Conselho muito bonito de Roberto Shinyashiki ao pais

Por Isaias Costa

Filhos crescidos

Hoje, 12/08/18, é o dia dos pais e venho trazer uma breve reflexão em homenagem a todos os pais.

Esses dias ouvi um programa de radio excelente com o grande escritor e palestrante Roberto Shinyashiki. Trata-se do programa “O sucesso é ser feliz” na Radio Mundial de São Paulo [link do podcast aqui].

Ao longo do programa ele falou algo sobre ser pai que me deixou muito pensativo e vim compartilhar com você que me lê.

Ele disse que a melhor postura de um pai é ser a cada dia que passa um pouquinho menos pai e um pouquinho mais amigo dos seus filhos.

E continuou. Quando seu filho nasce ele precisa de você 24h por dia. No dia seguinte ele precisa um segundo a menos, depois um segundo a menos. Ao mesmo tempo em que ele continua precisando de você como um amigo.

É preciso compreender bem a proposta lançada por ele. Por que ele disse tudo isso? Porque ele sabe que muitas vezes, ou o pai se ausenta de vez da vida do filho, ou se torna tão autoritário que atrapalha o bom desenvolvimento humano, social, intelectual do filho.

No mundo em que vivemos hoje, infelizmente muitos pais tendem a ser mais ausentes, o que é bastante triste, pois as crianças que crescem sem essa presença se tornam carentes afetivas e criam lacunas existenciais que jamais serão preenchidas.

Mas hoje não é dia para falar sobre coisas tristes. Vamos falar de coisas boas! A você que é pai e caiu nesse texto. PARABÉNS por você ser quem você é. Com certeza você tem dado o melhor de si para educar o seu filho ou filhos.

Talvez essa perspectiva seja nova, então vale a pena pensar um pouquinho sobre ela. Não tenha medo de se tornar mais e mais amigo dos seus filhos a cada dia. Esse é o caminho natural da vida. Quando temos filhos, os criamos para se autodesenvolverem, somos uma espécie de suporte emocional e financeiro para eles. E quando se tornam adultos, apenas suporte emocional (na maioria dos casos é claro!).

Ainda não sou pai, mas se vier a me tornar, seguirei esse conselho maravilhoso do Roberto Shinyashiki. Ele é uma figura pública, mas quem acompanha o seu trabalho, como é o meu caso, sabe o quanto ele foi e continua sendo um pai exemplar. E inclusive um dos seus maiores best-sellers, enfatiza imensamente a importância de dedicar um tempo especial a estar com a esposa ou o marido, e com os filhos. Trata-se do livro “A carícia essencial”, que recomendo fortemente a leitura. Esse livro é super fácil de ser adquirido nas livrarias pelo Brasil afora.

Nesse mesmo programa ele também disse que, à medida que o pai vai envelhecendo, os papéis de invertem. Os filhos vão de certa forma se transformando nos nossos pais, já que as forças vão diminuindo, as capacidades do corpo vão ficando menores e o nível de dependência das pessoas queridas vai se tornando paulatinamente maior.

Ele fala abertamente que os seus filhos fazem por ele hoje em dia muito mais do que ele fez pelos filhos enquanto cresciam. Não é maravilhoso? É uma via de mão dupla.

Mais uma vez eu reforço! Seja um pai presente, porque assim os seus filhos terão um prazer em ser esse suporte na velhice. Afinal, você conhece bem aquela frase que diz que quem muito se ausenta uma hora deixa de fazer falta.

Seja para seus filhos alguém importante, no mais puro dessa palavra, que significa “importar para dentro”. Ou seja, ser carregado no coração de quem ama.

A melhor maneira de se tornar importante é sendo um pai presente e que a cada dia se tornar um pouquinho menos pai e um pouquinho mais amigo dos filhos…

FELIZ DIA DOS PAIS

 

 

 

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Conselho muito bonito de Roberto Shinyashiki ao pais

  1. Pingback: Conselho muito bonito de Roberto Shinyashiki ao pais – Na Era do Marketing Digital

  2. Uma conversa muito especial. Muitas vezes querendo fazer o certo, nós, os pais, trilhamos caminhos tortuosos. Em nome do “amor”. Feliz dia dos pais!!! Gostaria de ter o meu próximo e dar um forte abraço…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s