você vai gostar dessa metáfora!

Imagine que um prédio está com problemas nos encanamentos, nas fiações elétricas e boa parte da estrutura está com pequenas rachaduras e pedaços de tijolo esfarelando!

Uma abordagem psicológica seria a contratação de uma série de pedreiros, eletricistas e pintores para dar uma “ajeitada” em tudo! Esse processo completo pode durar quem sabe uns 2 meses e depois o prédio é entregue com essa REFORMA.

Já a abordagem psicanalítica é como alguém que olha o prédio inteiro e diz: “Sinto muito! Sua estrutura está comprometida e pra resolver completamente só destruindo esse e construindo outro no lugar…”.

Com esse procedimento o prédio levará pelo menos 1 ano ou mais e teremos uma RECONSTRUÇÃO.

Perceba! Reforma significa “dar uma nova forma”.

Reconstrução significa “construir de novo”.

Qual dos dois é mais trabalhoso? Obviamente que a reconstrução, ou seja, a Psicanálise!

Ela trabalha analisando o INCONSCIENTE da pessoa, levando-a a rastrear todo o seu passado a partir dos momentos vivenciados na infância, onde todos os nossos problemas futuros são instalados!

Esse processo não tem como ser rápido, é demorado, mas ao mesmo tempo, os seus efeitos a longo prazo são bem mais consistentes. Diferente dos métodos psicológicos, que vão para os problemas que a pessoa está vivendo no AQUI e AGORA, e se utiliza de ferramentas para resolvê-los agora, mas não as suas causas primárias!

Por exemplo: o seu casamento acabou o você se sente desolado(a)! A Psicologia ajuda a superar toda essa dor. Você acabou de perder um emprego que gostava muito e dava segurança! A Psicologia leva a pessoa a levantar a autoestima e se fortalecer para procurar outro emprego…

Resultado? É bem comum depois de um tempo, quem vai para um psicólogo passa por outras situações complicadas e SEMELHANTES às anteriores e precisa de mais sessões para fazer outra reforma.

Com essa explicação quero deixar bem claro que não existe uma abordagem melhor do que a outra. De forma alguma! As duas são muito importantes e tem finalidades diferentes.

Eu me sinto na obrigação de explicar isso porque, infelizmente, existe muita competição entre psicólogos e psicanalistas de forma que alguns ficam querendo dizer que a Psicologia é melhor ou a Psicanálise é melhor!

CHEGA! Tudo isso não passa de briga de egos! Uma competição infantil e absolutamente infrutífera!

O resumo da ópera é esse!

Você está sofrendo muito com algo que está vivenciando agora e quer resolver apenas esse problema agora? Procure um PSICÓLOGO.

Você está se questionando sobre uma série de conflitos  internos? Sobre o por que de agir de tal jeito? Por que passa sempre pelos mesmos problemas? Quer acabar de vez com os medos que vem lá da infância? Quer se libertar do vitimismo? Da agressividade desmedida etc? Procure um PSICANALISTA.

É simples assim! O que pode ser resolvido rápido é melhor um psicólogo. O que precisa de tempo e mais esforço é melhor um psicanalista!

Agora que você já sabe a decisão é sua! Que através do autoconhecimento você se cure de tudo aquilo que o prende ao passado e atrapalha sua vida. Que você acabe com boa parte das ilusões que vivencia muitas vezes de forma inconsciente e que com a sua mudança você contribua para a mudança de muitas outras pessoas…

  • Breve reflexão em áudio sobre essa temática

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s