Só ensine aquilo que você vivencia na prática

Por Isaias Costa

“Aqueles que recebem meras teorias de imediato querem vomitá-las, como um estômago irritado faz com a comida. Primeiro digere tuas teorias e não as vomitarás. De outro modo, elas serão cruas, estragadas e não nutritivas. Depois que as tiveres digerido, mostra-nos as mudanças em tuas escolhas racionais, assim como os ombros dos ginastas exibem sua dieta e treinamento, e a habilidade de artesãos mostra o que aprenderam.”

Epicteto

*****

Eu achei simplesmente perfeitas essas palavras do grande filósofo estoico Epicteto. Aqui ele está nos ensinando uma das maiores virtudes que nós como seres humanos podemos aprender, que é a COERÊNCIA, palavra que significa em sua raiz “conexão”. Ou seja, a união entre o que eu digo e o que eu faço!

É como diz aquele velho e conhecido ditado: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço…”. É ridículo colocar na prática da vida esse ditado! Torço para que você que esteja me lendo agora, se ainda em alguma área da vida se pega sendo um protagonista deste ditado que mude de postura!

Inclusive eu quero também me colocar aqui nesse texto. Já cometi inúmeras vezes essa falha e venho há muitos anos num esforço consciente de ensinar apenas aquilo que eu vivencio na prática. Os temas que eu desenvolvo por aqui são sempre voltados para algo que levo para a minha prática de vida e jamais trago dicas ou lições de coisas que não pertencem a minha realidade, exatamente para ser COERENTE.

Um exemplo simples! Você não vai me ver por aqui trazendo dicas de como educar melhor o seu filho, porque eu não sou pai. Como vou ensinar algo que não vivencio? Somente quando eu for pai, se um dia for, é que talvez eu me disponha a trazer dicas sobre educação de filhos!

Outro exemplo. Você não vai me ver trazendo pra cá dicas de investimentos financeiros como a bolsa de valores. Eu não faço a menor ideia de como trabalhar com essas coisas. Sou um zero a esquerda nessas questões, então não posso escrever sobre o que não conheço.

Agora eu posso escrever sobre teorias voltadas para o autoconhecimento, a Psicologia, e Educação, a Filosofia etc. Essas disciplinas fazem parte do meu dia a dia e simplesmente amo estudá-las a compartilhá-las. Se você curte essas áreas o “Para além do agora” é um prato cheio para você.

Assim como posso ensinar tranquilamente qualquer assunto de Matemática e Física do Ensino Médio porque trabalho com isso todos os dias há quase 15 anos. Você pode contar comigo sem pestanejar!

E dessa forma, com muita honestidade e sinceridade, vamos sendo uma melhor versão da gente mesmo. Sendo um exemplo de quem vive o que fala e ensina.

Tem um lado que o Epicteto não traz nas suas palavras, mas que está completamente ligado ao tema da coerência. Quando somos coerentes, nós passamos mais credibilidade e os outros tendem a ter mais confiança na gente! Elas pensam assim: “Eu sinto que posso confiar nessa pessoa…”. E dessa forma vínculos incríveis podem ser estabelecidos.

Sem contar que pega mal a incoerência. Ela é como essa comida estragada que o Epicteto nos traz e certamente vai fazer mal mais cedo ou mais tarde. Na internet é só o que a gente vê, os picaretas de plantão sendo desmascarados.

Um exemplo gritante bastante veiculado foi de um rapaz que era coach de relacionamentos e constantemente violentava fisicamente a sua esposa. Veja só que ridículo isso não é mesmo?

O que também aparece muitas vezes são pessoas ensinando a ganhar milhões e estão atoladas em dívidas. Como assim? É difícil até acreditar que isso acontece! Mas sim! Acontece mais comumente do que imaginamos.

Que tal levarmos essa mega sabedoria do Epicteto para as nossas vidas? Garanto a você que aplicando na prática o que ele ensina, sua vida vai dar um upgrade gigantesco e você vai agradecer pra sempre que existe a Filosofia do Estoicismo como um guia para uma vida melhor…

*********

P.S. Breve podcast com reflexões a partir desse texto. Confira!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s