O ser vem sempre antes do fazer

Por Isaias Costa

“Você está aqui para realizar um propósito interno e externo. O propósito externo tem a ver com o fazer e o propósito interno com o Ser.

O propósito externo é sempre secundário. Já o propósito interno é primário, fundamental e essencial para que a sua existência se expanda e tenha sentindo.

Se você tentar atingir o seu propósito externo, sem atingir o propósito interno, mesmo que conquiste uma certa quantidade de coisas no campo material, sua vida ainda carecerá de sentido.Ser é a prioridade do seu espírito, mesmo que não saiba disso.

Quando você focaliza a sua atenção para atingir o propósito interno, naturalmente você realiza o seu propósito externo e descobre exatamente o que veio fazer neste mundo.

Para realizar o seu propósito interno, você terá que transcender as forças retalhadoras do mundo e do mental coletivo que o pressionam e tentam estilhaçar a sua integridade para se tornar um pequenino “eu” sofredor e que depende emocionalmente de tudo.

Comece já a trilhar o caminho da sua natureza, pratique a arte da autonomia emocional, por que a sua liberdade começa a partir do momento que alcance autonomia emocional. É na liberdade que você descobre o seu Ser. E só estando livre poderá amar de verdade.”

Horácio Frazão

******

Quanto mais o tempo passa, mais essa verdade se torna real e internalizada em mim. Antes de eu fazer qualquer coisa sempre me pergunto: “Isso está conectado com o meu ser? Com quem sou de verdade?”. Se não está nem sequer cogito a possibilidade de começar!

Esse pequeno texto do Horácio pode até nos levar a refletir sobre as milhões pessoas que tem muita iniciativa, mas pouca acabativa! Começam mil e um projetos, mas não seguem adiante porque falta esse ponto principal que é o SER.

Qualquer coisa que fizermos pensando apenas no ter é muito pequeno, porque as coisas puramente materiais são perecíveis. Começam e terminam aqui, não podemos levar com a gente depois que vamos embora desse mundo!

Precisamos nos focar naquilo que levamos para sempre como registros de alma, que são os afetos, os momentos inesquecíveis que compartilhamos com as pessoas queridas que cruzam o nosso caminho.

É muito real o que ele diz sobre priorizar o ser. Quando o fazemos, naturalmente vamos descobrindo o porquê e para que viemos pra esse mundo!

Também já tive muitos momentos de deserto pessoal, inclusive tive uma depressão bem forte em 2009 que já comentei diversas vezes por aqui! Era o meu ser que estava completamente desconectado do meu propósito de alma, que está voltado para a EDUCAÇÃO.

Escrever é uma forma de Educação, pois a cada texto estou ensinando algo bom, transmitindo conhecimentos e vivências que certamente podem auxiliar a vida de muitas pessoas que se conectarem a eles!

Agora leve esse questionamento para a sua vida! Quando você silencia todos os barulhos da sua mente e pensa no que faz a sua alma queimar de alegria, o que vem? O que você sente? É a conexão profunda com esse sentimento que lhe indicará o caminho, é o seu SER falando para onde você deve seguir! Basta que tenha essa coragem e determinação para seguir por esse caminho de alma.

É normal que o medo venha ou você se sinta inseguro em muitos casos, mas é assim mesmo! Nessa hora uso uma das máximas da espiritualidade que só ela já vale por esse texto inteiro: “Quando você segue o seu coração mas não vê a ponte diante do abismo à sua frente. Dê um salto de coragem que a ponte aparece”.

Claro que se trata de uma linguagem metafórica, mas que é muito bonita. A  nossa trilha vai sendo criada a medida em que caminhamos…

Portanto! Siga a sua alma, siga o que arde no seu coração. Pois o ser vai lhe levar naturalmente ao fazer e ao ter…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s