Tenha muito cuidado com pessoas “Miss- Simpatia”

Por Isaias Costa

20160321-miss-simpatia

Filme “Miss Simpatia”

Se você já leu algum texto escrito por mim, esta não é a primeira vez que falo sobre o “Caminho do meio”, que considero o caminho perfeito, tão ensinado pelos grandes mestres no mundo todo, em especial Buda Gautama que associou o caminho do meio com o afinar das cordas de um violão. Se você puxar demais as tarraxas as cordas arrebentam, porém, se deixá-las muito frouxas, o violão não tira som algum.

Uma dos comportamentos humanos que muitos pensam que não precisa desse equilíbrio é a SIMPATIA. É como diz o título desse texto: Tenha muito cuidado com pessoas “Miss- Simpatia”. Elas podem estar escondendo algo que você, por ingenuidade, não consegue enxergar.

Antes de prosseguir, compartilho algumas palavras do grande mestre Paramahansa Yogananda, que me inspiraram a escrever esse texto. Confira…

********************

Seja genuinamente amistoso quando estiver com os outros. Nunca seja “desmancha-prazeres”. Você não precisa gargalhar como uma hiena, mas também não fique de cara fechada. Simplesmente sorria. Seja amável e gentil. Contudo, sorrir exteriormente quando, na verdade, sente raiva ou mágoa interiormente, é hipocrisia. Se quiser ser digno de estima, seja sincero. A sinceridade é uma qualidade da alma que Deus deu a todo ser humano, mas nem todos a manifestam. Acima de tudo, seja humilde. Mesmo que tenha admirável força interior, não oprima os demais com a força de sua natureza. Seja calmo e tenha consideração com eles. Essa é a maneira de desenvolver o magnetismo que fará com que gostem de você.

Paramahansa Yogananda

************************

Nessas poucas palavras ele está nos alertando sobre essas pessoas que são sorridentes demais, que gargalham como uma hiena. Ele nos ensina a simplesmente sermos amáveis e gentis. Só isso basta, esse é o ponto ideal, de quem vive em equilíbrio.

Sou alguém que pode falar com propriedade sobre isso, porque já convivi por mais ou menos uns 3 anos com uma mulher que era conhecida por ser a “Miss Simpatia” do local onde estudava, o curso de Física na UFC.

Essa professora, não importava o que você dizia pra ela ou como você estivesse, ela estava sempre com um sorrisão no rosto.

Eu ficava com uma pulga atrás da orelha quando a observava, até porque era estranho o fato de ela ser casada com um homem que era o seu total oposto. Era quase um “cavalo batizado”, como dizem alguns! Vai entender? Nessa hora se aplica bem o velho ditado que diz que “os opostos se atraem”, não é?

Bem! Na época do curso de Física eu não estudava os assuntos psicológicos, não estudava a Lei da Atração, nem a Filosofia nem nada disso, mas tinha INTUIÇÃO. Aliás, desde pequeno eu tenho uma intuição mais aguçada. E sabia que ela não era bem como aparentava.

Prestando bastante atenção ao seu comportamento, percebi que existia certa arrogância, de achar que sua forma de fazer as coisas era a única que era certa, ou também que sua presença no trabalho era insubstituível, enfim, posturas de alguém que ainda precisava mergulhar fundo no autoconhecimento.

Hoje, com um olhar mais amadurecido e também com anseios absolutamente diferentes dos que tinha na época, posso afirmar pra você: As pessoas que são “Miss Simpatia” quase sempre estão escondendo um lado sombrio que elas próprias nem enxergam direito, por isso que devemos olhar para elas com bastante cuidado.

Mas, e se for você essa pessoa? Calma! Não tem problema! Você pode melhorar. Não precisa se preocupar tanto. Uma dica que lhe dou está implícita nesse texto. Procure ler mais os textos e livros do querido Paramahansa Yogananda! Ele entendia como ninguém essa verdadeira arte de buscar o equilíbrio em tudo, até porque ele foi conduzido por um dos maiores mestre da Índia, o grande Sri Yukteswar.

Enfim! Esse pequeno texto é apenas para que você reflita sobre o equilíbrio na vida. Ser extremamente sorridente e simpático pode e provavelmente é indício de alguém que está com um lado de sua sombra mal resolvido e que precisa ser dada uma atenção especial…

 

 

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Tenha muito cuidado com pessoas “Miss- Simpatia”

  1. Kazuhiro Nitta

    Soa falso a pessoa querer ser sempre simpática! Ao meu ver uma pessoa é interessante quando ela mescla o “doce e o azedo” ou o “doce e o amargo” dentro de si… Uma personalidade 100% doce é enjoativa e diabética.

  2. Eliel

    Bom Dia Isaias ,muito bom suas publicações pois nos traz conhecimento Discernimento e aprendemos a observar que a sabedoria da vida se resume em sermos criativos e inteligentes em querer aproveitar cada segundo com conhecimentos encantadores que preenche nossas mentes com paz ,e amor gosto muito dos assuntos sobre o Osho .Felicidades parceiro e muito obrigado por todo Conhecimento e sabedoria de vida que nos concede a cada novo texto ,muita luz,paz,e Amor pra sua vida Abraços …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s