Nosso egoísmo e falta de amor se reflete no desprezo aos animais

Por Isaias Costa

Crime-de-Maus-Tratos-a-Animais-15

Conversando com uma amiga que mora na mesma cidade que eu (Fortaleza), ela estava me falando sobre a quantidade imensa de abandono, maus tratos e até mesmo assassinatos de cães e gatos por parte de algumas pessoas da cidade.

Fiquei bastante pensativo sobre essa realidade tão cruel que experienciamos todos os dias, mas não damos a menor importância.

Esse será um texto diferente, até o momento ainda não escrevi sobre isso. Esse texto é um convite sutil para que você aprenda a AMAR, e por consequência desse amor, aprenda a amar os animais e a ter por eles o respeito que merecem.

Inicio com um fato ocorrido em 2014 que me deixou extremamente triste. Um cachorro de rua foi envenenado por alguém nas proximidades da minha casa e em determinado momento fui para fora de casa e vi esse cachorro se contorcendo e babando muito, e também com os olhos revirados e sem vida.

Me bateu um desespero nessa hora: “Meus Deus! Ele está morrendo!…”.

Mas o pior não foi essa sensação, o pior foi o que veio em seguida. Um senhor que mora na mesma rua que eu se aproximou e me disse simplesmente: “É Isaias. Faz é tempo que esse cachorro está aí se contorcendo…”. E voltou pra dentro de casa.

Eu fiquei indignado ao ouvir palavras tão frias e cruéis como essas. Não disse nada para ele, mas fiquei pensando:

“Poxa! Ele sabia que o cachorro estava morrendo e não fez absolutamente nada? Que tipo de ser humano é esse?”

Então, corri pra dentro de casa e liguei para todos os números do Zoonose de Fortaleza, ninguém, absolutamente NINGUÉM em nenhum dos ramais me atendeu, o telefone tocava até parar.

Depois liguei para uma amiga que tem muito cuidado com animais de rua, mas para minha surpresa ela havia se mudado à pouco tempo e não poderia vir me ajudar.

Então tentei falar com alguém para levar o cachorro para alguma emergência para sobreviver, mas foi tarde demais. Quando voltei para a rua, ele já estava morto.

Não pude conter as lágrimas nessa hora. Voltei para casa e me senti mal o dia inteiro, não consegui nem me alimentar direito. Trabalhei com meus pensamentos totalmente perdidos e confusos.

Nunca esquecerei esse dia. Ele foi muito marcante para mim. Depois fiquei refletindo sobre o imenso EGOÍSMO do homem e seu DESCASO com os animais. Eles são seres divinos que estão no meio de nós para nos fazer mais felizes e gerar harmonia, trazer mais amor para os nossos dias, sem contar com a proteção, a companhia etc.

Nessa hora, lembro a você o princípio fundamental do Budismo, que sempre compartilho por aqui e conversando com meus amigos.

“Se você não pode fazer o bem a alguém, pelo menos não faça o mal…”

Essa sabedoria se aplica totalmente aos cuidados com os animais. Se você é alguém que não gosta de animais, pelo menos não faça mal a eles!

A pessoa que envenenou esse cachorro que morreu em frente a minha casa é alguém que nunca soube o que é esse sentimento, o AMOR. Quem ama é incapaz de envenenar um animal.

Ele simplesmente jogou o seu próprio veneno em um animal inocente e indefeso.

É isso que acontece o tempo todo em todos os lugares do planeta. As pessoas estão cheias de VENENO no coração. E sabe qual o nome desse maior veneno? EGOÍSMO.

São pessoas que chegam pra você dizendo: “Esse cachorro está à horas se contorcendo…”.

Eu fico preocupado com o caminhar da nossa sociedade. Como é que poderemos um dia ser uma sociedade feliz e harmoniosa, se com nossos animais não conseguimos ser amorosos?

É como todos os defensores de animais dizem e concordo absolutamente. Pessoas que maltratam animais não podem ser dignas de confiança, porque elas matam vidas, elas estão conscientemente (ou não!) destruindo o que há de mais puro e singelo, que são os animais…

Enfim! Para concluir. Faço esse apelo. Nunca se furte de agir quando você vir qualquer pessoa maltratando os animais. Isso é um CRIME e essas pessoas precisam ser punidas por isso.

Infelizmente, ainda não temos leis rígidas para quem maltrata e mata animais, mas se você que me lê agora busca ajudar na construção de um mundo melhor, primeiramente seja amoroso, cuide dos animais, e se posicione frente ao bem e à justiça sempre que vir alguém maltratar esses inocentes que abrilhantam a nossa vida.

Em resumo é isso. Cresça cada vez mais em AMOR, pois dessa forma, o amor e cuidado com os animais será apenas consequência desse amor que já existe no seu coração e se refletirá nas suas atitudes.

Paz e luz…

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Nosso egoísmo e falta de amor se reflete no desprezo aos animais

  1. Rosangela

    Fui às lágrimas, literalmente, imaginando a dor que o pobre e indefeso cachorro sentiu. Já vi muitos atos covardes com animais, mas, vivemos em um mundo que nos obriga, muitas vezes, a ficar calados. Há poderosos onde nem imaginamos…
    Obrigada pela mensagem.

Deixe uma resposta

