Eles não sabem o que fazem

Por Isaias Costa

20108390_911465925672800_4121969141649126927_n

O mestre Yogananda conhecia imensamente a sabedoria de Jesus Cristo e a propagava com muita clareza e simplicidade em seus escritos e palestras pelo mundo afora. Estava lendo um trecho do maravilhoso livro de sua autoria chamado “A segunda vinda de Cristo – Volume 1” e esse trecho me inspirou a falar um pouco sobre uma das frases mais incompreensíveis que Jesus proferiu, pouco antes de morrer na cruz. Veja!

**************

Foi essa bondade e misericórdia do Pai que Jesus expressou quando, em vez de condenar e destruir seus inimigos que o crucificavam, pediu ao Pai que os perdoasse, “porque não sabem o que fazem”. Com o paciente coração de Deus, Jesus considerava a humanidade como pequenas crianças sem compreensão. Se uma pequenina criança apanhasse uma faca para atacá-lo, você não desejaria matá-la em retaliação. Ela não sabe o que faz. Quando contemplamos a humanidade com os mesmos olhos com que um pai amoroso olha por seus filhos e está disposto a sofrer por eles para que possam receber algo da luz e do poder de seu espírito, então nos tornamos semelhantes a Cristo: Deus em ação.

Paramahansa Yogananda

***************

Essa interpretação do Yogananda provavelmente é a mais próxima do que realmente Jesus quis dizer na cruz aos soldados que o açoitavam.

Quanto mais o tempo passa e eu vou amadurecendo, percebo que tudo no universo tem uma relação com o nível de consciência de cada um, inclusive estarmos encarnados no planeta Terra mostra que ainda não atingimos graus superiores de consciência, pois passamos por muitos sofrimentos e muitas provas ao longo dos anos. Como tão bem nos ensinou Buda Gautama a mais de 2500 anos: “O sofrimento existe e ele tem uma causa…”.

Quando buscamos elevar a nossa consciência através do autoconhecimento, de leituras, meditação, prática de artes marciais etc. estamos pouco a pouco acessando esse Deus em ação como coloca o Yogananda. E sendo Deus em ação desenvolvemos essas virtudes que Cristo tinha.

A COMPAIXÃO é o que mais nos faz olhar alguém que está vivendo na ignorância com olhos de amor. Essa filosofia está muito presente no Budismo. COMPAIXÃO e SABEDORIA andam de mãos dadas, são indissociáveis, uma alimenta a outra. Dediquei um texto inteiro para falar apenas sobre isso, se você ainda não o leu segue o link [aqui].

Escrevendo sobre esse tema tão profundo eu praticamente consigo escutar os leitores dizendo assim: “Mas isso é tão difícil…”. E quem disse que seria fácil?

Vou citar apenas o exemplo do Buda Gautama. Antes de se iluminar, ele estava com 29 anos, absolutamente frustrado por ter tudo no sentido material, mas não ter um sentido mais profundo para a existência, para o famoso questionamento “Por que estou aqui? Qual o sentido da vida?”…

Ele foi do extremo da abundância de bens materiais para o extremo da escassez. Quase morreu de fome literalmente. Não morreu porque uma jovem lhe ofereceu um pouco de arroz doce após tê-lo visto desmaiado na margem de um lago.

Ele passou 6 anos buscando até atingir o nirvana, ou a chamada ILUMINAÇÃO, que está no CAMINHO DO MEIO.

Buda, um ser iluminado, que transcendeu a tudo que faz parte do que é mundano, levou 6 anos de prática incessante para se iluminar. Você acha mesmo que seria tão fácil e simples atingir esse grau de sabedoria? É uma busca diária, um mergulho ininterrupto dentro de si mesmo.

Só assim poderemos compreender com profundidade o porquê de Jesus ter dito: “Pai, perdoa-os, porque eles não sabem o que fazem…”.

O Brasil e o mundo inteiro está vivendo um verdadeiro colapso, onde a corrupção não tem mais pra onde escorrer de tão escrachada. Você acha que esse Deus misericordioso não fica triste com tudo isso? Porém, ele nos dá a LIBERDADE, pois em suas leis universais ele nos deu a benção do LIVRE ARBÍTRIO, que alguns optam por transformar em uma maldição.

Não há o que fazer! É preciso desenvolver essa paciência divina, vamos assim dizer! E seguirmos esse conselho sábio do Yogananda: “Sermos como Deus em ação…”.

Com esse breve texto venho lhe incentivar e motivar a seguir por esse árduo caminho, mas é o único que pode nos levar a patamares superiores de consciência, e desta forma também possamos nos tornar semelhantes a Jesus ou a Buda…

Paz e luz.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s