Navegue pela internet, não naufrague nela

Por Isaias Costa

AAEAAQAAAAAAAAJiAAAAJDJhZDhkMjQ1LTU2ODctNDljMS04NmI2LWMwYzc2NDUyZTY2Mg

Esses dias estava assistindo no youtube a uma palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, na qual ele falava sobre uma série de temas, mas foi dado um enfoque maior à era digital em que vivemos mergulhados hoje!

Ele falou a seguinte frase e que me deixou bastante reflexivo: “Tem gente que não navega pela internet, naufraga nela. Porque quando você navega pelo menos você está sabendo para onde está indo…”.

Essa frase, apesar de curtinha, traz uma verdade incontestável para o momento atual. A internet de fato pode ser comparada com um mar. Ela tem uma verdadeira tsunami de informações! Aproveito até esse gancho para completar com outra frase dita pelo Cortella: “Não podemos confundir informação com conhecimento. A internet tem muita informação, mas o conhecimento é uma seleção dessas informações. As informações são as ferramentas para o conhecimento”.

Essas ideias que estou levantando a partir do Cortella são muito relevantes, porque de fato estamos perdendo a noção do que é navegar pela internet, e eu me incluo nessa lista ok?

Quero inclusive comentar um ponto que nunca falei em textos anteriores! Eu tenho me flagrado fazendo algo que é um naufrágio claro na internet, mais especificamente no facebook.

Eu tenho percebido que, vez ou outra, estou passando a barra de rolagem do facebook e passo tantas mensagens sem conteúdos relevantes de leitura, que chega aquele momento em que as mensagens começam a se repetir!

Quem nunca passou por essa experiência não é mesmo?

Vendo que eu estava me tornando um “náufrago digital” no facebook, eu me utilizei de uma tática eficiente para não perder meu tempo, que é o meu bem mais precioso! Eu disse pra mim mesmo: “Quando eu perceber que a primeira mensagem que eu vi se repetiu, eu vou sair do face imediatamente…”.

1

De uns tempos pra cá tenho feito isso, e sabe o que estou fazendo em seguida? Estou lendo mais livros físicos, livros em papel!

Estou retomando um hábito que eu sempre tive, o de ler livros em papel, mas que eu estava perdendo porque estava quase naufragando pra valer na internet!

A gente precisa ter esse cuidado e essa disciplina! Essa é a palavra! Estabelecer horários para estar na internet e horários para estar em outras atividades diversas!

Se eu for me alongar nessa discussão é possível ir tão longe, que escreveria um catálogo!

É cada vez mais comum as pessoas dizerem que “não tem tempo para ler” ou “não tem tempo para fazer atividades físicas”. Vou ficar apenas nesses dois exemplos ok?

Quase a totalidade das pessoas que dizem não ter tempo para ler ficam muito, muito tempo conversando no whatsapp ou revendo as mesmas mensagens da barra de rolagem do facebook! Você já pensou o número de páginas de um livro que são possíveis de serem lidas fazendo essa realocação do tempo? Você vai se tornar um devorador de livros!

E as pessoas que dizem não ter tempo para fazer atividades físicas perdem um tempo precioso também com as redes sociais e de outra forma que não aprofundarei aqui para não fugir do tema da internet, que se trata da perda de tempo no trânsito!

Você sabia que o trânsito tem sido um dos grandes fatores a levarem cada vez mais pessoas ao sedentarismo? Elas passam o dia no trabalho e passam mais 2 ou 3 horas no trânsito! Se pensarmos bem, também se trata de um pequeno naufrágio, só não é um naufrágio total porque sabemos que as pessoas chegam aos seus destinos!

Vou dar aqui uma dica mega preciosa e simples viu? O que você acha da possibilidade de trabalhar num local mais perto da sua casa? Ou se isso não for possível, fazer um grande esforço de se mudar e morar mais perto do trabalho?

Vou revelar aqui um dos meus segredos de conseguir fazer várias atividades diferentes! É morar perto de onde trabalho. Eu trabalho numa faculdade que fica a no máximo 10 min da minha casa, quase sempre levo menos tempo que isso pra chegar lá!

Assim, sobra tempo para que eu faça atividades físicas!

Essa é uma maneira maravilhosa de você navegar por um mar de saúde do seu corpo físico, e não ficar naufragado, engordando e prejudicando o seu corpo!

672Saúde

No fundo esse é um texto para falar sobre HÁBITOS. A gente constrói nossos hábitos por repetição, e sei que você já está cansado de ouvir isso! Mas é preciso sempre repetirmos porque se não refletirmos com carinho sobre aquilo que estamos repetindo e porque estamos repetindo, isso é um sinal claro de desequilíbrio e de NORMOSE, um conceito magnífico que cada vez mais tem sido falado, que é uma espécie de doença das pessoas que vivem uma normalidade patológica!

Não queira ser mais um normótico! Avalie suas atitudes no dia a dia e perceba quando as coisas estiverem saindo dos eixos, para que você não naufrague, não apenas na internet, mas na vida como um todo!

Concluo compartilhando o belíssimo vídeo do Mario Sergio Cortella que me inspirou a escrever esse texto! Vale muito a pena assisti-lo do começo ao fim, pois traz preciosos ensinamentos!

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Navegue pela internet, não naufrague nela

  1. Maria Therezinha

    Excelente postagem . Sempre acompanho os comentários do Prof. Cortella. Porém, estes eu não tinha conhecimento. Agradecida.

Deixe um comentário

