A vida quer da gente é coragem

Por Isaias Costa

22788722_2116145748411391_1699317793806510957_n

Nessa semana eu me deparei com uma frase muito bonita do extraordinário escritor Guimarães Rosa, na qual ele falava que a vida exige de nós CORAGEM. Sem a coragem não conseguimos dar conta da nossa missão, do que viemos fazer nesse mundo. Segue a linda frase dele.

*********

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

Guimarães Rosa

*********

Apesar de curta, ela nos traz grandes lições, e a maior delas, é que a vida passa por ALTOS E BAIXOS. Existem momentos de êxtase e momentos de tristeza, de recolhimento. Momentos de muito trabalho e momentos de descanso. Inclusive, recentemente escrevi um texto falando sobre esses altos e baixos e comparando com a função senoidal da matemática. O link está logo abaixo.

Como lidar com a dor?

Lendo essa frase levei imediatamente para esse exato momento da minha vida. Os textos novos para o blog estão um pouco mais espaçados no tempo não porque estou sem inspirações ou com dificuldade para escrever, mas porque estou exatamente em um momento de “aperto da vida”. Vou explicar melhor!

Não se trata de aperto no sentido de sofrimento e dificuldades, muito pelo contrário. É um aperto bom, um aperto que tem despertado ainda mais minha força e vontade de trabalhar em prol do bem. Ou seja, um aperto que vem despertando cada vez mais a minha coragem, que como sempre digo por aqui, é a capacidade de se viver pelo coração.

Tenho me dividido entre as muitas aulas que ministro ao longo da semana, um curso de formação em Psicanálise que está na etapa final, com o estágio e as supervisões semanais, juntamente com suas atividades extras como seminários e grupos de estudo, as atividades físicas (que para mim são sagradas). E claro, não posso deixar de lado um tempo para estar com a família e os amigos queridos. E também para as meditações diárias.

Então eu tento encaixar a escrita entre essas várias atividades do cotidiano. Não é fácil, exige muito FOCO da minha parte!

O bacana é que tenho bastante consciência de que depois de um momento de maior aperto, a vida dá uma afrouxada. Logo logo estarei de férias por exemplo (lembrando que esse texto está sendo publicado no fim de outubro). E nas férias, certamente terei um tempo maior para me dedicar aos textos e suas publicações sistemáticas.

Assim como é na minha vida, sei que é assim também na sua. Essa reflexão é para lhe dizer principalmente isso, que essa é uma dinâmica da VIDA, da vida como um todo.

Se você é um ser humano, não dá pra fugir dessa realidade. Bem! Até que dá, mas você pagará um preço caríssimo por essa negligência. Nessa hora sempre me lembro das sábias palavras de João no livro do Apocalipse:

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”

Apocalipse 3:15,16

Tenha cuidado para que você não seja acometido por esse mal de ser morno, porque sendo morno, a própria vida se encarregará de lhe vomitar. Desculpe se essas lhe pareçam palavras duras, mas essa é a realidade da vida. Ela exige CORAGEM. Seja corajoso e jamais você fará parte do time dos mornos…

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

Guimarães Rosa

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A vida quer da gente é coragem

  1. Débora

    Que belo texto! O que a vida realmente quer da gente é coragem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s