Ser feliz é complexo e fácil ao mesmo tempo

Por Isaias Costa

POR-QUE-É-TAO-DIFICIL-SER-FELIZ-FOTO-02

Provavelmente você já escutou ou leu uma famosíssima frase presente na bíblia sagrada dos cristãos em Eclesiastes ou nos Provérbios que diz: “A felicidade não é deste mundo”, não é mesmo? Você concorda com ela? Essa frase pode nos levar a grandes reflexões!

Ela é sim verdadeira, porém, existe um simbolismo por trás que precisa ser compreendido. Quando falamos “não é deste mundo” estamos nos referindo ao mundo da matéria, a tudo aquilo que perece, ou seja, que começa aqui e termina aqui, como dinheiro, viagens, carreira, status, reconhecimento, relacionamentos etc. Se você buscar a felicidade em tudo isso só terá um destino, a frustração!

Quero neste breve texto lhe levar a refletir junto comigo que atingir o estado de felicidade é complexo e ao mesmo tempo fácil!

Nessa hora talvez você pergunte: Como assim complexo e fácil? Essas duas coisas não são contrárias? DE FORMA ALGUMA. Vou explicar o porquê.

Fica mais fácil entender pelo seu verdadeiro contrário.

O contrário de complexo é o simples

O contrário do difícil ou complicado é o fácil

Inclusive o termo COMPLEXO foi amplamente desenvolvido pelo psicoterapeuta Carl Jung em seus livros. Como o próprio nome diz, é um conceito bastante complexo de assimilar, mas vou tentar facilitar as coisas pra você que me lê! hehehe

O complexo é como se fosse uma espécie de rede que interconecta uma série de coisas diferentes sabe? Com relação à vida humana a complexidade tem a ver com os setores da vida, que são muitos, mas didaticamente eu gosto de dividir em 8, que são: (Família, Amigos, Relacionamento amoroso, Finanças, Trabalho, Lazer, Saúde e Espiritualidade). Para se conquistar essa tão sonhada felicidade é preciso a busca do equilíbrio entre esses 8 setores. Daí que vem o conceito de complexidade, porque envolve uma teia e todos eles estão inter-relacionados.

Por exemplo. Se eu estou com problemas no meu relacionamento amoroso, eu fico baixo astral e certamente isso pode interferir na eficiência do meu trabalho, ou pode me fazer descarregar raivas e frustrações nos meus amigos, dificultando a convivência.

Outro exemplo comum. Se estou passando um perrengue financeiro, como posso pensar em fazer aquela bela viagem com a família e passar com eles uma semana na praia curtindo e tomando água de coco? O problema financeiro pode gerar conflitos na família, na saúde do corpo, no relacionamento amoroso etc.

Se não dou importância à parte da espiritualidade, quando acontecer algo que seja injusto comigo ou com alguém que eu amo, provavelmente irei me rebelar contra o mundo achando que o planeta Terra é o pior lugar do universo etc etc.

Esta é a complexidade com relação à felicidade. Mas eu disse que ao mesmo tempo é fácil ser feliz. Como assim você diz que é fácil Isaias?

É fácil porque a felicidade é o nosso estado primordial sabia disso? A prova maior é você olhar para um bebê recém-nascido. Ele é triste? Ele é infeliz? NÃO.

E uma criancinha bem pequena? Que recebe os cuidados maternos de alimentação, tem moradia e as coisas mais básicas? Ela é infeliz? NÃO.

Nós aprendemos a ser infelizes por conta da vida e da SOCIEDADE. Nessa hora lembro até a belíssima obra do grande Sigmund Freud: “O mal estar da civilização”. Nesse livro ele fala amplamente sobre a questão da felicidade, que está relacionada diretamente com a cultura, os costumes e o desenvolvimento de um país. Tudo isso é bastante complexo, mas é fácil de entender. Qualquer pessoa pode entender bem facilmente!

E a pergunta que não quer calar? A pergunta universal. O que fazer pra ser feliz?

A resposta mais cliquê de todas é: AME. Aprenda a AMAR.

Por mais que seja cliclê, essa frase vai ao âmago da questão. Porque o amor é a chave para destravar tudo na nossa vida.

Com o amor verdadeiro está conectado o AUTOCONHECIMENTO. E com ele o equilíbrio. Veja só! Quanto mais eu aprendo a amar, mais eu cuido do meu corpo (SAÚDE), mais eu vejo a transcendência que há na vida (ESPIRITUALIDADE), amando eu posso cuidar melhor das amizades (VIDA SOCIAL), serei mais atencioso com a FAMÍLIA, terei um RELACIONAMENTO AMOROSO mais harmonioso e digno.

Sendo feliz, descobrirei qual é minha verdadeira vocação. E sabendo dela, vou trabalhar naquilo que amo fazer. E trabalhando com o que amo, a felicidade vem junto. E não só ela, eu vou ganhar dinheiro o suficiente para ter uma vida plena e realizada.

Isso não tem nada de difícil, de complicado. Só é difícil para quem tem MEDO, que é o polo oposto do amor. Lembra as palavras de Jesus: “O amor afasta todo medo…”? Não é difícil, no entanto, é complexo. Exige que você dê atenção aos diversos setores da vida. Exige que você “arregace as mangas e vá à luta”, como se costuma dizer!

Esse texto não é nenhuma receita de felicidade, até porque eu não acredito nisso. A felicidade na verdade é uma das coisas mais complexas que existe. Não é à toa que existem milhares e milhares de livros falando sobre isso e quase 61 milhões de citações no Google (pegando dados de 12/17).

Reflita com carinho sobre tudo que levantei aqui e não confunda algo complexo com algo difícil. São coisas absolutamente diferentes!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Ser feliz é complexo e fácil ao mesmo tempo

  1. Pedro Dias

    Vejo todos os acontecimentos de nosso dia a dia como uma bola de neve, onde somente o autoconhecimento é capaz de frear algo ruim que poderia ir adiante.
    Por exemplo: seu dia muda quando alguém lhe dá um “bom dia” e você responde; também muda se você der um “bom dia” e a pessoa nem sequer olha para você. Porém, aquele que possui o autoconhecimento simplesmente entenderá que a pessoa não está em seu melhor dia e continuará tratando bem à todos que encontrar pela frente. Enfim, só um comentário que achei pertinente fazer 🙂

    • Pois é Pedro! As nossas emoções flutuam o tempo todo, e não é diferente com a alegria e a tristeza. Oscilamos o tempo todo entre as duas. No entanto, com o aprofundamento no autoconhecimento trabalhamos dentro de nós a ACEITAÇÃO, e com a aceitação a transmutação de uma emoção em outra se torna muito mais tranquila e nossa paz de espírito já não é mais abalada!
      Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s