Abraço na alma

Por Andreia Carvalho

cde1b463eb40faa8ae81236602c3d882

Existem muitas formas de demonstrar carinho e afeição por alguém, porém um gesto universal é o contato físico através do abraço. Quando dois corpos se aproximam e afetuosamente se entrelaçam num gostoso aperto, as sensações ultrapassam a barreira física, um hormônio chamado oxitocina é liberado e somos inundados de um sentimento de prazer e bem-estar. Muitas vezes faltam palavras para consolar alguém, não temos como expressar o sentimento de reencontrar quem amamos, quando nos angustiamos, quando as dores tornam-se insuportáveis… um ABRAÇO melhora o nosso dia, alivia e alegra a nossa alma.

O inacreditável disso é que, estamos vivendo um tempo singular na história da humanidade, onde por causa de um vírus que ameaça a vida das pessoas, estamos sendo orientados pelas as autoridades competentes a não abraçar para salvar vidas.

Mas acredito que podemos abraçar as pessoas sem tocá-las!

Às vezes recebo abraços a milhares de quilômetros de distância, porque existem pessoas que tem a habilidade de abraçar a nossa alma sem a necessidade do contato físico.

Em tempos onde recebemos recomendações de se afastar, isolando-se fisicamente, ainda podemos demonstrar carinho e afeto por quem amamos e por qualquer pessoa que precise de carinho. Ainda há um arsenal de ferramentas para trazer bem estar e afago!

ABRACE AS ALMAS…

Podemos tocá-las com PALAVRAS afetuosas. Muitas pessoas precisam saber o quanto são importantes na sua vida, o seu valor inestimável. E a verdade é que o tempo vai passando, a vida é corrida, e as palavras de carinho que podem mudar uma relação são deixadas de lado. Abrace uma alma lembrando a ela do seu próprio valor.

Podemos também acarinhar alguém com um SORRISO. Encontramos diariamente tantas pessoas desconhecidas, algumas até com suas defesas para esconder as dores da vida, mas o fato é que diante de um sorriso verdadeiro nos desarmamos. Existe um provérbio que diz que “a boca fala do que o coração está cheio”, e acrescento que podemos comunicar amor através de um gesto simples como esse, se for o caso que haja de reserva no coração. O interessante é que para se extrair um sorriso, diferentes culturas usam variadas palavras que fazem os dentes ficarem à mostra, mas quando queremos tocar uma alma, basta ser apenas outra alma.

Há ainda uma forma linda de acariciar uma alma que é quando dispensamos ao outro um OLHAR RESPEITOSO. Esse distanciamento de olhar a dor do outro, acolhe e afaga qualquer alma cansada. É tão bom quando o outro nos acolhe. A palavra acolher significa oferecer refúgio, proteção, conforto. E tem dias que é só o que precisamos é ser acolhido em meio às tempestades que a vida nos impõe, ser confortado com cobertas quentes de “eu entendo você”.

SILENCIAR é também abraçar alguém. Só entende o valor de um ouvinte que silencia diante das suas queixas, quem já precisou muito ser ouvido. Há muitas pessoas que não conseguem oferecer uma boa escuta, porque estão sempre colocando os seus problemas como mais importantes em detrimento das dores do outro. O silêncio dos julgamentos é como uma brisa suave que enche a nossa alma de esperança.

E é isso que abraços sinceros nos trazem, esperança para acreditar que tudo vai melhorar!

Quando abraçamos alguém, sentimos dois corações batendo simultaneamente, às vezes descompassados, mas nem ligamos pra isso, porque não estamos em busca de conforto físico, buscamos com esse aperto conforto para nossa alma.

Não economize em abraçar almas, advirto apenas que espere um pouco para sentir além da alma!

*******

IMG-20191006-WA0000Andreia Carvalho, moro na cidade do Rio de Janeiro, sou Psicóloga Clínica e amo escrever. Escrevo sobre psicologia e gosto de enfatizar a importância da espiritualidade na vida do ser humano. Costumo definir minha vida com uma frase de Viktor Frankl “Encontrei o sentido da minha vida, ajudando os outros a encontrar o sentido das suas” e três coisas não podem me faltar: fé, livros e café!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s