A ideia de “mais” transformou toda a Terra em um hospício

Por Isaias Costa

“É fácil ficar frustrado com as coisas terrenas. Mais cedo ou mais tarde você poderá ver toda a estupidez de se ter mais dinheiro ou mais poder. Mais cedo ou mais tarde você poderá ver toda a inutilidade da própria ideia de “mais”, porque o “mais” não traz nada senão infelicidade. Ela afasta de você toda a bem-aventurança, toda a paz. Ele é destrutivo. Ele só lhe causa medo, tremor, ansiedade, neurose. Ele o deixa louco; isso pode ser visto muito facilmente. A ideia de “mais” transformou toda a Terra em um hospício.”

Osho

******

É muito verdadeira a ideia levantada pelo Osho com essas palavras. Venho refletindo bastante sobre o consumismo desenfreado e o quanto isso vem destruindo o nosso planeta.

Infelizmente, de um modo geral, nós seres humanos temos muita dificuldade em sentir satisfação, assim a medida do querer acaba se tornando uma verdadeira loucura! Porém, nada na natureza funciona na base da insatisfação! Ela funciona na forma de ciclos, tudo tem começo, meio e fim e tudo recomeça…

Por que conosco seria diferente disso? É simplesmente o nosso que nos afasta dessa verdade incontestável! Por mais que queiramos muito dinheiro e poder e até consigamos, a morte vai nos levar e tudo isso terá outro destino. O dinheiro vai ser disputado por quase todos os familiares e o poder será simplesmente transferido para outra pessoa!

Em vez de alimentar toda essa loucura, penso que é muito mais interessante a ideia de suficiência. Ela é sinônimo de completo, cheio! Ou seja, se tenho o suficiente, não preciso de mais, porque esse mais vai transbordar. Mas transbordar pra onde? Se nós estamos em um planeta finito?

Essa é a principal questão. Como Gandhi já dizia no século passado: “Há recurso suficiente para a toda a humanidade, mas não há o suficiente para a ganância do ser humano”.

Ganância é querer cada vez mais e a qualquer custo, mesmo que isso destrua todo o planeta! Inclusive já existe todo um movimento para colonizar o planeta Marte. Já pensou? Sei que existem diversas opiniões e visões a esse respeito, mas eu penso que se não tivéssemos toda essa ganância, o planeta Terra seria um imenso paraíso, o que na realidade já é esse paraíso, nós é que a transformamos num hospício.

O senso de suficiência é que nos dá a paz de espirito e também um maior sentimento de conexão com o nosso planeta tão maravilhoso! Quero com esse breve texto apenas lhe relembrar o que você já sabe! Por uma humanidade que busca a suficiência e não o querer mais e mais de forma gananciosa…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s