Como está o seu esforço para melhorar a si mesmo?

Por Isaias Costa

“Hoje, meu maior esforço está direcionado para lapidar meus movimentos, para que eles sejam mais e mais criação e profundidade, para que eu caia menos em erros antigos, como lembrar do coletivo e esquecer de cuidar do meu microcosmo mais íntimo, não dando atenção para as pessoas que tanto me amam.

Sinto que essa lapidação demanda essencialmente de uma coisa: atenção. Preciso seguir mais atento. Inundando-me com o que há de belo e feio, abrindo meus poros até que eles explodam como fogos de artifício e me provoquem movimentos que vão além do que acho que é o suficiente.

Como diria Brecht, as derrotas de quem está se esforçando por um mundo diferente só provam que ainda há poucos que se esforçam por inteiros nesse caminho. Quanto mais sensíveis ao mundo que nos rodeia e ocupa cada centímetro da nossa pele, mais ativos estaremos nessa realidade que, sim, precisa de mais gente porosa.

Se as coisas estão do jeito que estão, não é só por causa dos outros, mas por causa de mim também, que faço vista grossa a tantos absurdos, que considero normal o abominável. Se há tantos problemas e violência, não somos também cúmplices de tudo isso? Ou percebemos que a responsabilidade pelo que está aí não é só de partidos, bandidos e loucos, mas sim de cada um de nós, ou vamos todos morrer engasgados com nosso próprio umbigo.

O presente é tão grande, não nos afastemos.”

André Gravatá

*********

Estamos vivendo num mundo em constante transformação. Infelizmente, parece que a cada dia alguns extremos são ainda mais exacerbados. Tenho percebido que pessoas muito egoístas, depois de todo esse período difícil que passamos com a pandemia, grande parte delas se tornou ainda mais egoísta. Já pessoas que eram engajadas em causas sociais, em algo que promovesse o bem estar das pessoas, depois da pandemia estão fazendo isso ainda com mais vontade e determinação!

Achei incrível quando o André traz as palavras do Brecht. Concordo plenamente! Ainda tem poucas pessoas inteiramente comprometidas com o bem das pessoas próximas e da sociedade como um todo!

Como comentei à pouco! Tudo está em constante transformação, e eu faço parte de tudo isso. Nesse 2023 eu estou conectado com novos serviços e demandas que me consomem bastante tempo e energia. Esse é o principal motivo para estar publicando textos novos de forma bastante espaçada! Gostaria de escrever com mais frequência, mas está sendo humanamente impossível para mim por enquanto.

Tenho consciência de que através desses textos eu posso ajudar várias pessoas, mas fico tranquilo de saber que estou fazendo o mesmo por outros meios tão eficazes quanto! Esse tem sido o meu esforço.

Aí fica a pergunta do título: “Como está o seu esforço para melhorar a si mesmo?”. Essa é uma pergunta bastante exigente e que precisa ser respondida com sinceridade! A maioria de nós está fazendo bem menos do que é capaz de fazer. E aqui faço questão de me incluir também. Todos temos potenciais gigantescos e só usamos uma pequena fração deles!

Mas aí que está o poder do autoconhecimento. Quanto mais nos comprometemos com essa busca, mais esses potenciais podem ser despertados e desenvolvidos. Hoje sei que tenho bem mais recursos internos do que há 2 anos, 5 anos, 10 anos atrás. E esses recursos são resultado da minha busca pessoal e incessante.

Quero com esse breve texto e essas palavras contundentes do André Gravatá apenas trazer um pouquinho de incômodo! Hehehe. Às vezes lemos ou ouvimos algumas coisas que nos tocam de um jeito profundo e é bom quando isso acontece porque isso nos leva à ação. A pelo menos tentarmos implementar algo de novo na nossa vida! Desejo a você muita vontade e determinação pela busca do autoconhecimento e do autoaprimoramento constante…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário