O esforço por se melhorar traz frutos para a vida toda

Por Isaias Costa

“Todos os instrumentos de que você precisa lhe são dados, mas você, e só você, tem de usá-los. Aqueles dentre vocês que progridem constantemente, lutando contra o NÃO interior, realizando o trabalho todos os dias, registram a crescente convicção de que, lentamente, estão saindo do confinamento e das trevas para a liberdade, para a luz e para a verdade. Qualquer um que alegue ter feito o seu melhor e não ter obtido sucesso não fala a verdade. Ele está enganando a si mesmo. Ele, ou ela, pode realizar bons esforços em áreas de menor importância, mas se recusa a ver a verdade onde ela dói mais, onde a pessoa ainda carece de libertação.”

Do livro “Não temas o mal” – canalizado por Eva Pierrakos

*******

Cada página desse livro citado acima é um verdadeiro bálsamo de sabedoria. Super recomendo a sua leitura a todos que de alguma maneira caíram nesse texto.

Nesse trecho, o “guia” está trazendo algo que ao mesmo tempo é desafiador, mas também reconfortante. Desafiador porque ele não está alisando a cabeça de ninguém ao dizer que a resposta para todos os nossos problemas e aflições está e sempre estará dentro de nós mesmos! Por isso não adianta ficar com vitimismo, colocando a culpa em Deus e o mundo pelo nosso sofrimento.

E é reconfortante pelo fato de saber que o caminho do autoconhecimento é, de fato, o mais libertador que pode existir. É como o “guia” diz, um caminho das trevas à luz. Luz que representa a verdade do ser!

Achei incrível o trecho no qual ele fala que é uma mentira a pessoa alegar que fez o melhor e não obter sucesso. Esse ponto foi o que mais me inspirou a escrever esse breve texto! Levei isso pra minha própria vida. Existem muitos, muitos pontos que ainda precisa de muito desenvolvimento e aprimoramento, e seria no mínimo falso eu sair falando sobre o que não consigo colocar em prática! Isso é desonesto e só nos afasta da luz.

Eu tenho me esforçado pra trazer pra cá como reflexões o que já venho buscando levar pra prática do dia a dia. O que me deixa muito feliz é que, apesar das minhas enormes falhas, consigo perceber pequenos progressos que representam esse sucesso que o “guia” explica!

Vou trazer apenas um exemplo do que venho vivenciando atualmente. Devido à intensa polarização e visões extremistas que o nosso país vem passando. Está sendo super desafiador manter bons diálogos com as pessoas, principalmente com quem pensa diferente da gente.

Eu me comprometi de coração a ser mais flexível e buscar compreender as pessoas que têm visões muito diferentes ou completamente opostas às minhas. Uau! Estou aprendendo muitíssimo, porque tenho me mostrado interessado, querendo realmente aprender uma visão diferente, entender no fundo, o que leva a outra pessoa a ter um pensamento que difere tanto do meu. E nessa disponibilidade em ouvir, em verdadeiramente dialogar, estou me tornando a cada dia mais tolerante, mais sereno, uma presença mais agradável por onde vou entende?

Isso é evolução verdadeira, e ao tomarmos conta disso, sabe o que é o mais interessante de tudo e que ainda não citei nesse texto? A gente não consegue mais voltar atrás! Só pensamos em seguir em frente! O autoconhecimento se torna praticamente um “vício” positivo! Queremos mais e mais nos aprimorar, melhorar quem somos interiormente!

É sobre isso que o “guia” está falando e nos incentivando! Espero que você tome essas palavras como uma bela injeção de ânimo para que você persista no seu caminho de se autoconhecer! Escrevo dessa maneira porque tenho consciência de que ninguém que caiu nesse texto ou que lê esse blog nunca buscou algo voltado para o autoconhecimento…

Sigamos juntos, num processo bem lento e gradual de evolução, mas com a certeza de que estamos dando passos firmes rumo à liberdade do ser…

*******

P.S. Breve podcast com reflexões a partir desse texto! Caso queira ampliar as reflexões fique à vontade para ouvi-lo!

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O esforço por se melhorar traz frutos para a vida toda

  1. Elisabete

    Amei!!!! Me serviu perfeitamente. Adorei o seu exemplo e vou usar para o meu dia a dia. Gratidão. Gratidão. Gratidão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s