Aprendendo a criar parábolas

Por Isaias Costa

Alguma vez você já se perguntou o porquê de, na maioria das vezes, Jesus falar às pessoas através de parábolas? Eu já me fiz essa pergunta muitas e muitas vezes. Hoje entendo um pouco melhor porque ele fazia isso. Ele fazia para atingir o máximo de pessoas possível e também para instigá-las a encontrar as respostas dentro delas mesmas. Sempre gosto de repetir a frase dita por Jesus Cristo, “o reino dos céus está dentro de vocês”. Essa é uma das frases mais profundas que um ser humano poderia dizer. É algo quase inimaginável. Essa postura de Jesus ajuda a explicar um pouco o fato de ele falar tanto por parábolas.

Outra coisa que faz o ato de contar parábolas ser tão profundo é que as pessoas que escutarem não vão ficar com a impressão de que aquilo que foi dito foi uma “afronta” a sua pessoa. Vou explicar melhor. Existem milhões de pessoas no mundo que se colocam como vítimas em tudo, são como álcool e inflamam com muita facilidade. E qualquer coisa que digam a seu respeito, elas já vão logo com sete facas na mão para se defender. Jesus sabia perfeitamente bem da existência desses indivíduos. Então ele contava parábolas para atingi-las, para fazê-las refletir profundamente sobre as suas vidas.

São tantas parábolas maravilhosas que ficarão para sempre, todas com profundos ensinamentos. Parábola do semeador, parábola da figueira, parábola dos talentos, parábola das moças e lamparinas, parábola do joio e do trigo, etc. Jesus era um brilhante contador de estórias. Sabia atingir o fundo do coração do ser humano, e fazê-lo navegar pelo mar de sua individualidade sem ser invasivo ou intransigente. Ele é um maravilhoso exemplo a ser seguido. Um homem que revolucionou o mundo com suas palavras e principalmente com seu testemunho de vida.

Que tal tomarmos como exemplo o mestre Jesus Cristo e desenvolvermos nossa criatividade para atingir as pessoas através de parábolas? Ajudar as pessoas a refletirem sobre suas vidas sem ser invasivo? Sermos referência de sabedoria para os amigos? É um grande desafio, eu sei. Mas tenho me proposto esse desafio e venho também colocá-lo a vocês. Vamos aprender a criar parábolas…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Aprendendo a criar parábolas

  1. Francisca

    Seria magnífico se existisse algum curso para nos ensinar a criar parábolas para as diversas situações da vida! Mas já procurei e não encontrei….

    • Muito bom o seu questionamento Francisca! Também adoraria se existisse esse curso! Mas sabe quem mais nos ensina a criar parábolas? A nossa própria vida! Existem diversas situações em nossa vida que nos levam a contar parábolas para as pessoas que nos são próximas! Vou explicar melhor. As parábolas servem para que encontremos a resposta dentro de nós mesmos e quando contamos algo que faz com que alguém reflita e tome uma decisão, ou aprenda algo bom e que faça crescer, estamos indiretamente contando parábolas! Percebe como é bonita essa análise e pensamento? Portanto, podemos aprender a criar parábolas a partir da nossa própria experiência de vida!
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s