Existe uma forma de transformar o passado

Por Isaias Costa

“Quando o Buda disse “Não persiga o passado” ele estava nos dizendo para não sermos subjugados pelo passado. Ele não quis dizer que deveríamos parar de olhar para o passado de forma a observá-lo em profundidade.

Quando revemos o passado e o observamos profundamente, se estivermos firmemente ancorados no presente, não seremos subjugados por ele.

Os materiais do passado que constroem o presente se tornam claros quando se expressam no presente. Podemos aprender com eles.

Se observarmos estes materiais em profundidade, podemos chegar a um novo entendimento sobre eles. Isto é chamado de “olhar novamente para algo antigo de forma a aprender algo novo”.

Se soubermos que o passado também está localizado no presente, entenderemos que somos capazes de mudar o passado ao transformar o presente.

Os fantasmas do passado que nos seguem no presente, também pertencem ao momento presente.

Observá-los em profundidade, reconhecer sua natureza e transformá-los, é transformar o passado.”

Thich Nhat Hanh

********

As palavras desse sábio monge trazem reflexões profundas para nós. O que achei mais interessante no que ele traz é o contraponto com o que todos nós estamos cansados de ouvir, de que não é possível mudar o passado, só podemos fazer alguma coisa no momento presente.

Quando se fala que não é possível mudar o passado, é claro que estamos falando sobre as nossas AÇÕES. É impossível que mudemos a forma que agimos no passado, porém, é possível mudar a forma que olhamos para como nós agimos, a partir de um olhar de maturidade. Sabemos que hoje temos mais sabedoria, mais experiências, mais conhecimentos, mais conexões com pessoas etc. Tudo isso nos ajuda a ver o nosso passado com um olhar de transformação!

Todos nós aprendemos muito mais com os nossos erros do que com nossos acertos. É um fato! Às vezes até brinco que isso faz parte da nossa constituição mais profunda. Parece que não conseguimos enxergar um caminho de aprendizado mais tranquilo. De uma forma ou de outra, a dor e o sofrimento sempre se fazem presentes!

Mas está tudo bem! O barato da vida é não ficarmos nos chicoteando porque aprendemos somente depois de muita dor e sofrimento. O mais importante é aprender e crescer nesse processo! O Thich Nhat Hanh fala sobre esse olhar em profundidade para nos levar a refletirmos que existiram grandes lições, grandes pérolas em cada uma das nossas vivências do passado, e que nos encaminharam exatamente para onde nós estamos nesse exato momento.

Por exemplo! Às vezes é depois de um imenso sofrimento vivido por uma separação que aprendemos a nos amar com mais plenitude e depois de um tempo encontramos outra pessoa para nos relacionar e que preenche muita mais aquilo que buscamos em um parceiro ou parceira!

Às vezes é depois de passar por grandes perrengues financeiros que passamos a ver o dinheiro e como utilizá-lo de uma forma mais consciente, evitando gastos com supérfluos ou com coisas que sejam autodestrutivas como drogas, ou comidas mega processadas etc.

Às vezes é depois de passar por grandes frustrações com certas amizades que passamos a valorizar muito mais os verdadeiros amigos, aqueles que estão e continuarão conosco pro que der e vier, e por aí vai…

Se olharmos com profundidade, vamos perceber o tesouro escondido em tudo que vivenciamos no passado e podemos assim transformá-lo dentro de nós, na nossa conciência!

Reflita com carinho nas palavras do Thich Nhat Hanh e se possível até salve essas palavras para ler de vez em quando. A releitura de palavras profundas nos ajuda a internalizar mais e melhor aquilo que está sendo transmitido!

Paz e luz…

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Existe uma forma de transformar o passado

  1. Paulo Luz

    Obrigado por enviar ________________________________

  2. “Quando nos ocupamos com o passado, ele se torna presente” (Allan Kardec)

Deixe um comentário