Os três tipos de doação

Por Isaias Costa

552604_397124710337132_1745815012_n

Doar nosso tempo é uma das maiores doações…

Nesse momento estou lendo um livro maravilhoso da monja budista Jetsunma Tenzin Palmo chamado “No coração da vida” e a cada página estou aprendendo mais coisas e mudando algumas perspectivas. Ele tem também me inspirado bastante a escrever. Farei uma breve reflexão sobre os três tipos de doação, que ela explica com bastante didatismo nesse livro. Abaixo está transcrito o trecho no qual ela fala sobre isso…

**************

“Na linguagem budista, existem três tipos de doação. Em primeiro lugar, a doação de presentes materiais. Em segundo lugar, a doação do Darma. Isso significa estar ao lado das pessoas ouvindo-as, tentando ajudá-las de alguma maneira, até mesmo clareando um pouco suas mentes, oferendo conselhos. E depois há também a doação do destemor, de ser um meio de proteção e ajudar os outros a descobrirem a sua própria coragem – esse é um presente que não tem preço.”

=> Clique aqui para ler o texto completo

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Os três tipos de doação

  1. Jonivaldo Fernandes de Souza

    MEU CARA AMIGO ISAIAS COSTA, BOA TARDE!

    ESTOU TERMINANDO O CURSO DE FILOSOFIA PELA UFPI, E GOSTARIA DE OBTER A SUA OPINIÃO DO TEMA QUE SE REFERE AO NOSSOA GRANDE “RAUL SEIXAS” A IMPORTÂNCIA DAS LETRAS DAS MÚSICAS NA FILOSOFIA E POÍTICA DE RAUL SEIXAS.

    SAUDAÇÕES RAULSEIXISTAS.

    JONIVALDO FERNANDES – VADO DO PT

    ________________________________

    • Uau! Esse tema dá pano pra manga viu meu amigo! Dá pra fazer um ótimo trabalho sobre esse tema. O Raul queria impactar as pessoas de um forma única e brilhante, e de uma forma que não tivesse distinções. O desejo dele era que todas as pessoas pudessem cantar suas músicas e promovessem a própria liberdade.
      Com relação à política diversas de suas letras foram censuradas porque criticavam de um forma bem ácida o governo. Letras como “Metrô linha 743” é um bálsamo de reflexões a serem colocadas no teu trabalho.
      E acredito que o tema que seria o mais central da tua monografia e conecta com a Filosofia é a LIBERDADE. Vale a pena tu procurar livros do Pierre-Joseph Proudhon para ler, pois o Raul se inspirou muito nele. Recomendo também que tu leia o livro “O poder do mito” de Joseph Campbell e também o livro “A primeira e última liberdade” de Jiddu Krishnamurti.
      E não deixe de ler também a tese de doutorado do Luiz Alberto de Lima Boscato chamada “Vivendo a Sociedade Alternativa”. Ela é estupenda, li de cabo a rabo.
      Todas essas referências são incríveis, daí pode ter certeza que elas por si só vão te levar pra outras e outras leituras.
      E claro! Pode se utilizar de tudo que tiver no blog “Universo de Raul Seixas”. É uma honra poder contribuir com os amigos raulsseixistas para ampliar o legado desse baiano arretado!
      Grande abraço e sucesso no teu trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s