Você tem aproveitado as oportunidades que a vida lhe dá?

Por Isaias Costa

Metas

Eu amo conhecer as raízes das palavras e esses dias conheci a raiz de uma palavra bastante utilizada no nosso dia a dia, mas que tenho certeza que poucos sabem a sua origem.

Trata-se da palavra OPORTUNIDADE.

Ela vem da antiguidade, na qual as pessoas tinham o costume de dar nomes aos ventos e cada vento e suas determinadas direções recebiam nomenclaturas diversas.

A palavra oportunidade tem origem no nome do vento “ob portus”, que significa “vento favorável que leva ao porto”.

E a própria palavra “porto” tem relação com a palavra “porta”, que por sua vez significa “passagem”.

São tantas coisas relacionadas não é mesmo? Bem! O resumo de tudo é o seguinte: oportunidade significa “vento favorável que lhe leva a uma porta, a uma passagem…”.

A partir dessa maravilhosa etimologia, podemos refletir imensamente sobre essa palavra. A gente sabe bem que ventos acontecem aos milhares todos os dias, e nos levam para todas as direções. Se seguirmos a direção do vento, é como se ele nos desse uma “forcinha” para chegarmos mais rápido ao nosso destino.

Um exemplo interessante são as viagens em estradas. Normalmente o vento sopra favoravelmente em uma direção. Então quando você está na ida e quando está na volta, os consumos de combustíveis são diferentes e quase sempre o tempo de viagem muda um pouco. Quando você segue à favor do vento a viagem é mais rápida e o consumo de combustível um pouco menor, quando segue contra o vento é o contrário, a viagem é mais lenta e consome mais combustível.

Para seguirmos esse vento favorável é preciso ter sensibilidade para percebê-lo e se deixar ser guiado por ele. Agora o que acho mais incrível é que se um vento passa e você não segue por ele, depois vem outro e outro e outro, infinitamente!

Em outras palavras, a vida nos dá  milhares de oportunidades todos os dias e só cabe a cada um de nós seguirmos esses ventos favoráveis ou não!

Outra ideia fabulosa da origem dessa palavra é que “portus” vem de “porto” ou “porta”.

“Porto” associamos a algo “seguro”, “firme”. Daí que vem a tão utilizada expressão “Porto Seguro”, que inclusive é o nome de uma cidade do sul da Bahia.

E “porta” associamos a “passagem”. Quando não sabemos o que está do outro lado da porta vem um grande mistério: “O que eu vou ver quando abrir essa porta? O que será que tem do outro lado?”.

Muitas pessoas perdem grandes oportunidades de sucesso na vida, na carreira, no amor, nos esportes etc. por puro MEDO. Elas ficam se perguntando?

“Será que esse novo emprego vai me dar segurança?”

“Será que se eu me mudar para aquela cidade eu vou conseguir me adaptar bem?”

“Será que se eu tentar competir naquele campeonato de futebol eu não vou pagar um mico danado?”

“Será que se eu abordar aquela garota ela não vai me dar um fora?”

Será… Será… Será…

Sabe o que é essa “Será?”. É uma oportunidade perdida, que nunca mais vai voltar, repito: NUNCA MAIS VAI VOLTAR.

Ou você já viu algum vento soprar de volta? Isso desafia até as leis da Física, principalmente a 2ª Lei da Termodinâmica, que inclui o incrível conceito de ENTROPIA, ou seja, tudo tende para um estado de crescimento da desordem.

Um vento que foi de norte a sul, por exemplo, não pode voltar sendo ele mesmo, com todas as suas características originais, soprar do sul ao norte. Esse vento certamente surgirá, mas será OUTRO VENTO, percebe?

arvores-1

Estou fazendo essa viagem filosófica para lhe mostrar que não precisa se desesperar porque perdeu uma oportunidade, mas é preciso ficar bastante ciente de que aquela oportunidade perdida terá que ser substituída por outra, em configurações bem diferentes da primeira!

A origem dessa palavra pode nos levar até mesmo a reflexões sobre a Física Quântica, os universos paralelos, as múltiplas realidades, mas não quero encher você de reflexões metafisicas! Vamos ficar só nos campo filosófico e prático mesmo ok?

Mas se quiser alongar esse bate papo nos comentários fique à vontade, para mim é uma alegria ler o que os leitores tem a compartilhar!

Que você siga por ventos bastante favoráveis ao sucesso na sua vida…

 

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Você tem aproveitado as oportunidades que a vida lhe dá?

  1. Bruna Galiza

    Perfeito!!
    Muito pertinente!

  2. Sílvia Regina de Jesus

    nossa que verdade maravilhosa é essa. PESSOAS SEM VENTO SÃO PESSOAS QUE SÓ FLUTUAM….
    SILVIA REGINA DE JESUS RUAS

Deixe um comentário

