O lado positivo da inveja

Por Isaias Costa

envious-envious

Lendo as sábias palavras do místico oriental Osho, me veio uma inspiração para falar sobre um tema muito interessante e que talvez seja abordado por pouquíssimas pessoas, o lado positivo da inveja. Você sabia que existe algo de positivo nesse sentimento?

Mesmo que a vida inteira você tenha ouvido só condenações, hoje você vai ler uma perspectiva nova. Vamos?

*************

“A inveja é a comparação, e nós fomos ensinados a comparar, fomos condicionados a comparar, sempre comparar. Alguém tem uma casa melhor, tem um corpo melhor, tem mais dinheiro, tem uma personalidade mais carismática. Compare: compare-se com todos os outros e o resultado será uma grande inveja, pois ela é o subproduto do condicionamento da comparação. Por outro lado, a inveja desaparece se você abandona a comparação. Então, você simplesmente sabe que é você, que não é outro e que não há necessidade de ser.”

Osho

**************

A inveja tem uma relação direta com a comparação. Você se compara com outra pessoa quase sempre se menosprezando, e vendo a outra pessoa com um olhar extremamente projetivo e distorcido.

A palavra INVEJA tem origem no latim invidia, que significa “olhar torto”. Ou seja, quem sente inveja não está conseguindo enxergar a realidade dos fatos e das outras pessoas! E o que cura esse olhar? A não comparação! É você aprender a olhar para si mesmo como ÚNICO e com dons e qualidades ÚNICOS também.

Veja só! “A inveja desaparece se você abandona a comparação”Essa é uma grande verdade! E é nessa hora que venho lhe falar que existe sim um lado positivo na inveja exatamente porque a comparação não é de todo ruim.

Se você prestar bastante atenção, por que nós comparamos as coisas ou as pessoas? Porque nós queremos escolher algo que seja melhor ou queremos nos tornar melhores do que estamos naquele momento. Percebe como essa ideia é bacana?

Eu tenho consciência de que essa ideia de MELHOR ou PIOR vem do nosso EGO. Mas pense comigo! Como é possível que alguém se torne um iluminado sem ter passado por toda uma trajetória e tenha discernido uma série de coisas, aprendido outras tantas etc?

Enquanto não atingimos a sabedoria maior, a comparação se faz presente o tempo todo, não precisa ficar brigando com ela. Quanto mais a gente briga pior, porque ela se instala mais fortemente ainda dentro de nós!

Então esse é o segredo. Você olhar para si mesmo com carinho e amor, sabendo que é um ser único, com potencialidades únicas a serem desenvolvidas.

Aproveito esse texto para compartilhar um exemplo meu. Até esse momento tive receio de compartilhar isso porque não me sentia confortável. Pensava assim: “Como assim Isaias. Você vai escancarar pra todo mundo que você invejou alguém…”. Percebe como o ego é danado? Ele não larga do nosso pé! rsrsrsrs

Quando eu comecei o blog eu invejava demais um escritor que admiro muito, chamado Frederico Mattos (Fred Mattos), escritor do lindo blog “Sobre a vida”, porque ele escrevia textos muito bons diariamente. Eu pensava: “Caramba! Como é que esse cara consegue? De onde é que ele tira tantos insights, tantas ideias brilhantes?”. 

E ficava: “Caramba! Queria ser um pouquinho assim…”. 

Isso é inveja! Mas não foi completamente ruim, sabe por quê? Porque eu procurei DESPERTAR em mim esse lado mais CRIATIVO, assim como existe tão fortemente no Fred Mattos. Então, dentro de pouco tempo tirei de mim ilusões de que não seria um bom escritor, ou que não teria criatividade para escrever com frequência textos bacanas!

E foi o que aconteceu. Estou à mais de 4 anos escrevendo na internet e sempre me vem novas inspirações e textos interessantes!

Parei de me comparar não só com ele, mas com todos os escritores, porque eu sou único, eu tenho meu próprio jeito de escrever, minhas próprias ideias e experiências de vida que não se comparam com as de mais ninguém.

Portanto! que nesse dia você olhe para o sentimento de INVEJA com um pouco mais de carinho.

A Psicologia mesmo explica que quando sentimos inveja, estamos na realidade PROJETANDO nos outros alguma qualidade que já existe adormecida dentro de nós e só falta mesmo um “empurrãozinho” para ser colocada pra fora!

A inveja é um passo para você descobrir suas potencialidades e deixar de se comparar com os outros…

 

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O lado positivo da inveja

  1. Lindo texto. Coincidências a parte, eu acabei de ler o mesmo sobre Osho e assistir um vídeo do Fred Mattos sobre inveja antes de vir parar aqui. Obrigada pela honestidade e por esse texto tão genuíno.

Deixe um comentário