Inveja

Por Simone Oliveira

olhos

Sentimentos de inferioridade e frustração com a vida, revolta devido às condições de nascimento ou maneira pela qual convivemos, atrelados à comparação com as aparentes realizações de outros mais ou menos próximos de nós pode gerar essa coisinha ruim que é a inveja.

Ô sentimentozinho nojento, viu? Um dos piores erros da humanidade, causador de tanta falsidade, fofoca e intriga tanto antigamente quanto hoje em dia.

É esse olhar constante para a vida alheia, desejando sempre o mal para a outra pessoa e arranjando com que tudo o que ela faça ou deixe de fazer seja alvo de nossas críticas, diminuindo os esforços alheios ou menosprezando a vontade do outro de crescer, seja em relacionamentos, seja profissionalmente.

inveja

Quem conheceu alguém tão invejoso que não se aguentava em si mesmo?

Eu já! Tive uma falsa amiga que de tanto guardar essa raiva dentro dela um dia explodiu dizendo que me odiava porque, segundo ela, além de ter mais dinheiro eu era mais inteligente e mais bonita que ela, e como se não fosse suficiente, justo o garoto de quem ela gostava tinha se declarado pra mim.

Oras, e o que eu tinha a ver com tudo isso?

O que me deixa mais nervosa é que não adianta o quanto a gente trate bem, mostre que se importa ou goste da pessoa, ela nunca vai estar satisfeita; em vez disso, ela vai se sentir cada vez menor e torcer para que a nossa vida dê errado, só para ter o gostinho de estar por cima em algum momento.

Pessoas assim são tóxicas, são uma prova de que relacionamentos abusivos não ocorrem apenas entre cônjuges ou parceiros, não somente entre pais e filhos. Amigos tóxicos é apenas um nome fantasia, sabendo que não existem amigos verdadeiros tóxicos.

Aqueles não se importam com a nossa felicidade e procuram sempre uma brecha para nos machucar com palavras ferinas e fora de hora, mas é claro, eles nunca dirão que a intenção é essa. Não! É claro que eles só queriam ajudar! Só que não.

Muito cuidado com esse tipo de gente. Em sua totalidade são complexados com alguma situação, ou com a aparência, status social, estudos, dinheiro, enfim, existe de todo tamanho e gosto! Às vezes nem existe motivo para invejar, mas estão prontos a arrumar!

Você por acaso já contou pra algum amigo ou colega de trabalho que estava pensando em fazer uma pós-graduação, um curso de especialização ou mestrado e ouviu dele palavras como: “Não sei pra quê estudar! Eu já tenho casa, carro, família e filhos, viajo todo ano! É perda de tempo e de dinheiro investir nisso aí!”

Pois é, ouça o que eu estou dizendo: Esse cara/essa moça é invejoso(a). Ainda mais se você sabe que a casa e o carro que ele fala que tem na verdade são financiados em 34682476287 milhões de prestações, e a viagem que ele faz é paga em 12 vezes no ano. Com isso, ele vive no vermelho, tendo que trabalhar pra pagar as dívidas e suplicar para que permaneça no emprego pois sem estudar, sabe-se lá o que pode acontecer…

Como dizia, humanos invejosos são intragáveis. Uns podem até fingir gostar de você e encher sua bola – de olho em alguma coisa sua – mas o tempo será responsável por mostrar quem eles realmente são. Ah, o tempo! Nada foge a esse amiguinho…

Em certa ocasião ouvi comentários maldosos a respeito do meu namorado por uma pessoa que se fingiu de minha amiga por muitos anos. É claro que ela não sabia que eu estava escutando e eu calhei de ouvir.

fofoca

Pronto, foi a última gota que eu precisava para saber que devia me manter longe. Ela ainda tentou consertar dizendo que ia conversar comigo pois achou algumas atitudes prejudiciais nele. Só que ela nem o conhecia direito para julgar sequer o que havia visto, portanto, isso não passava de uma justificativa para seus atos tortos.

inveja e amizade

Depois dali, tudo o que se passou só confirmou ainda mais a ideia que eu tinha sobre ela. Não que eu já não desconfiasse antes, mas as coisas foram ficando cada vez mais descaradas. Passei a não gerar expectativas pois sabia que dela não sairia nada de bom.

Dito e feito. Infelizmente essa pessoa continua na minha vida, à distância, e temos alguns amigos em comum. Meu receio é que ela contamine essas amizades com maledicência sobre a minha vida e elas passem a acreditar nas porcarias que ouvem.

Fazer o que? A inveja é uma droga mesmo.

inveja é doença

euSimone Oliveira. Santos-SP. Bacharel em Engenharia Civil por formação e escritora por gosto. Estuda para concursos e se dedica às aulas particulares de exatas, ao namorado, à família e às suas atividades na igreja. Ainda não descobriu seu propósito na vida, mas tem certeza de que tem um. Pede que Deus a guie por esse caminho até a sua volta.

 

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Inveja

  1. Christian

    Mas pessoas superiores tambem gostam de humilhar os mais fracos, e ainda não querem ser alvo de ódio?

  2. Christian

    Eu fui burro com meu comentario. É que as vezes me sinto fraco mesmo. Um comentario de quem não conhece a si mesmo. Eu naõ sinto inveja de ninguem na verdade. Nõa trocaria o que sou pra ser alguem a outra pessosa. Eu sei o quanto conheço sobre mim e amo ser eu mesmo. Me desculpa.

Deixe um comentário

