Desconfie de toda terapia que promete ser rápida e certeira

Por Isaias Costa

scuola-psicologo

Li um texto bem curtinho da querida psicóloga Caroline Treigher que me fez refletir sobre o imediatismo da nossa sociedade, que por conta disso está cada dia mais adoecida.

Há um lado positivo que é o fato de mais pessoas estarem aos poucos buscando terapias, mas há também um lado tremendamente negativo que são as diversas pessoas que vem trazendo soluções mágicas para a cura das nossas mazelas interiores! Segue abaixo suas palavras.

************

Jung dizia que o maior obstáculo ao crescimento pessoal é a preguiça. Estava certo. A maioria das pessoas quer obter os resultados do amadurecimento, sem trilhar o caminho que a ele conduz. Não quer iluminar-se, mas ser iluminada. Para isto, lindas teorias e práticas terapêuticas dissociativas, de “despertar espiritual” podem parecer bem convenientes. Desconfio de toda terapia que promete ser rápida e certeira. Via de regra constitui uma perigosa tentação do ego inflacionado, que deseja chegar à luz sem passar pela sombra…

Caroline Treigher

***********

A primeira frase já resume tudo. A PREGUIÇA é o maior obstáculo para o crescimento pessoal. A maioria das pessoas não sabe, mas a raiz dessa palavra vem de PRÉ + IÇA, ou seja, vem do movimento que antecede o içar de alguma coisa. O verbo içar está relacionado com o levantamento ou tracionamento de algo pesado. Então é como se a pessoa pensasse igual ao carteiro Jaiminho do seriado Chaves: “É que eu quero evitar a fadiga…”. Antes de içar algo vem essa mensagem na minha mente e acabo não fazendo nada, porque será trabalhoso, será desgastante. Não é interessante a etimologia dessa palavra?

5b10f3fd7a267f36913870c540465f63

O caminho do autoconhecimento é doloroso, e precisamos mergulhar nas nossas sombras para só então transcendê-las, iluminá-las com a luz da consciência.

Aproveito para comentar um pouco sobre a preguiça que os brasileiros de um modo geral têm com leituras e com vídeos ou podcasts muito longos! É a coisa mais comum haver comentários no youtube dizendo que tal vídeo é muito longo e quase sempre esses canais não têm a mesma visibilidade que outros. Se algum vídeo tem 10 min ou mais, a maior parte das pessoas assiste apenas uma parte do vídeo ou porque não gostou ou se gostou dizem a si mesmo: “Já entendi o que fulano(a) quis dizer…”. Será? Será mesmo que entendeu?

E as linhas terapêuticas como a Psicanálise ou a Psicologia Analítica, que por natureza são longas e levam os pacientes ou clientes a mergulharem em suas sombras são procuradas por pouquíssimas pessoas, e destas, um número ainda menor prossegue por mais do que alguns meses!

Eu já me utilizei da metáfora dos degraus da escada em alguns textos e retomo nesse. Ninguém sobe uma escadaria de 20 degraus pulando do 1º direto pro 20° ou pro 15° ou pro 10°. A pessoa sobe de um por um e enquanto está deslocando um pé de um degrau para o outro, deixa um pé bastante fincado no degrau precedente.

É assim que acontece com os processos terapêuticos. Eles levam tempo, porém, se você leva a sério esse mergulho nas sombras para transcendê-las, acontece aos poucos o que Jung chama de INDIVIDUAÇÃO, que é você se tornar um indivíduo, ou seja, alguém que não está dividido em seu interior.

A individuação é algo pra vida toda. Nenhum de nós consegue atingir a plenitude do self, também chamado de “si mesmo”. Porém, com esforço podemos atingir um equilíbrio e estabilidade muito grande.

Convido você nesse pequeno texto a se questionar se sua vida realmente está como você gostaria que estivesse. Se você está feliz com as escolhas que fez, com as amizades que tem, com os relacionamentos que atraiu para si, com o emprego que desempenha, com suas finanças, com a sua sexualidade, com a sua espiritualidade, com a saúde física etc. etc.

As terapias podem ajudar imensamente em todos os pontos citados e muitos outros! Busque ajuda, não tenha essa preguiça que tão enfaticamente a Caroline e eu transmitimos. Procure fontes confiáveis e saiba que as terapias que prometem curas da noite pro dia certamente são barcos furados. Caia fora o mais rápido que puder!

Muita luz no seu caminho…

 

 

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Desconfie de toda terapia que promete ser rápida e certeira

  1. Pingback: Desconfie de toda terapia que promete ser rápida e certeira (é um bálsamo uma explicação assim, quando depois de muita caminhada, alguém se acha no direito de te dizer: – você só fala!) Despretensiosamente para machucar. Sei lá, entende? &#

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s