Por que Jesus falava: Em verdade, em verdade, vos digo?

Por Isaias Costa

maxresdefault

Esses dias estava assistindo a uma palestra de um excelente professor de Psicopedagogia e Psicanálise da cidade onde moro (Fortaleza), na qual ele falava sobre temas da Psicanálise na Pós-Modernidade.

Durante a palestra ele levantou uma reflexão que num primeiro momento parece algo confuso, mas quando se explica com calma é possível entender a lógica.

Existem 4 possibilidades quando alguém fala alguma coisa, são essas:

VERDADE VERDADEIRA

VERDADE MENTIROSA

MENTIRA VERDADEIRA

MENTIRA MENTIROSA

Vamos entender quem são as pessoas de cada uma dessas possibilidades!

1) VERDADE VERDADEIRA

Essas são as pessoas de fato SINCERAS e HONESTAS, profundamente verdadeiras e que vivem tudo aquilo que falam e pregam. É daqui que entendemos o por quê de Jesus sempre falar dessa maneira: “Em verdade, em verdade, vos digo…”.

Desde criança eu vivia me questionando sobre o porquê de ele repetir essa palavra verdade! Através dessa palestra isso ficou extremamente claro e agora estou transmitindo isso pra você!

A 1ª verdade tem relação com a MENSAGEM TRANSMITIDA, que de fato é uma verdade e tem muita profundidade na nossa vida.

A 2ª verdade tem relação com a PRÁTICA DA VIDA. Ou seja, ele está reforçando que tudo aquilo que ele está dizendo é vivenciado por ele na sua própria vida.

Não é interessante? Jesus é, em minha opinião, o exemplo mais perfeito e sublime do que vem a ser uma pessoa que fala a verdade verdadeira.

2) VERDADE MENTIROSA

Esse professor alertou a todos nós que esse é, sem sombra de dúvidas, o pior tipo, o pior dos quatro.

Entre eles estão praticamente a totalidade dos padres, pastores, e políticos. São aqueles que Jesus chamada de “sepulcros caiados”. Por fora com uma bela pintura de cal, mas por dentro são sepulcros apodrecidos, com o fedor de corpos em putrefação!

De nada adianta você pregar a palavra de Deus, falar bonito, convencer as pessoas, se passar por alguém reto, honesto, e por trás dos panos ser alguém que faz o total oposto.

É como diz aquele famoso ditado: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço…”.

Esses são os que dizem VERDADES MENTIROSAS.

Repito! Cuidado! Muito cuidado com esse tipo de gente! Eles são como um câncer para o progresso da humanidade.

Concluo esse tópico replicando uma das frases mais polêmicas e instigantes à uma bela discussão que já li até hoje! Se prepare viu?

“O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”.

Denis Diderot

Quero aproveitar e esclarecer algo importante OK? Ele nessa frase está generalizando para TODOS os RELIGIOSOS FUNDAMENTALISTAS, que pensam que sua religião é a única que salva, a única que leva a Deus! Pode colocar também os bispos, clérigos, pastores, líderes religiosos e falsos gurus nesse bolo! Isso precisa ficar bastante claro pra você!

Sonho em ver uma sociedade mais evoluída onde não existam mais nem políticos e nem religiosos fundamentalistas, com suas verdades mentirosas…

3) MENTIRA VERDADEIRA

Nesse grupo estão as pessoas consideradas INGÊNUAS e BOBINHAS. São aquelas pessoas de bom coração, mas que não tem o poder de autorreflexão e senso crítico sobre as coisas!

Elas escutam tudo o que os outros dizem e ficam como se fossem “calanguinhos” só balançando a cabeça em concordância!

Elas falam mentiras pensando serem verdades!

Hoje em dia isso tem sido extremamente comum nas MÍDIAS DIGITAIS. Muitos vêm com notícias de sensacionalismo só querendo cliques e mais cliques em seus links, aí as pessoas sem terem esse senso crítico, acabam viralizando notícias falsas que nada tem a ver com a verdade!

Procure ter cuidado para não fazer parte desse grupo. Acenda suas lamparinas internas! Tenha senso crítico! Desconfie de tudo aquilo que você vê que não cheira bem, porque quase sempre não cheira bem mesmo!

4) MENTIRA MENTIROSA

Esses são fáceis de identificar. São aquelas pessoas que chamados de “ordinárias”, “cruéis”, “escrotas”, ou no dito mais popular ainda, pessoas “FDP”.

Elas são muito fáceis de identificar! Você não precisa ser “expert” em nada para perceber quando está diante de uma!

São aquelas pessoas que são ruins e não tem um pingo de remorso ou culpa por serem como são.

Elas estão todas doentes da alma e precisariam urgentemente de uma terapia, de uma reprogramação mental e emocional!

Mas até isso é difícil para elas, porque na grande maioria são pessoas extremamente orgulhosas e prepotentes, que pensam que são perfeitas e já são obras acabadas! Pensando bem! São obras acabadas mesmo! Porque  não buscam a evolução do espírito, não buscam crescer em consciência e amor!

Nem preciso me estender porque esse grupo é o mais fácil de identificar entre os quatro.

**********************

Gostou? Agora você já sabe porque Jesus falava “Em verdade, em verdade vos digo”. Para nos mostrar através de PALAVRAS e de ATITUDES, qual é o caminho mais correto para nossa evolução!

Como sempre gosto de dizer e não canso de repetir. O mestre Jesus é e sempre será minha maior referência na vida. Se você que me lê buscar de fato estudar a sua personalidade e toda a sabedoria do que foi dito e vivido por ele. Garanto a você que você se tornará um sábio e fará maravilhas em prol das pessoas!

Que sejamos duplamente verdadeiros, tanto nas palavras como nas atitudes…

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s