Só é possível o diálogo se houver compreensão

Por Isaias Costa

Li uma frase que desconheço a autoria e que traz uma verdade incrível, algo que infelizmente anda muito em falta nos últimos anos, a compreensão!

A frase diz o seguinte: “Eu achava que o diálogo era a chave de tudo, mas na verdade é a compreensão que é. Você pode falar tudo o que te incomoda, mas se a pessoa não entender, já era”.

Eu amo conhecer as raízes das palavras, e com a ajuda da etimologia, fica ainda mais interessante refletirmos sobre a profundidade dessa frase!

Diálogo vem do grego di + logos, que numa acepção mais simplificada quer dizer, duas mentes. Ou seja, só é possível um diálogo verdadeiro quando duas mentes estão se entendendo.

A palavra compreensão sua própria escrita já diz tudo com + preensão (prender junto). Em outras palavras, há compreensão quando algo que está sendo dito, abordado, discutido, encontra algum espaço dentro de mim! Percebe como isso é bonito?

Talvez nessa hora você me questione: “Mas se eu der espaço pra tudo o que os outros falam é como se eu estivesse concordando com tudo o que elas dizem não é não Isaias?”. Sabia que nessa pergunta já se encontra a resposta para esse equívoco super comum?

Eu não preciso concordar, eu só preciso compreender, são duas coisas absolutamente diferentes. Mais uma vez vou pras raízes das palavras. Concordar significa “junto do coração”, ou seja, é passar pelo coração a ideia, a informação que foi transmitida.

Concordar é algo que está no nível do sentimento, compreender é algo que está no nível da mente. O coração, o sentimento, está num patamar acima da compreensão entende?

Penso que compreender é uma das grandes virtudes que nós como seres humanos podemos desenvolver! Tenho exercitado o tempo todo essa virtude. Logicamente eu erro muitas vezes, mas faz parte da caminhada de evolução.

Quando escuto ou leio algo que é totalmente diferente do que acredito, do que vivo ou propago, respiro fundo e busco compreender. É lindo perceber que na imensa maioria das vezes se trata apenas de um ponto de vista diferente. As ideias da outra pessoa não vão me submeter, me ferir, me matar, nada disso! Então consigo seguir em frente e abrir mais espaço dentro de mim para tudo o que é diferente. Percebe como isso é bonito?

Agora preciso trazer um detalhe, e que inclusive tem sido pauta em muitas discussões, principalmente da época em que estou publicando esse texto (inicio de fevereiro de 2022). Tem acontecido verdadeiros escândalos relacionados ao racismo. Assassinatos brutais de negros que foram confundidos com bandidos por puro e total preconceito.

Além dessa barbaridade também está havendo toda uma discussão sobre a criação de um partido nazista. Uau! É triste imaginar que isso esteja acontecendo em pleno 2022…

Para posturas que precisam ser execradas da nossa sociedade a compreensão não funciona de jeito nenhum. Nesses casos ela se transforma em conivência, que é aceitar o mal, percebe?

Nesse caso é preciso sim a postura de intolerância! Nessa hora eu replico uma frase que ficou bem conhecida a partir do querido Prof. Mario Sergio Cortella, mas que foi escrita pelo grande filósofo Karl Popper que diz assim: “É preciso ser intolerante com os intolerantes”.

Essa frase é simplesmente perfeita, porque quando eu não tolero a intolerância, eu volto a estabelecer a tolerância na sociedade. A negação de uma negação é o retorno de algo afirmativo. É uma lógica pura e simples!

Enfim! Eu preciso compreender para que um diálogo possa acontecer, mas se alguém vem com racismo, preconceito, nazismo, exclusão dos mais pobres, fobia com a população LGBTQIA+, xenofobia etc. Aí a coisa muda de figura, para essas posturas é preciso a intolerância! Só assim para que a nossa sociedade dê verdadeiros passos de evolução!

Espero que com toda a clareza que procurei ter com esse texto, uma luzinha tenha se acendido dentro de você e que você exercite todos os dias a virtude da compreensão…

Publicidade

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s