É ruim ser ingênuo?

Por Isaias Costa

menina_com_uma_borboleta_no_nariz

Eu acho essa pergunta tão interessante, sabia? Talvez você se surpreenda com esse texto, pois ele traz uma perspectiva bem diferente da qual estamos acostumados.

Se eu fizer essa pergunta aqui no Brasil, creio que recebei um sonoro SIM de pelo menos uns 95% das pessoas!

Mas sabe o que eu digo a você? NÃO! NÃO É RUIM. Vou explicar!

Gosto de conhecer as raízes das palavras. Sabe o que significa “ingênuo”? Aquele que está de acordo com os genes. É a mesma raiz da palavra “Gêneses” da bíblia, ou “Genética” da Biologia!

Ou seja, significa princípio, início, criança, natureza primordial!

Bem bacana não é? As pessoas, de um modo geral, pensam que ser ingênuo é ser infantil, ser bobo, ou no modo mais popular ainda, “ser besta”.

Isso não tem nada, absolutamente nada a ver, com você ser ingênuo.

Ser ingênuo é você ter a coragem de ser você mesmo! Sem máscaras. Sem subterfúgios. Sem complexos de superioridade ou de inferioridade. Sem travas internas. Sem preconceitos ou julgamentos alheios, e por aí vai…

Será que é fácil ser ingênuo? Garanto a você que não! A gente paga um preço muito alto ao fazer essa escolha.

Realmente, como a nossa sociedade vive em um desequilíbrio sem medidas, muitos acham perigoso ser ingênuo. Eu não! Acho uma aventura! Faz a vida ter um gostinho especial! Rsrsrsrs

A ingenuidade está completamente atrelada ao AMOR. Lendo bastante sobre os grandes mestres, principalmente o mestre Jesus Cristo, consigo perceber que ele era ingênuo.

Eu tento, na medida do possível, me espelhar nele e na sua sabedoria. Essa é a grande questão. Para ser ingênuo de verdade, é preciso antes de tudo buscar o AMOR PRÓPRIO.

Quando você se ama, passa a ter o potencial para amar de forma plena as outras pessoas. Lembra a frase? “Amai ao próximo como a ti mesmo”?

Jesus queria falar sobre esse transbordamento em amor. Ele tinha um amor tão grande, tão imenso por ele mesmo, que ele espalhava esse encanto por onde andava. As pessoas olhavam para ele e se sentiam atraídas pela sua aura de paz.

Infelizmente, não foi isso que nós aprendemos sobre ele. As religiões ensinaram algo bem diferente. Elas vêm, em sua maioria, ensinando que devemos aprender com os sofrimentos, que eles são necessários, que o pecado se alastra e vem desde que nascemos, somos herdeiros do pecado de Adão…

Será que é isso mesmo? Quando leio as passagens bíblicas não vejo nada disso em Jesus. Quando leio sobre Buda, sobre Yogananda, o Eckhart Tolle, o Osho e muitos outros iluminados, nenhum deles, acredite! Nenhum fala sobre o sofrimento ser necessário.

Ele não é! Ele é uma criação nossa. Nós criamos os nossos sofrimentos e depois sempre tentamos encontrar culpados. Pode? Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho algumas palavras inspiradoras do místico Osho. Vale a pena dar uma lida…

Você cria seus próprios problemas

Esse é um ponto bem interessante. Ao contrário do que você pensa, quem é ingênuo não fica comprando sofrimento para si! Ficou chocado? É! Levei um tempo danado da minha vida para entender isso!

Aí que vem a sabedoria! A verdadeira ingenuidade nos faz sermos mais RECEPTIVOS. Nós passamos a observar mais as pessoas e a entrarmos nos seus mundos de uma maneira bastante sutil. Aí então, quando sentimos que a outra pessoa está de alguma forma invadindo a nossa individualidade, nessa hora dizemos! Espera! Não é por aí não! Vamos esclarecer as coisas?

Ser ingênuo requer um mergulho no autoconhecimento para você identificar bem quais são suas qualidades e defeitos, de forma a buscar melhorar as qualidades e se trabalhar quanto aos defeitos.

Jesus dizia: “Quem não se fizer como uma dessas criancinhas, não entrará no reino dos céus”.

Essas são palavras simbólicas. Ele não quis dizer para ser infantil, como muitos pensam, ele quis dizer ser INGÊNUO, que nas palavras mais bonitas que eu conheço, quer dizer o seguinte: VOCÊ ESTAR NA SUA ESSÊNCIA.

Agora você entende melhor porque as pessoas acham ruim ser ingênuo? Porque o número de pessoas que vive a partir da sua essência é mínimo. Nós temos várias crostas de medos, de traumas da infância, de condicionamentos, de crenças negativas adquiridas…

Enquanto não trabalharmos tudo isso dentro de nós, a ingenuidade se torna cada vez mais difícil ou até mesmo uma utopia!

Agora é engraçado que são poucas as pessoas que tem coragem de encararem a si mesmas para fazerem esse mergulho.

Eu vou lhe confortar, tá bem? Dá muito medo! Pode ter certeza. Às vezes fico com medo de mim mesmo ao olhar para as minhas sombras. Mas pense comigo! Se eu procuro jogar luz sobre as minhas sombras, nesse local sombreado passará pouco a pouco a existir luz, concorda?

Esse é o processo de iluminação! Que todos os mestres ensinam.

O caminho para ser ingênuo é o caminho da ILUMINAÇÃO. Eu quero seguir por ele! E você?

Sei que estou engatinhando nesse processo. Caio, levanto, caio de novo, levanto outra vez. Faço uma besteira aqui, outra ali, magoo alguém! Mas sei que tudo isso é para aprender, para me tornar alguém melhor.

Espero que tenha gostado dessas palavras e que você reflita com carinho sobre elas! Acredite! Ser ingênuo vai fazer de você um ser humano diferenciado nessa sociedade tão cheia de desequilíbrios…

 

17 Comentários

Arquivado em Uncategorized

17 Respostas para “É ruim ser ingênuo?

  1. Thaynara Moreira

    Ameiii ❤ 👏👏

  2. Linda

    Achei maravilhoso. Sempre fui taxada de ingênua.Eu, no meu íntimo ,
    sabia que não era um defeito, mas não tinha a explicação que tive hoje. Confesso que estou até orgulhosa de ser rotulada de ingênua. Parabéns pelo artigo.

  3. MARCOS ALEXANDRE MARGOTTI IZÉ

    Muito bom, parabéns

  4. aNDRE

    A questão não é ser ingênuo, a questão é nunca aprender com os erros ou falta de iniciativa…

  5. Angélica de Souza

    Muito esclarecedor seu texto, eu acho meu filho muito ingênuo, e por isso ele acaba sendo um diferencial na escola, mas com certeza ele crescendo vai saber lidar com esses tipos de situações. Mas vou estimular esse lado maravilhoso dele, tenho certeza que será um grande Homem de valor pra família e pra sociedade.

  6. Luiz Fernando

    Gostei do texto! Muito importante e gentil você compartilhar do conhecimento conosco.

  7. Ana Luiza Arcanjo Souza

    Que Coisa mais linda de se ler…
    Fui chamada de ingênua por uma criança de 12 anos que parece ter bem mais idade; por causa das ações dele. Mas infelizmente essa sociedade vem corrompendo os valores até mesmo daqueles que deveriam estarem em sua essência…

  8. Lucia ortiz

    Oi meu nome é Lucia, tenho 52 anos sou casada a 26, tenho duas filhas lindas uma com 25 e outra com 22. sofri muito com esse termo ” ingenuidade q ao longo de minha infância., adolescência até hj esse ” defeito” me persegue. Resumindo, sofro de t.a.g depressão acho q por conta disso. Vou ao psiquiatra, faço psicoterapia, o q é de suma importância. Sim até então tenho altos e baixos, meio difícil relacionamento com a família e a sociedade por eu ser quieta e recatada. Mas essas aplicações me tiraram um peso enorme de cima de mim. Saber q até Jesus Cristo era assim. Tenho fé q minha autoestima se elevará a partir de agora. Gratidão. Deus os abençoe.

    • Muito obrigado pelo teu depoimento Lucia. Esse foi um dos textos mais sinceros e autobiográficos que já escrevi até hoje, talvez seja por isso que ele tem atingido profundamente o coração de centenas de pessoas!
      Fé em Deus e siga firme o teu caminho de consciência e amor! E continue acompanhando o blog que vem muita coisa boa pela frente ainda!
      Beijo!

  9. Washington Rodrigues

    Bom dia.só algumas observações.esse texto parece ter sido escrito do ponto de vista de uma pessoa ingênua e que não quer encarar as desvanvagens de ser ingênuo.a ingenuidade só combina para a criança e isso pirque tem os pais para limitar o seu espaço e guardala dis males da vida

    • Washington Rodrigues

      eu sei que ser ingênuo não é uma opção e sim um jeito de ser e assim como qualquer outra pessoa o ingênuo precisa ser trabalhado,melhorado,adaptado para as realidades da vida

  10. Magali michela martinati

    Esse foi o primeiro artigo que li até agora que fala da ingenuidade de maneira positiva.Faz tempo que tento me livrar da ingenuidade,sem sucesso até o momento.A única coisa que consegui foi ficar muito confusa e perder a confiança em mim.Penso que não sou confiável para mim mesma pois acho que o fato de eu ser ingênua faz com que eu veja uma realidade que não existe.Eu sempre enxergo o melhor das pessoas, muitas vezes nem a pessoa em questão consegue ver .Não acho que seja uma vantagem.Acho injusto não poder ser o que sou mas estou cansada disso.

    • Muito obrigado pelo comentário Magali. Entendo suas questões, porém você precisa perceber através do autoconhecimento que não é injustiça não poder ser quem você é. Ser quem se é se trata da maior e mais bela aventura da vida! Continue lendo, ouvindo coisas boas, se conectando com pessoas cheias de luz, cultive hábitos saudáveis, entre outras pequenas coisas, que dessa forma você vai se sentir leve e tranquila em ser você mesma e vai se conectar de forma incrível com sua ingenuidade!
      Que você tenha um abençoado ano de 2021 querida! Grande abraço!

  11. Nulth Jorge

    Olá, adorei o seu texto e nele pude revêr e compreender melhor essa parte de mim.Sempre que tenho a oportunidade de conversar com pessoas amigas e conhecidas,trabalho,escola,familiares; oiço sempre as seguintes frases: “oh,tu ainda vives no mundo das maravilhas”, ” tu és tão ingénua”, ” essa tua maneira espiritual de ver as pessoas e o mundo vai te fazer sofrer muito” , Inclusive a minha irmã mais nova enxerga melhor as pessoas do que eu!
    Tenho 25 anos de idade nê, já tive alguém que a exceção de todos disse-me que “eu tenho uma maneira especial de ver o mundo” sempre pensei que em determinado momento da minha vida eu fosse mudar isso,com as experiências ruins, decepções e outras situações…
    No entanto, continuo igual, talvez pior(pela positiva ) rsrs, porque hoje tenho mais certeza que é com essa visão que eu vivo em paz,vivo de acordo com aquilo em que acredito e pode ter certeza que sou feliz assim; a tranquilidade, o êxtase , o sentimento de plenitude e a noção de que vejo o mundo da única e verdadeira maneira que me é possível ,de consciência tranquila é maior do que qualquer verdade disfarçada ou subterfúgio que outros precisam!

    • Que comentário mais lindo Nulth. São comentários como o seu que enchem de ânimo e gás pra continuar esse trabalho de levar amor e consciência através dos textos! Continue sempre a pessoa que você é, sem ficar se moldando de acordo com o que os outros ou o sistema pense que é o melhor pra você! Grande abraço!

Deixe um comentário